Cidadania italiana negada – Saiba os motivos

Share

A cidadania italiana é um direito que todo cidadão descendente de italiano possui através do princípio Iure Sanguinis (direito de sangue). Para que isso seja possível é necessário que o requerente apresente documentos que comprovem esse vínculo, como certidões de nascimentos, casamentos, divórcios e óbitos brasileiras e italianas, a CNN – Certidão Negativa de Naturalização, e uma série de outros documentos pertinentes para que não haja dúvidas em relação ao parentesco direto entre o italiano de origem e o requerente.

Porém, em alguns casos existe sim a possibilidade do reconhecimento da cidadania italiana ser negada, tanto em processos administrativos quanto processos judiciais. Isso ocorre por diversos fatores, e hoje vamos saber um pouco mais sobre eles.

PORQUE MINHA CIDADANIA FOI NEGADA?

Em grande parte dos casos, o fator principal de impedimento para o reconhecimento da cidadania italiana é a questão documental.

  • CNN – Certidão Negativa de Naturalização

Esse é um dos documentos mais importantes para o processo do reconhecimento, pois com ele é possível comprovar que o italiano não se naturalizou brasileiro antes de ter o filho, assim possibilitado a transmissão da cidadania. O que acontece é que em alguns casos por conta da diferença linguística entre Brasil e Itália, certos nomes podem ter sido alterados, e é de extrema importância que esse documento esteja com todas as informações atualizadas e corretas. Caso haja qualquer divergência nesse documento o Consulado ou a Comune certamente solicitará a emissão de uma nova CNN, atrasando mais o processo.

  • Cidadania via materna

Em 1912, existia uma lei italiana onde previa que apenas os homens poderiam conceder a nacionalidade italiana a seus descendentes. Além disso, mulheres italianas que se casassem com estrangeiros perderiam a sua nacionalidade, assumindo a do marido. Sendo assim, filhos dessas italianas e consequentemente seus descendentes não tinham o direito àda cidadania.

O direito passou a ser reconhecido somente após a promulgação da Constituição Republicana de 1948. Nestes casos é necessário solicitar a cidadania através do processo judicial na Itália.

  • Cidadania Italiana trentina

Os descendentes de italianos que viviam na região de Trento também tiveram o direito de solicitar sua cidadania, porém esse direito só era possível caso entrassem com o processo até dezembro de 2010. Infelizmente quem não teve a oportunidade de iniciar o processo até essa data, atualmente não há mais possibilidade de fazer o pedido. Saiba mais sobre o assunto aqui.

Esses são apenas alguns dos casos onde pode ocorrer o impedimento do reconhecimento da cidadania italiana. Por isso é importante antes de dar entrada no processo verificar toda a lista de documentos necessários, conferir as datas e os nomes em certidões e entender melhor sobre seu caso.

ASSESSORIA ESPECIALIZADA

Nós da Cidadania Já prestamos serviços de assessoria para brasileiros com sonho de conseguir sua dupla nacionalidade. Estamos presentes no mercado há mais de 5 anos e somos especialistas em casos de reconhecimento de cidadania italiana.

Se você tem alguma dúvida em relação ao procedimento de reconhecimento ou precisa de ajuda para encontrar os documentos do italiano ascendente, fale com a gente e saiba como podemos tornar sua experiência mais simples e descomplicada!