Animal de estimação em Portugal – Tudo que você precisa saber

Animal de estimação em Portugal – Tudo que você precisa saber

Share

Quem tem um bichinho de estimação sabe que além de muito amor, os pets necessitam de atenção e alguns cuidados especiais. Hoje vamos falar um pouco mais sobre como funciona o mundo dos pets em Portugal.

Antes de tudo, caso você já seja dono de um pet e pretenda levá-lo para Portugal, saiba que existem alguns processos a serem feitos antes da viagem para que o animal seja transportado em segurança e respeitando a legislação no país.

Para saber mais o que fazer antes da viagem do seu pet, veja aqui.

CHEGADA EM PORTUGAL COM SEU PET

Depois de ter realizado todas as burocracias referente ao transporte do bichinho, ao chegar no aeroporto em Portugal você deverá passar com um veterinário para que o animal seja examinado e liberado.

Após essa etapa, quando você já tiver um endereço fixo, deverá procurar algum veterinário em sua cidade para fazer o cadastro do microchip e atualizar com dados de Portugal. O valor desse cadastro pode variar, não ultrapassando os 5 euros.

CADASTRO DO PET NA JUNTA DE FREGUESIA

A chamada junta de freguesia em Portugal, nada mais é que o bairro em que você está vivendo. Existem algumas divergências sobre esse cadastro, pois em outubro de 2020 foi decretada uma lei onde diz que não é mais necessário, de maneira que quando é inserido o microchip no animal, todas as informações já ficam registradas.

Por esse motivo, por precaução, é importante se informar na sua junta de freguesia sobre o assunto e ver se nessa cidade ainda está sendo necessário o cadastro.

MICROCHIP ANIMAL, O QUE É?

Caso você leve seu pet do Brasil, o processo do microchip deverá ser feito ainda em solo brasileiro, porém se você adotar ou comprar um bichinho em Portugal, deverá aplicar esse microchip.

Ele é obrigatório e serve para identificar animais que estejam perdidos e diminuir o abandono. Através de um pequeno leitor é possível identificar o código numérico associado ao animal e assim reconhecer o dono através dos dados que constam na base de dados.

Atualmente existem duas bases de dados de identificação de animais de estimação:

  • SICAFE – Sistema de Identificação de Canídeos e Felinos;
  • SIRA – Sistema de Identificação e Recuperação Animal.

O SICAFE é utilizado por Médicos Veterinários Municipais e o SIRA por Centros de Atendimento Médico-Veterinários, ambos geridos pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Como citado acima, foi aprovado em outubro o decreto de lei que cria o SIAC – Sistema de Informação de Animais de Companhia que visa manter todos os registros numa base de dados única, tornando a gestão de dados mais eficaz e não sendo necessário o cadastro na junta de freguesia.

É importante lembrar que o microchip não tem GPS. Caso o animal desapareça por qualquer motivo, não é possível localizá-lo. Assim, caso encontre um animal na rua, deve levá-lo ao Médico Veterinário ou ao Canil Municipal para que seja feita a identificação do animal e o contato com o dono.

PASSAPORTE EUROPEU

O passaporte europeu para animais de estimação é um documento que segue um modelo normalizado da UE e é essencial se você pretende fazer viagens com seu pet pela Europa. Nele contém uma descrição e os dados do animal, incluindo o código do microchip e o registo de vacinação contra a raiva, além dos dados de contacto do proprietário e do veterinário que emitiu o passaporte.

É possível obter o passaporte europeu para animais de estimação por qualquer veterinário autorizado. Ele é válido durante toda a vida, desde que o pet tenha a vacina contra a raiva atualizada.

Basicamente nesse documento o veterinário irá transcrever todas as vacinas e informações que existirem na carteira de vacinação brasileira (em Portugal é chamado de boletim).

PETS EM PORTUGAL

Segundo pesquisa realizada em julho de 2020, mais da metade dos lares portugueses (54%) possuem um animal de estimação, sendo aproximadamente 6,7 milhões de pets.

No total 33% são cães, 23% gatos, 12% peixes, 6% passarinhos e os outros 6% são animais como coelhos, tartarugas, hamsters, tarântulas, iguanas, cobras, dragões barbudos e lagartos.

Graças a essa grande aceitação, existem diversas leis e regras que beneficiam os bichinhos, fazendo com que seja possível acompanhar seus donos em praticamente todos os lugares. Por exemplo, o bichinho pode andar em qualquer tipo de transporte público sem problema algum, desde que esteja com coleira ou dentro de um contentor (jaula, gaiola, caixa) de focinheira e sempre com seus documentos em dia.

Existem também diversas praias que aceitam animais, desde que eles estejam de focinheira, em caso de raças perigosas.

Dica: Muitas das praias possuem placas na orla informando se aceitam ou não animais. Uma outra opção é acessar o edital da praia que pretende visitar (todos os editais possuem essas informações).

No caso de restaurantes, grande parte deles aceitam os pets nas esplanadas (parte de fora onde ficam as mesas e cadeiras).

LARES DE ADOÇÃO

Uma prática muito comum em Portugal é a adoção. Existem centenas de lares espalhados pelo país que acolhem animais de rua e abandonados, dando um lar temporário para o bichinho.

Muitas dessas instituições são sem fins lucrativos e sobrevivem com ajuda de doações e serviços prestados à comunidade. Normalmente adotar um animal nesses lares é gratuito, tendo apenas o custo da aplicação do chip (feito por um veterinário) e em alguns casos a castração.

É possível apadrinhar os bichinhos e fazer doações mensais de valores simbólicos, além de participar de programas como “passeio ao fim de semana”, onde você escolhe um dos bichos e o leva para passear, trazendo no final do dia (o difícil é querer devolver depois, né?).

Viu só, se você estava em dúvida sobre levar seu pet para Portugal, ou se já vive no país mas estava relutante com a ideia, não espere mais! Ter um amigo peludo é sem dúvidas uma lição de amor e cumplicidade.

Fale com nossa equipe e saiba como podemos te ajudar em toda questão de mudança para o país, junto com uma equipe direto de Portugal, podemos tornar sua experiência mais leve e descomplicada.