17 Patrimônios da UNESCO em Portugal

17 Patrimônios da UNESCO em Portugal

Share

Portugal é um país muito rico quando o quesito são belezas naturais e sua grandiosa cultura, que sem dúvidas é uma das mais influentes do mundo! Atualmente a terrinha conta com 17 locais inscritos na lista da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação a Cultura e a Ciência), entre eles 16 são culturais e 1 natural.

Esses Patrimônios da Humanidade estão espalhados entre o continente e os arquipélagos dos Açores e da Madeira, além de um outro localizado na fronteira entre Espanha e Portugal, partilhado entre os dois país. De modo geral, todos eles trazem um grande valor cultural e contam um pouco sobre a história do país. Vamos saber um pouco mais sobre cada um deles?

1- Centro Histórico de Angra do Heroísmo

Angra do Heroísmo é uma cidade localizada na Ilha Terceira, nos Açores. Em 1983 foi classificada como Património Cultural da Humanidade graças a sua arquitetura singular e multicultural. O porto localizado na cidade era obrigatório para aqueles que atravessavam o oceano atlântico na época das navegações. Mesmo depois de ter sido abalada por um terremoto em 1980, a cidade conserva inúmeros monumentos importantes da cultura portuguesa.

Angra do Heroísmo

2- Mosteiros dos Jerónimos e Torre de Belém

Construídas no século XVI, sob o reinado de D. Manuel, ambas foram classificadas como Património Cultural da Humanidade em 1983. O Mosteiro dos Jerónimos, construído em memória do rei Infante D. Henrique, conserva ainda hoje grande parte das magníficas dependências conventuais que contribuíram para a sua fama internacional, incluindo o Claustro quinhentista, o antigo Refeitório dos frades e a sala da livraria. Já a Torre de Belém, construída para defesa da cidade, tornou-se posteriormente o local de onde partiram as naus dos Descobrimentos e hoje é considerado um dos mais famosos ponto turísticos de Portugal.

Torre de Belém

3- Mosteiro da Batalha

O monumento foi construído por ordens do rei D. João I como agradecimento pela vitória dos portugueses sobre os espanhóis na batalha de Aljubarrota em 1385. É um excelente exemplo da evolução da arquitectura medieval em Portugal, combinando traços de estilo gótico e manuelino. Entrou na lista da UNESCO no ano de 1983.

Mosteiro da Batalha

4- Convento de Cristo

Localizado em Tomar, região centro de Portugal, o monumento foi construído ao longo de vários, o que reflete artisticamente na história de Portugal com influências da arte romântica, da simbologia templária, dos estilos gótico e manuelino, da arte do renascimento, ao maneirismo e por fim, do barroco. Se tornou Patrimônio Cultural da Humanidade em 1983.

Convento do Cristo

5- Centro Histórico de Évora

Évora foi residência dos reis de Portugal no século XV, fator esse que trouxe grande importância para a região. Com origem na época romana, a cidade conserva até os dias de hoje detalhes que remetem ao passado, como as lindas casas pintadas de branco, as decorações de interior cheia de azulejos e muitos mais detalhes que te remetem a centenas de anos atrás. Os monumentos presentes na cidade tiveram grande influência na arquitetura portuguesa no Brasil. O centro histórico de Évora se tornou Património Cultural da Humanidade em 1986.

Centro Histórico Évora

6- Mosteiro de Alcobaça

Foi consagrada pela UNESCO em 1989 e atualmente é considerada como uma das abadias mais importantes da Europa. O Mosteiro de Alcobaça foi fundado no século XII por ordem do rei D. Afonso Henriques como doação para Bernardo de Claraval. A beleza da impressiona pela grandeza e mostra muito sobre a evolução da arquitetura em Portugal. 

Mosteiro de Alcobaça

7- Paisagem Cultural de Sintra

Uma das paisagens mais misteriosas e românticas de Portugal. Sintra foi um dos primeiros locais europeus onde surgiu a arquitetura romântica, quando no século XIX D. Fernando II transformou as ruínas de um mosteiro em castelo, o atual Palácio da Pena, que nos dias de hoje recebe milhares de turistas no ano. Tornou-se Património Cultural da Humanidade no ano de 1995.

Paisagem Cultural de Sintra

8- Centro Histórico do Porto

A cidade do Porto é considerada hoje como o principal ponto turístico do país, perdendo apenas para Lisboa. O centro histórico da cidade remete ao ápice da cultura portuguesa, juntamente com seus edifícios coloridos antigos, a famosa Torre dos Clérigos, a Sé e o Cais da Ribeira são apenas algumas das dezenas de lugares cheio de riqueza patrimonial e cultura de Porto. Foi eleita como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1996.

Porto – Portugal

9- Sítios de Arte Rupestre do Vale do Côa

No vale do Rio Côa, distrito de Guarda, existe uma grande galeria ao ar livre de gravuras com arte rupestre, em uma área de 17 km, é possível encontrar essas gravuras que datam do período Paleolítico (mais de 10.000 a.C). São consideradas como o conjunto de arte mais importante e antigo da península Ibérica. Considerada como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1998.

Arte Rupestre

10- Floresta Laurissilva da Ilha da Madeira

Com quase 15.000 hectares de floresta subtropical húmida, ocupando 20% da Ilha da Madeira, a floresta Laurissilva leva esse nome devido as árvores que compõem a mata, as Lauráceas. Permanece quase intocada pelo homem. Foi eleita como Patrimônio da Humanidade em 1999.

Floresta Laurissilva

11- Centro Histórico de Guimarães

Guimarães foi a primeira cidade do país, dando origem assim a nação portuguesa. O centro histórico da cidade mostra um excelente estado de conservação e preservação do patrimônio… Mesmo nos dias de hoje é possível encontrar edifícios da época de fundação de Portugal (século XII). Eleita como Patrimônio Cultural da Humanidade no ano de 2001.

Guimarães

12- Região Vinhateira do Alto Douro

As uvas que produzem o famoso vinho do Porto estão localizadas na região demarcada do Douro, considerada a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo. De beleza única, o vale do Douro é hoje uma das mais importantes áreas de região agrícola do país. Tornou-se Patrimônio da Humanidade em 2001.

Alto do Douro

13- Paisagem Cultural da Vinha da Ilha do Pico

Localizado no Arquipélago dos Açores, a Ilha do Pico tem uma das paisagens mais incríveis, mostrando sobre a adaptação do homem. As uvas são plantadas em pequenos cubículos separados por muros de pedra negra, que se estendem até ao mar, formam uma paisagem inigualável. O vinho produzido na região do Pico é um dos mais apreciado pelos portugueses. Foi considerado como Património Cultural da Humanidade em 2004.

Paisagem Cultural da Vinha do Pico

14- Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e as suas Fortificações

Localizada na fronteira de Portugal e Espanha, a cidade de Elvas possui a maior fortificação militar abaluartada do mundo, com cerca de 10 km de perímetro. No seu interior, possui um lindo centro histórico, com edifícios militares e mosteiros. A cidade passou a ser considerada como Patrimônio Cultural da Humanidade no ano de 2012.

Fortificação Elvas

15- Universidade de Coimbra, Alta e Sofia

Fundada em 1290, a universidade é a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas da europa. A criação da instituição determinou o desenvolvimento estudantil da cidade, além de artístico, social, arquitetônico e urbano. Como exemplo temos o famoso Paço das Escolas, a Biblioteca Joanina, o Jardim Botânico e muitos outros. Tornou-se Patrimônio Cultural da Humanidade em 2013.

Universidade de Coimbra

16- Real Edifício de Mafra

O Edifício Real de Mafra integra o Palácio, a Basílica, o Convento, o Jardim do Cerco e Tapada. É considerado como uma das obras mais importantes construídas em Portugal no século XVIII. O monumento é um dos principais locais de influência Barroca do país. Tornou-se Patrimônio Cultural da Humanidade no ano de 2019.

Convento de Mafra

17- Santuário de Bom Jesus do Monte

Localizado em Braga, o Santuário de Bom Jesus do Monte constitui um conjunto arquitetônico onde o estilo barroco, rococó e neoclássico estão presentes. Sua construção iniciou-se no século XVI. Atualmente recebe milhares de devotos durante o ano, tornando-se uma das principais igrejas do país. Foi considerada como Patrimônio Cultural da Humanidade em 2019.

Santuário Bom Jesus do Monte

Como deu para perceber, Portugal possui muitos lugares icônicos e surpreendentes. Não tenha dúvidas que esse pequeno grande país deve estar na sua lista de destinos a visitar!

Além de conhecer o país, saiba que muitos brasileiros podem conseguir a cidadania portuguesa mas não sabem disso… Se você tem dúvida se possui ou não direito a dupla nacionalidade, nós podemos te ajudar! Basta clicar no botão abaixo e ter a resposta em poucos segundos. Para maiores informações não hesite em falar com a gente, estamos sempre prontos para te ajudar.