Como são as escolas em Portugal

Como são as escolas em Portugal

Share

Para quem está de mudança para Portugal, e pretende vir com crianças ou adolescentes, é de extrema importância saber como funcionam as escolas no país. Quais são os documentos necessários para a matrícula, e como funciona o ano letivo.

Primeiramente é preciso saber que existem escolas públicas e privadas. Ambas possuem um excelente índice de qualidade e proporcionam a alunos imigrantes uma adaptação segura e rápida.

O sistema educacional inicia-se com o Ensino Básico (equivalente ao Ensino Fundamental no Brasil), destinado a crianças entre 6 até 15 anos e conta com três ciclos:

  • 1º Ciclo – 1º ao 4º ano
  • 2º Ciclo – 5º e 6º ano
  • 3º Ciclo – 7º ao 9º ano

Após o término do ensino básico, o adolescente está apto para iniciar o Ensino Secundário (equivalente ao Ensino Médio no Brasil), que vai do 10º ao 12º ano.

Neste período o aluno deve optar por qual área de estudo quer seguir, levando em conta suas habilidades e possíveis opções relacionadas à futura graduação escolhida. São elas: tecnológico, artístico especializado, profissional e científico-humanístico.

Após terminar o ensino secundário o adolescente já pode iniciar sua graduação.

MATRÍCULAS

O período de matrícula escolar em Portugal vai de abril a junho, ou seja, se for possível, planeje sua chegada para esses meses e não tenha problemas com essa questão.

Mas caso sua mudança já esteja planejada e não será nesses meses específicos, não tem problema. Você pode ir até um agrupamento escolar (presente em todas as cidades) e ver a possibilidade de inserir seu filho na escola mais próxima de sua residência.

Para efetuar a matrícula será preciso os seguintes documentos:

  • Passaporte
  • NIF
  • Carteira de vacinação
  • PB4
  • Comprovante de residência de Portugal
  • 2 fotos 3×4
  • Histórico escolar apostilado
  • Ficha de matrícula preenchida (fornecida pela escola)

Uma outra informação pertinente sobre as escolas públicas, é que mesmo que sejam “gratuitas” os pais devem pagar pelo material escolar (livros) e pela alimentação das crianças. Esses valores variam com base no salário total da família, por isso não é possível definir um número fixo.

ANO LETIVO

O ano letivo é dividido em dois semestres, o primeiro vai de setembro a janeiro (com recesso no período de Natal e Ano Novo), e o segundo semestre de fevereiro a junho.

As férias escolares acontecem juntamente com o verão, sendo de final de junho até a metade do mês de setembro.

ADAPTAÇÃO

Portugal no contexto geral possui um bom sistema de ensino e consegue atender praticamente 100% da população portuguesa. Já para nós brasileiros, estudar em terras lusitanas pode ser mais fácil do que para outros imigrantes, devido a facilidade da língua.

Como pôde ver, seguindo os passos e respeitando os prazos estipulados, você não terá problemas em relação às escolas e seu filho será muito bem recebido.

Graças ao grande número de estrangeiros que chegam todos os anos no país, as instituições de ensino estão cada vez mais receptivas e preparadas para receber crianças e adolescentes de outras nacionalidades. Boa sorte!