Só a Cidadania Já tem uma reputação de excelência em serviço ao cliente, e mesmo nas adversidades, conseguimos manter um padrão inigualável.
Segundo o consulado italiano, a cidadania italiana é transmitida a partir do(a) ascendente italiano(a)- nascido na Itália - aos descendentes, sem interrupção e sem limite de gerações. A única exceção se refere à descendência por parte materna, se a mulher na sua linha de ascendência, tiver tido filhos antes de 01/01/1948. De fato, caso haja uma mulher na linha de transmissão de cidadania (bisavó, avó, mãe), o procedimento é judicial diretamente na Italia. Em resumo, se você tem um parente italiano na sua ascendência, as chances são grandes de você ter direito!
Se você for casado com um italiano(a), também possível se naturalizar italiano. Para isso será preciso estar casado com o cônjuge italiano por um determinado período de anos em um período mínimo que varia de 1 a 3 anos.
Têm direito à cidadania italiana via paterna filhos, netos, bisnetos, e assim por diante, de cidadãos italianos homens sem qualquer tipo de restrição como ocorre no caso da cidadania italiana via materna. Existem as seguintes formas nesse caso:
O procedimento é semelhante ao caso da via paterna e pode ser feito tanto no Brasil, em consulados italianos, quanto na Italia, em comunes.
Caso o seu caso seja viável apenas o procedimento de via materna para nascidos antes de 1948, a única forma é via procedimento judicial na Italia. Para solicitar a cidadania para este caso será necessário um processo judicial que possui altas chances de sucesso, devido à jurisprudência (histórico de decisões judiciais) formada que deve ser respeitada pelos tribunais italianos.
Como mencionado anteriormente, para obter a naturalização italiana via casamento, é necessário ter de pelo menos 1 a 3 anos de casado com o cônjuge italiano. Os interessados podem pleitear a naturalização italiana por casamento uma vez que o cônjuge já for cidadão italiano e que a certidão de casamento já tiver sido registrada em um Comune italiano. As instruções estão disponíveis neste site e os pedidos são feitos pelo portal doMinistero dell’Interno (SICITT).
O procedimento precisa ser feito na Italia e envolve também a proficiência do idioma italiano, necessitando um certificado B1 do idioma italiano.
A documentação do seu caso depende da orientação de um advogado. As informações acima são comuns a casos de via paterna e materna, seguindo o site do consulado. Porém, é possível que no seu procedimento, existam outros documentos também necessários. Todos os documentos precisam passar pelo processo de tradução e apostilamento.
A nossa equipe verifica todos os dados fornecidos pelo cliente e auxilia quanto a obtenção de toda a documentação no Brasil. O tempo da cidadania é determinado ou pelo consulado ou pela comune que você vai entrar. Caso faça pelo consulado, os prazos variam muito, tendo relatos de obtenção entre 2 a 10 anos. Já na Italia, o prazo costuma demorar entre 3-6 meses, mas também varia conforme a comune que você der entrada.
O Cidadania Já é uma empresa de consultoria de imigração. O Cidadania Já é responsável por orientar e consultar os clientes sobre o processo de obtenção de eventuais documentos relacionados à imigração e nacionalidade de diferentes países.
O Cidadania Já não tem poder para julgar ou realizar processos de cidadania portuguesa ou italiana, assim como não tem vínculo com o consulado ou órgãos portugueses/italianos. Nos restringimos às atividades descritas acima.
© 2021 CIDADANIA JÁ | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | CNPJ: 27.759.269/0001-02