Alugar apartamento na Itália? Veja como funciona

Share

Pretende morar na Itália mas não sabe por onde começar? Calma que a gente te ajuda!

Mudar para outro país requer um bom planejamento e buscas pelo maior número de informações possíveis para que o processo seja o mais fácil e tranquilo. Nova cultura, clima, pessoas, costumes e gastronomia, tudo novo e bem diferente do que estávamos acostumados.

Um dos passos mais importantes é sem dúvidas definir o local que deseja morar e a partir daí iniciar as buscas pelo imóvel perfeito. Mais especificamente na Itália, podemos dizer que as maneiras são bem parecidas com o Brasil, ou seja, por imobiliárias, direto com o proprietário e até por grupos no Facebook.

IMOBILIÁRIAS

Sendo a maneira mais tradicional, buscar imóveis através de imobiliária é um dos métodos mais seguros onde você presencialmente vai até o local e explica quais são suas preferências, qual tipo de habitação está buscando, número de quartos, se já vem ou não mobiliada (nos países da Europa é comum apartamentos e casas serem alugadas já com os principais móveis, como guarda roupas, cama, geladeira, fogão e etc), formas de pagamentos e questões contratuais.

Muitas imobiliárias possuem sites próprios com anúncios de todas as opções disponíveis, com imagens, detalhes do imóvel e localização, facilitando o processo.

O ponto “negativo” de optar pelos serviços de buscas em imobiliárias é a parte financeira. Normalmente em casos onde exista um corretor fazendo o intermédio do procedimento deverá ser pago a ele (ou seja, para a imobiliária) o valor de um aluguel. Além disso, é comum exigirem um ou mais cauções para fechar o negócio.

GRUPOS DE FACEBOOK

Muitas casas e apartamentos são anunciados em grupos de Facebook e Whatsapp. Grande parte dessas publicações são feitas pelo próprio dono ou responsável do imovel, tornando assim a comunicação direta mais rápida e menos burocrática.

É importante lembrar que infelizmente existem muitos golpes que são aplicados nesse tipo de negócio.

Um dos casos mais comuns são de anúncios de apartamentos ou casas com valores bem baixos (fator atrativo), com todas as informações corretas, fotos chamativas, boa localização, vídeos e tudo mais. Quando a pessoa interessada entra em contato com o anunciante, seja por telefone, mensagem ou mesmo e-mail, o mesmo pede um valor antecipado para que seja possível visitar.

Muitas pessoas acabam caindo no golpe e depositam determinado valor com o intuito de conseguir “segurar” o imóvel… No final, o anunciante recebe esse dinheiro e corta qualquer tipo de comunicação com o interessado. Por esses e outros motivos é super importante NUNCA fazer qualquer tipo de pagamento antecipado, seja por imobiliárias, particulares ou por grupos na internet.

DIRETO COM O PROPRIETÁRIO

Na Itália é comum existirem contratos particulares onde o proprietário negocia diretamente com o interessado e finalizam o negócio apenas entre as partes, sem intermédio de um terceiro.

Existem pontos positivos nesse tipo de negociação, como a possibilidade de ambos discutirem sobre o valor desejado, acordos em relação a pagamentos e contrato mais facilitado (para segurança das duas partes é aconselhável que este contrato seja reconhecido ou tenha algum valor jurídico).

O lado negativo dessa relação próxima entre inquilino e dono é exatamente o fator “proximidade”. Imagine se você aluga um imóvel direito com o dono, fecha contrato e paga o valor combinado… Depois de alguns meses decide sair mas no contrato não estava descrito nenhuma cláusula referente a saída antecipada ou mesmo desistência. Nesse caso o dono pode exigir que algum valor a mais seja pago para arcar com o prejuízo, porém você como morador não está de acordo.

Outro caso comum bem específico é em relação a manutenção do imóvel. Quando você aluga através de uma imobiliária, está descrito no contrato todas as obrigações e direitos em relação a manutenção e cuidados com o imóvel. Já quando o negócio é feito direto com o dono esses pequenos detalhes podem acabar passando e trazendo dor de cabeça no futuro.

Por isso é importante colocar na balança todas essas opções e decidir qual faz mais sentido pra você tanto financeiramente quanto emocionalmente.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

De modo geral, os documentos necessários para conseguir alugar um imóvel na Itália são:

  • Documento de identidade (ID italiana)
  • CPF italiano (Codice Fiscale)
  • Comprovante de rendimentos e contrato de trabalho
  • Pagamento de caução (dependendo do tipo de contrato acordado)
  • Carta de referência (feita pelo dono de algum imóvel que já tenha alugado)

No caso de brasileiros é necessário apresentação do passaporte e da permissão de permanência no país (permesso di soggiorno).

Os contratos podem ser temporários, sendo de 6 meses a 3 anos, passando de 3 anos são considerados de longa duração (quanto mais longo o contrato mais baratos podem ficar os valores do aluguel).

Para saber mais informações sobre a Itália e o custo de vida no país, confira nosso outro conteúdo falando sobre o assunto.

Se você possui um familiar direto que nasceu na Itália, saiba que provavelmente você tem direito a dupla cidadania! Para entender melhor e podermos analisar seu caso em específico, entre em contato com nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a se tornar um cidadão europeu.