Cidadania italiana – Preciso saber falar italiano?

Share

Muitas pessoas têm essa dúvida referente à necessidade de conhecer o idioma italiano para conseguir o reconhecimento da cidadania. E a resposta é: depende, em certos tipos de processo não é necessário ter entendimento na língua, mas em outros sim.

Em determinadas situações é exigido o conhecimento a nível B1 da língua italiana, juntamente com certificado emitido pelos órgãos responsáveis para que seja possível dar seguimento no processo. Hoje vamos falar um pouco mais sobre o assunto e como funciona em cada caso.

CERTIFICADO B1 – O QUE É?

Antes de tudo é importante entender o que é o B1. É um documento atestado e reconhecido pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália de proficiência da língua italiana.

O B1 é o nível básico da competência e entendimento do idioma, ou seja, ele prevê a capacidade de manter conversas simples, sobre assuntos relacionados ao trabalho, escola e lazer. Também a competência de compreensão de mensagens de rádio e televisão, além de assuntos atuais e etc.

Os principais critérios levados para avaliação são: compreensão oral, interpretação de texto, análise de estruturas de comunicação, leitura e domínio de vocabulário.

Segundo os requisitos do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), o B1 deve ser atestado através de um certificado emitido por uma instituição de ensino público ou reconhecida pelos ministérios de Educação e de Relações Exteriores da Itália.

O QECR é dividido em seis níveis de referência A1, A2, B1, B2, C1 e C2, que servem para avaliar o nível linguístico do indivíduo.

ONDE TIRAR O B1?

É possível fazer a prova de proficiência em diversas escolas de idiomas, além de locais específicos em várias cidades brasileiras. Para saber qual a instituição oficial mais próxima de sua residência que aplica a prova, é válido acessar o site do Consulado Italiano que abrange sua região e verificar. Aqui temos o exemplo de informações disponíveis no site do Consulado Italiano do Rio de Janeiro.

QUANDO É NECESSÁRIO O B1?

Não são em todos os casos de reconhecimento de cidadania italiana que é preciso apresentar esse certificado. Apenas quando:

  • A obtenção da cidadania for através do matrimônio (naturalização)

Neste caso, o certificado deverá ser apresentado juntamente com toda documentação solicitada no início do processo.

Após viver em solo italiano a partir de 3 anos (verificar cada situação) o indivíduo pode solicitar o reconhecimento da cidadania. Um dos documentos exigidos para o processo também é o certificado B1.

Em geral, o conhecimento no nível B1 é necessário para aqueles que não apresentam em sua linhagem de sangue nenhum parentesco direto com italianos.

ASSESSORIA ESPECIALIZADA

Nós do Cidadania Já estamos presentes no mercado há mais de 5 anos e somos líderes no no segmento de assessoria para documentação de dupla nacionalidade. Se você precisa de ajuda para entender melhor sobre seu caso ou está com dificuldades para encontrar as documentações de seus familiares, fale com a gente e saiba como podemos te ajudar.

Possuímos uma equipe especializada diretamente da Itália, tornando a ponte entre os dois países mais rápida e simples. Não espere mais, realize seu sonho e se torne um cidadão europeu!