Tradições de Halloween na Europa

Share

Bu! As bruxas estão soltas! E não é só nos Estados Unidos, meu amigo. Elas se espalharam por todo o globo: muitas foram para a Europa, o continente mais desejado pelos brasileiros. Há quem diga, aliás, que essas bruxas voltaram para lá, uma vez que a festa relacionada ao Halloween, diz a lenda, veio de uma tradição celta na Irlanda. E apesar de a galera europeia ser mais discreta em relação a muitas coisas, quando se trata do Dia das Bruxas a coisa muda de figura: decorações impecáveis, fantasias assustadoras e doces mais do que tenebrosos se espalham pelos países. Achamos o assunto tão interessante que até decidimos listar para você, caro leitor, as tradições mais legais da data por lá. Ficou curioso? Então vem com a gente!

Susto 1 – Alemanha

Os alemães, conhecidos por serem uma frieza só, mostram que são muito mais calorosos do que se imagina – pelo menos durante o Halloween. Assim como nos Estados Unidos, por lá as crianças param de porta em porta pedindo doces. E preste atenção: se você não separar algumas guloseimas para elas, você será considerado mal-educado.

Mas a parte curiosa do Dia das Bruxas da Alemanha não está aí: está no fato de que por lá também existe uma comemoração semelhante em abril, o chamado Walpurgisnacht (não me peçam para pronunciar). Nessa festinha, especificamente, a comemoração é uma festividade a respeito do encontro entre bruxinhas e feiticeiros, que, diz a lenda, se encontravam nessa época para apostar corrida até o ponto mais alto das montanhas Harz! Criativo, não acham?

Imagina apostar corrida em uma vassoura?

Susto 2 – Inglaterra

Que os ingleses têm um pequeno ódio dos norte-americanos, todo mundo sabe. O que ninguém sabe, no entanto, é que a implicância é tamanha que os mais tradicionais preferem comemorar a data no dia 5 de novembro, em uma espécie de protesto das tradições fervorosamente católicas – o que não impede que parte do povo continue comemorando no dia 31, para horror dos mais tradicionais. Aliás, muitas pesquisas apontam que o Halloween é uma espécie de “tradição importada indesejável” para pelo menos 45% das pessoas – pesado.

Ademais, a festa em si costuma ser bastante movimentada. Devido ao clima da época, ingleses costumam acender fogueiras e até soltar fogos de artifício, além de organizarem desfiles grandiosos. Uma loucura, não é?

Resultado de imagem para fogueira gif
Se é pra queimar, a gente queima.

Susto 3 – Portugal

Na terrinha dos nossos “papais” a coisa não é tão forte quanto no restante da Europa – possivelmente, nos países de origem anglo-saxã a coisa seja mais forte porque nasceu por lá (como na Irlanda, Alemanha, entre outros). Ainda assim, os portugueses comemoram a data – do jeito deles, mas comemoram. De um modo geral, as crianças saem para “aprontar” da mesma maneira que aprontam em qualquer lugar do globo: criança é sempre criança. Algumas lojas passam por decoração especial e fantasias são vendidas.

Comemorações meramente especiais são vistas na região de Montalegre, que costuma montar apresentações na época para assustar – e atrair – visitantes. Eles costumam fazer isso em qualquer sexta-feira 13, também. Da mesma maneira pouco convencional, na mesma região os jovens muitas vezes sobem as montanhas para gritar – e espantar espíritos. Achamos fofo.

Oi, amiguinhos. É aqui o Halloween?

Susto 4 – Espanha

Por lá a coisa se assemelha ao Brasil: não comemoram com fervor e deixam para celebrar os mortos no dia 2 de novembro, quando costumam visitar os túmulos dos entes queridos e levar flores. Diferentemente do Brasil, no entanto, as crianças adoram a data e levam a sério a coisa dos doces. Tão a sério que tem uma galera que se irrita com elas – e até trancam as portas e colocam bilhetes para que ninguém os perturbe.

Em relação a comida, porém, a coisa muda de figura. Nessa época do ano os espanhóis também costumam celebrar a Castanhada, momento em que colhem não só abóboras como principalmente castanhas. Com isso, eles preparam os “panellets”, a base de amêndoas e batata doce, além dos “huesos de santo”, comida a base de marzipan.

Resultado de imagem para children halloween gif
“Vai embora, vai, meu bem”

Susto 5 – Irlanda

Os ruivinhos são, de longe, o povo que mais se anima para a data do Halloween, vindo atrás apenas dos norte-americanos. Possivelmente isso se deve ao fato de que a festividade provavelmente nasceu por lá. Além das fogueiras, aparentemente bastante comuns pela Europa toda nessa época do ano*, os irlandeses também são adeptos da chamada caça ao tesouro e aos jogos de sorte – especialmente os de cartas nessa época. Desafios que mais parecem convites para o susto.

*Afinal, vocês já viram o quanto faz frio por lá?

Não menos estranho, na Irlanda o povo costuma ter uma tendência para lá de supersticiosa, o que os faz preparar um bolo chamado barnbrack (também não me peçam para pronunciar). Aquele que comer um pedaço e achar um anel, possivelmente se casará em breve – pessoalmente, para mim isso só soa como uma forma de pedir o amor em casamento, não como uma superstição, mas quem sou eu diante de um povo tão fervoroso, não é mesmo?

Tudo bom?

E você? Ficou curioso com todas essas tradições malucas do mundo afora? Se sim, imagine o quão divertido deve ser passar essa data por lá, no meio dessa loucura! É exatamente por isso que a gente quer ajudar você a realizar seu maior sonho: venha entender como tirar o passaporte europeu! Experimente o mundo, viaje por todos os lugares que você sempre quis – permita-se morar no verdadeiro paraíso.

Corre! Por aqui a sua Cidadania é pra Já!