Documentos para morar na Itália com Cidadania Italiana

Documentos para morar na Itália com Cidadania Italiana

Share

Cada ano que passa é nítido o aumento do número de brasileiros que desejam sair do Brasil e viver na europa. Segundo dados fornecidos pelo Eurostat, atualmente aproximadamente 107 mil brasileiros vivem em solo italiano, seja com algum tipo de visto de residência, ou com a dupla cidadania.

Ao adquirir a Cidadania Italiana, inúmeras vantagens são concedidas ao indivíduo, como possibilidade de estudar em qualquer país da europa (não apenas a Itália), trabalhar ou morar no bloco europeu sem restrições, além da facilidade de circulação entre os demais países e muito mais!

Vamos imaginar que você já conseguiu sua dupla cidadania, decidiu viver na Itália e quer descobrir tudo que o país da bota tem para oferecer… Provar as delícias da gastronomia italiana, conhecer Roma, o magnífico Coliseu e viajar pelas gôndolas em Veneza…

Mas e aí, você sabe quais são os documentos necessários para regularizar sua situação por lá? Hoje vamos te apresentar quais são eles e como consegui-los.

1- Passaporte italiano

Possuir o passaporte italiano em mãos é um dos requisitos mais importantes para evitar burocracias indesejadas. Como você já possuirá a dupla cidadania, o passaporte que deverá utilizar para viagens dentro do bloco europeu passará a ser apenas o italiano.

Saiba como solicitar o passaporte aqui.

2 – Registro como residente

Ao fixar residência em solo italiano, é necessário se inscrever como residente em sua cidade. Para isso deverá ir até a comune e solicitar sua inscrição na lista de cidadãos residentes.

IMPORTANTE: Indivíduos que possuam a dupla Cidadania Italiana, terão de alterar sua residência da AIRE, com essa alteração você passa necessariamente a “pertencer” a outro órgão público caso precise resolver burocracias, e não mais o Consulado Italiano no Brasil.

3- Codice Fiscale

Equivalente ao CPF brasileiro, o codice fiscale será necessário em diversos momentos, como abrir uma conta bancária, solicitar o ticket sanitário, conseguir trabalho ou alugar um imóvel.

É possível solicitá-lo ainda no Brasil, diretamente no Consulado Italiano responsável pela sua região, ou na Itália na Agenzia delle Entrate, equivalente à Receita Federal no Brasil e apresentar um passaporte válido e o formulário de requerimento.

4- Ticket Sanitário

A Tessera Sanitaria ou Ticket Sanitário é o cartão que serve para utilizar o serviço de saúde italiano. A solicitação é gratuita e deve ser feita na sede local do SSN (servizio sanitario nazionale) mais próximo de sua residência.

Documentos necessários:

  • Passaporte italiano ou identidade italiana
  • Codice Fiscale
  • Contrato de aluguel
  • Comprovante de residência (inscrito na comune)

Esses são os principais documentos necessários quando decidir viver na Itália! Pode parecer muita coisa, mas após a emissão deles você estará regularizado e sem qualquer impedimento legal.

Nós do Cidadania Já podemos te ajudar a realizar esse sonho e te auxiliar na obtenção da dupla cidadania. Não espere mais!