Morar na Itália é caro? Saiba mais sobre o custo de vida no país

Share

Itália, conhecida mundialmente como país da bota… Mas você sabe porque leva esse apelido? Se pegar um mapa e olhar o formato do país, perceberá que realmente existe o desenho de uma bota.

Além de seu formato icônico, a Itália possui uma das gastronomias mais irreverentes e saborosas do mundo todo! Desde pratos típicos como lasanhas, pizzas, pastas, almôndegas… Até os incríveis doces, cannoli, tiramisu, panacotta e muitos outros fazem com que a região seja destaque no quesito sabor.

Viver no país ultimamente tem se tornado desejo de muitos brasileiros que querem iniciar a vida na Europa, consequentemente assim ter mais oportunidades de trabalho, maior segurança e qualidade de vida melhor.

O principal fator antes de decidir se vale a pena ou não tomar a decisão de morar fora é saber mais sobre o custo de vida do local escolhido. Hoje vamos falar um pouco sobre os valores da Itália, quais são os principais gastos de moradia, alimentação e transporte.

MORADIA

Como em qualquer lugar no mundo, os valores que você irá pagar de aluguel dependerá muito da região em que deseja morar, o tamanho do imóvel e a localidade. De modo geral, os custos relacionados à habitação na Itália não são tão baixos como Portugal, porém não altos como Inglaterra, ou seja, o país se encontra em uma média.

O primeiro ponto importante é saber como são as denominações dos imóveis, o monocale é basicamente um espaço com apenas banheiro e quarto/cozinha juntos (como um kitnet). O bilocale seria um apartamento com dois quartos, trilocale três quartos e assim por diante.

Na Itália a sala, cozinha e banheiro são considerados como “acessórios”, por isso é importante sempre prestar atenção no anúncio e verificar se o espaço possui ou não cozinha separada, se há sala, e esses tipos de informações.

Outro fator importante é saber onde procurar… Como já é de costume na Europa, alugar apartamentos de longa duração pela internet é também um hábito dos italianos, então deixo aqui algumas das principais plataformas de aluguel no país.

Além dessas opções você também pode alugar o imóvel de forma particular, onde conversa direto com o proprietário e faz o contrato diretamente com ele. A única questão nesse tipo de relação é que grande parte dos donos não “confiam” muito em contratos feitos dessa maneira (informal), sendo assim é um pouco difícil, mas não impossível.

Os valores dos imóveis variam MUITO em relação a cidade deseja! Roma e Milão são as duas regiões mais caras do país, sendo possível encontrar apartamentos monocale (kitnet) por no mínimo 600 euros/mês, já em cidades mais ao interior, você encontra imóveis por até 400 euros/mês, também um monocale.

Normalmente quando aluga um imóvel, o valor do aluguel não inclui as contas de água, luz, gás e internet. As contas são calculadas de maneira bimestral (dois meses), com exceção da internet.

MÉDIA PARA UM CASAL: água 50 euros, energia 90 euros, gás 200 euros (cálculo feito no inverno, onde o gasto de gás é mais alto), internet 30 euros e taxa de lixo, normalmente cobrada anualmente, em média 50 euros.

* Lembrando que os valores das contas básicas podem variar muito em relação ao consumo pessoal de cada família.

ALIMENTAÇÃO

Se você for uma pessoa carnívora, que come carne em todas as refeições, ai vai uma notícia ruim: O preço do kg da carne vermelha não sai por menos de 15 euros! O preço do frango e porco são um pouco mais baixos, porém ainda sim são os itens mais caro da lista do mercado.

Frutas, legumes, itens básicos como grãos, massas, itens de higiene pessoal, vinhos e bebidas em geral são bem acessíveis e se converter verá que proporcionalmente são bem mais baratos que no Brasil.

Em média, um casal gasta de 200 a 250 euros/mês em compras de mercado.

TRANSPORTE

O preço médio para andar de ônibus dentro da cidade é de 1,50 euros a passagem. Já para ônibus intermunicipais onde você transita por mais de duas cidades o valor passa para 3,00 euros,neste mesmo caso (ir de uma cidade a outra) é mais barato utilizar o trem, por 2,00 euros.

Para pessoas que usam transporte público todos os dias é possível adquirir bilhetes mensais, onde você pode andar durante o mês todo e tem um bom desconto no valor final, em média 30 euros.

Muita gente também opta por usar bicicleta, já que dependendo de onde você vive as distâncias não são tão grandes.

Se optar por carro, os valores médios são: gasolina 1,44 euros, diesel 1,32 euros e GLP 0,608 euros.
* valores em 13/01/2021

Depois de saber sobre os valores da Itália, ficou com vontade de morar no país? Muitos brasileiros que já vivem lá dizem que o custo de vida não é alto comparado ao custo do Brasil, já que o salário também é proporcional.

Saiba mais sobre a Itália.

Nós do Cidadania Já podemos te ajudar a descobrir se você tem direito ou não de possuir a cidadania italiana, e assim poder morar no país sem restrição alguma! Ficou curioso? Fale com nossa equipe e descubra mais!