Melhores estações de esqui na Europa

Melhores estações de esqui na Europa

Share

Há quem fuja correndo das épocas de frio quando o assunto é viajar, mas você já parou para pensar que durante o inverno também dá para se divertir muito? Uma das práticas mais procuradas durante esse período, na Europa, é o esqui. Nesse post, vamos te mostrar as melhores estações para praticar o esporte e dar ótimas dicas sobre cada um dos lugares. Vem com o Cidadania Já!

                                                         (Estação de Val Thorens, França)

Val Thorens, França

Essa é a estação de maior área esquiável interligada do mundo, e fica na região de Les Trois Vallées, nos Alpes franceses. O resort fica a 2.300 metros de altitude – o mais alto da Europa – e por isso Val Thorens é a primeira de todas as estações de esqui a ter neve. Pelo fato de receber neve mais cedo, o período de abertura e funcionamento do local é maior do que os das demais, indo de 22 de novembro a 10 de maio. No mês de abril, quando outras estações já estão encerrando as atividades, Val Thorens costuma receber muitos atletas, por isso é um período em que o local costuma estar mais cheio.

Na majestosa cadeia de montanhas, as pistas se estendem por 600 quilômetros, dividindo-se entre vermelhas, pretas, verdes e azuis. Há telefones para socorro e mapas para localização. De alguns pontos, é possível até mesmo observar mais de cem picos franceses, suíços e italianos. Uma das vantagens dessa estação é o fato de haver neve já na porta dos hotéis. Isso facilita a vida – e o bolso – dos turistas, que não precisam pagar por transporte até o local de esquiar.

Para além da experiência de esquiar, o vilarejo de Val Thorens oferece outras atrações. A igreja local promove concertos gratuitos de jazz e música clássica, no centro existem várias lojinhas de materiais esportivos, há o restaurante La Folie Douce – muito recomendado – e a famosa casa noturna  Malaysia.

     (Escolha a sua preferida e monte um roteiro de viagem para aproveitar as férias no inverno europeu)

Gstaad, Suíça

Gstaad é uma das mais tradicionais estações de esqui na Europa, mesmo com um tamanho reduzido em relação à maioria. Ela se encontra nos Alpes Berneses – uma cadeia de montanhas na região ocidental dos Alpes Suíços – e possui 220 quilômetros de pistas para esquiar, além de aproximadamente 150 quilômetros de trilhas para a prática da modalidade cross-country.

Atualmente, a região de Gstaad é ligada ao charme e à elegância, mas o local não deixa de lado suas tradições. Ainda há a produção artesanal de queijos e trenós de madeira como antigamente. A região também oferece muitas outras atividades além do esqui, o que é muito interessante para os visitantes que querem se aventurar em outras experiências. Há passeio de trenó puxado por huskies siberianos, caminhadas na neve com snowshoe, patinação no gelo, curling, snowbike, voos de parapente e balão, entre outros.

A temporada de funcionamento da estação Gstaad é de dezembro a maio.

Baqueira-Beret, Espanha

Baqueira-Beret é ideal para os iniciantes em esqui e para quem está viajando em família. Próxima à cidade de Lérida, a estação é dividida em três grandes áreas de esqui: Baqueira, Beret e Bonaigua. Estas são compostas por 103 pistas largas e de inclinação moderada, sendo elas 6 verdes, 42 azuis, 39 vermelhas e 16 pretas.

Além das pistas de esqui, o local oferece outras atrações, como parque infantil, escola de esqui, jardim de neve, shoppings, cafeterias, restaurantes e casas noturnas. A abertura da estação ocorre na metade do mês de novembro e se estende até o início de abril, quando se encerra a temporada.

                                 (Confira as melhores estações de esqui, para todos os gostos)

Åre, Suécia

Os suecos estão entre os maiores amantes de esqui no mundo, tendo, o país, formado muitos campeões no esporte. A suécia possui mais de 200 regiões propícias para a prática do esqui, com muitas estações e pistas preparadas para receber os praticantes da modalidade. Uma das mais famosas é a Åre, considerada a melhor estação de esqui do mundo pela revista inglesa de viagens “Condé Nast Traveller”. Ela conta com 108 pistas e 46 teleféricos.

O interessante dessa estação é que, apesar de ser ótima para profissionais do esporte – com até mesmo saltos de helicóptero no topo da montanha –, ela também atende aos menos experientes com pistas mais tranquilas para esquiar. Além disso, outras atividades são oferecidas em Åre, como passeios de trenó e de teleférico, safári no snowmobile e uma tirolesa de tirar o fôlego.

A temporada de inverno em Åre vai de outubro a maio.

Agora que você já sabe os melhores points para esquiar na Europa, aproveite para tirar a dupla cidadania e garantir mais facilidade na hora de viajar para algum desses paraísos aí de cima. Já escolheu o seu? Conta para a gente!