Saiba qual é o melhor bairro para morar em Porto

Share

Porto é a segunda maior cidade de Portugal e é conhecida, principalmente, por suas atrações turísticas. A cidade recebe muitos visitantes ao longo do ano, mas há também quem decida ficar por lá. Caso você esteja planejando morar nas terras lusitanas, trouxemos algumas dicas sobre qual é o melhor lugar para morar em Porto.

Com cerca de 250 mil habitantes, foi fundada em 1.123 como município e, em 2013, passou por uma reorganização administrativa que distribuiu seus bairros em sete freguesias. Dentro delas, você encontrará bairros mais elitizados e também mais simples, onde o governo municipal constrói habitações populares para pessoas de baixa renda.

As freguesias são:

  • Aldoar, Foz Douro e Nevogilde;
  • Bonfim;
  • Campanhã;
  • Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória;
  • Lordelo do Ouro e Massarelos;
  • Paranhos;
  • Ramalde.

Dentre as sete, Foz Douro possui bastante destaque, sendo considerada uma das melhores para se viver em Portugal, portanto, é sobre ela que vamos falar.

Muitos brasileiros decidem mudar-se para Portugal, principalmente por conta da facilidade com seu idioma. Porto é um dos destinos preferidos de quem toma essa decisão. Foto: Wikipédia

Por que Foz Douro?

No geral, Porto é uma cidade atrativa por ser bastante segura e desenvolvida, tendo, por exemplo, aeroporto com voos para toda Europa e todo o mundo, uma vida noturna agitada e um dos maiores portos de seu país, o que a faz também ser uma das regiões mais industrializadas de Portugal.

A região de Foz Douro é indicada para moradia por ser bastante privilegiada. Ela fica próxima a rios, mares e praias, é muito bonita e tranquila. A infraestrutura da cidade também é bem desenvolvida, possuindo boas linhas de ônibus, escolas, universidades e hospitais. É claro que todas essas comodidades acabam refletidas nos valores para se viver na região. Entretanto, pode-se considerar que eles valem a pena e, por isso, Foz Douro é um dos melhores bairros para morar em Portugal.

O único ponto ainda pouco desenvolvido na região é a malha metroviária. Para chegar a uma estação de metrô, é necessário tomar um ônibus ou algum outro tipo de veículo antes. É uma desvantagem pequena em relação às demais coisas oferecidas, que você pode conferir abaixo.

Próximo a praias e a rios, Foz Douro é conhecido como um dos melhores bairros para morar em Porto. Foto: European Best Destinations

Educação

Foz Douro conta com duas das quatro escolas internacionais localizadas em Porto. A primeira é a Oporto British School, fundada em 1894 e considerada a mais antiga escola britânica da Europa Ocidental. Oferece ensino internacional para jovens que tenham de 3 a 18 anos. Sua importância é tanta, que é creditada pelo COBIS – Conselho Britânico de Escolas Internacionais.

Outra opção é a Lycée Français Internacional do Porto, uma escola francesa fundada em 1963 que oferece ensino desde a pré-escola até o ensino médio. Seu diploma é reconhecido em todo o mundo, já que faz parte do AEFE – Agência de Ensino do Francês no Exterior. Na escola, são promovidos o ensino intensivo da língua francesa e programas do próprio governo francês.

Há, ainda, colégios públicos, como a Escola Francisco Torrinha, a Escola Secundária de Garcia de Orta e outras que são consideradas referências de ensino na região.

A cidade conta também com boas instituições de ensino superior, como a Universidade Sénior da Foz e a Universidade Católica Portuguesa, sendo que esta foi fundada em 1967 e possui sede em Lisboa, tendo seu ensino reconhecido em todo o país e em outros lugares do mundo.

O setor da educação em Porto oferece diferentes opções de colégios e universidades, muitos estrangeiros buscam o ensino portenho para suas graduações. Foto: Estudar Fora

Transporte

Como citado anteriormente, a única desvantagem no transporte público da região é a ausência de metrô, mas isso não faz com que Foz Douro deixe de ser o melhor bairro para morar em Porto, já que ele possui outras boas alternativas para suprir essa ausência.

Caso você queira usar o transporte público da cidade, saiba que na região estão disponíveis apenas ônibus STCP ou autocarros, como são chamados em Portugal. Algumas de suas linhas funcionam por 24h e todos os ônibus são indicados por nomes e números, sendo bastante comum que haja folhetos nos pontos mostrando quais passam por ali, qual caminho fazem e quais são seus horários de serviço. O valor da passagem é de 1,95 €.

Em outros bairros da cidade, você encontrará também a opção de andar nos tradicionais bondinhos elétricos portugueses, metrô e até mesmo trens, os chamados comboios, que chegam a outras cidades os arredores de Porto.

Para utilizar esses serviços, você pode obter o Andante, um cartão reutilizável para pagamento de transportes públicos integrados. Ele custa por volta de 0,60 € e pode ser recarregado em máquinas dispostas nas estações, bem como bilheterias e em postos da STCP. Para utilizar serviços de bate-volta oferecidos pelos trens, você precisará do cartão Siga, que custa o mesmo que o Andante e deve ser recarregado com o valor do trajeto pretendido.

É claro que além de todas essas opções você pode também utilizar carros, sejam eles próprios ou de serviços como táxi e Uber. O único ponto negativo em relação a esse meio é o trânsito de Porto, que, como em qualquer outra grande cidade, pode ser estressante e muito cheio, principalmente em horários de pico.

Saúde

O sistema de saúde de Porto é considerado o 12° melhor sistema de saúde do mundo e 9° da Europa. Três dos seis melhores hospitais de Portugal estão na cidade. Além disso, há diversos centros de saúde espalhados, sendo mais de 4 mil privados e cerca de 300 públicos.

A região de Foz conta com o maior hospital privado da região norte do país, o Hospital CUF Porto, que possui tecnologia extremamente avançada e médicos de diferentes especialidades. São duas unidades, uma na região de Foz e outra em Senhora da Hora.

Se você quer apenas visitar a cidade, lembre que é necessário ter seguro-saúde. Essa regra é válida para estrangeiros que desejem entrar em qualquer país da União Europeia.

Cultura

Um dos elementos que valorizam a região de Foz Douro é sua riqueza cultural. O local abriga o Museu de Serralves, considerado o mais importante de Portugal. Ele foi inaugurado em 1991 e conta, atualmente, com um acervo de mais de 4.300 peças, vindas de coleções privadas e públicas. O Farol de Felgueiras também é um ponto turístico de Foz e vale a visita, que oferece uma vista incrível e única.

Em 2015, as freguesias de Aldoar, Nevogilde e Foz uniram-se e iniciaram o Foz’Arte, um programa cultural feito em parceria com o Rotary Club Porto e promove uma série de eventos ao longo de duas semanas no Forte de São João. A programação é dividida entre peças de teatro, exposições, conferências, musicais, debates e até mesmo um festival internacional de curta metragens.

Todos esses eventos privilegiam principalmente artistas locais, dando espaço para que eles mostrem seu trabalho. O festival tem início, normalmente, em meados de maio, acabando no mesmo mês ou indo até junho.

O Parque de Serralves envolve o Museu de Arte Contemporânea e é um ótimo lugar para ser visitado em tardes de verão. Foto: Wikipédia

Lazer

O principal atrativo que torna Foz Douro um dos melhores bairros para morar em Porto, sem dúvida, são suas praias, mas o bairro e a cidade inteira contam com parques e espaços para caminhadas. O bairro Boavista, por exemplo, possui o Parque Jardim da Fundação de Serralves, o Jardim do Passeio Alegre e o Parque da Cidade, sendo este o maior parque urbano do país, com 83 hectares que chegam até o Oceano Atlântico.

Essas atrações ficam mais interessantes durante o verão, quando as temperaturas podem atingir até 40°C, porém isso ocorre apenas nos meses de julho e agosto. No restante do ano, as temperaturas caem e ficam entre 5°C e 14°C, principalmente durante o inverno.

Aproveite a proximidade do bairro a rios e tire uma tarde para andar pela margem do rio, apenas observando a incrível vista que o local oferece. Você pode fazer esse passeio a pé ou de bicicleta, já que o local dispõe de calçadões com bom espaço para essa atividade.

O Farol de Felgueiras é considerado uma das vistas mais bonitas de Foz Douro, além de ser um de seus principais pontos turísticos. Foto: Olhares Fotografia

O que posso fazer em outros lugares de Porto?

Conhecida como cidade turística, os demais bairros de Porto oferecem diferentes atrações, que vão desde pontos históricos até centros comerciais. Comece pela Avenida dos Aliados, no centro da cidade. É considerada uma das mais belas avenidas de toda a Europa, sendo sede, por exemplo, da Câmara Municipal. Próxima a ela, está a Estação São Bento, uma construção do século XIX conhecida por sua história e beleza.

Se seu foco é fazer compras, visite o Mercado do Bolhão, construído em 1914, um dos locais mais tradicionais da cidade, que oferece produtos frescos e uma boa variedade de pequenos restaurantes. Saindo dele, você encontrará a Rua de Santa Catarina, uma concentração de lojas comerciais que vão desde as mais tradicionais às mais modernas. Ao longo da rua, você encontrará vários artistas de ruas oferecendo seus espetáculos.

Os trens de Porto a conectam à demais cidades próximas. Eles podem ser pagos com um cartão recarregável. Foto: Descubra Lisboa

Agora que você já sabe qual é o melhor bairro para morar em Porto, conheça o trabalho da Cidadania Já. A empresa começou em 2016 e hoje é uma das principais referências em cidadania portuguesa no Brasil, trabalhando em mais de 300 cidades lusitanas.

Com ela, é possível obter a documentação de sua cidadania, ou a de seus filhos, netos e cônjuges. Caso seu interesse seja apenas visitar o país ou passar pouco tempo lá, a estudo ou a trabalho, também podemos ajudar, cuidando do processo de emissão e de toda a documentação de seu visto. Começar uma vida em outro país pode ser mais simples do que parece, não deixe de entrar em contato para conhecer nossos serviços.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre Foz Douro? Conte-nos o que achou nos comentários e continue acompanhando nosso blog para mais textos como este. Não esqueça de compartilhá-lo com seus amigos! Até mais!