
De certa forma, podemos dizer que a região Sul do país é a mais complexa e com maiores regiões auto-suficientes, sendo elas Lisboa e Grande Lisboa, Alentejo e Algarve. Essas quatro sub-regiões formam o Sul de Portugal.
Grande parte de todo o poder econômico e administrativo está concentrado na região de Lisboa. Além de ser a capital do país e a cidade mais importante de Portugal, abrange o maior número de habitantes e a maior força de trabalho.
O Sul é composto pelos distritos de Lisboa, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja, e Faro.
SUL – PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS
Lisboa
A maior cidade do país reserva muita coisa interessante e que vale a pena ser visitada…
Dentre os principais pontos turísticos podemos citar a Torre de Belém, onde é possível provar os tradicionais pastéis de belém (pastel de nata). A Praça do Comércio e a Rua Augusta, o Castelo de São Jorge e o Mosteiro dos Jerônimos.
Quando for planejar sua viagem, reserve pelo menos 4 dias para aproveitar a cidade de Lisboa e conhecer suas encantadoras ruas e sua imensa oferta de pontos históricos.

Parque Natural da Arrábida
O Parque Natural da Arrábida ocupa um território de aproximadamente 11.000 hectares e está localizado no distrito de Setúbal.
Conta com uma grande diversidade de fauna e flora, além de grutas, lagos, rios e trilhas que cortam o parque. Também é possível encontrar praias de águas cristalinas quase sem modificação humana.. Um verdadeiro paraíso!
Próximo ao parque está a vila de Sesimbra, com localização privilegiada, a vila dispõe de uma das praias mais lindas do país, a famosa Praia do Ribeiro do Cavalo.

Capela dos Ossos – Évora
A Capela dos Ossos está situada na Igreja de São Francisco na cidade de Évora. O monumento é conhecido nacionalmente pelo grande número de ossos presentes nas paredes e nos pilares ligados por cimento.
Foram contabilizados por volta de cinco mil ossos dentro da igreja, entre eles crânios, vértebras, fêmur, e algum esqueletos inteiros pendurados por correntes, inclusive de crianças.
Pode parecer um pouco tenebroso esse passeio, mas é o local mais visitado na cidade de Évora, atraindo milhares de turistas o ano todo.

Cabo da Roca
Localizado no concelho de Sintra e distrito de Lisboa, o Cabo da Roca é o ponto mais ocidental de Portugal.
Descrito por Luiz vaz de Camões como “Onde a terra se acaba e o mar começa”, o local chama a atenção pela proximidade com a natureza e as belezas presentes na paisagem.
Existe também um farol e uma loja voltada ao turismo, onde é possível encontrar diversos souvenirs e levar pra casa uma lembrança desse lugar tão especial.

Praia da Marinha
A região de Faro possui uma grande opção de lindas praias, mas sem dúvidas a Praia da Marinha é uma das mais especiais de Portugal.
Localizada no concelho de Lagoa (Algarve), a praia foi considerada como uma das 10 mais belas da Europa, e não é por menos…
Além de contar com a beleza das falésias que cercam a praia, a qualidade e a temperatura da água, por volta de 20 graus (o que é considerado quente para as praias de Portugal) chamam a atenção de turistas e portugueses.

CLIMA
O Sul do país possui um clima mais quente que no restante de Portugal. O fluxo de chuvas também é baixo (cerca de 300 dias de sol no ano), o que proporciona um clima mais quente e seco. As temperaturas podem variar entre os 14 e 40 graus.
O “combo” belas praias mais clima favorável, faz com que muitas estrangeiros optem por morar nessa região de Portugal, já que em relação aos outros países da Europa, o clima é bem mais agradável.
CULINÁRIA TÍPICA
Como dito no início do texto, a região Sul engloba algumas sub-regiões, como Alentejo, Lisboa e Algarve. Cada uma dessas regiões possuem pratos típicos e cheios de sabor, como é o caso da tradicional “açorda alentejana”, um tipo de sopa com pedaços de bacalhau desfiado e pedaços de pão cortado.

Ou o “bacalhau à Brás”, bacalhau desfiado com arroz, batatas e ovos, tradicional da região de Lisboa. Já no Algarve os pratos mais clássicos são os que levam frutos do mar ou peixe sempre frescos, justamente pela sua proximidade do mar.
TRABALHO
A região sul de Portugal detém a maior força de trabalho e oportunidades. Lisboa é considerada o pólo comercial e industrial do país, fazendo com que grande parte da empresas se fixem próximo a cidade.
Além do setor industrial, serviços e turismo também possuem grande porcentagem dos rendimentos da região.
O Algarve e a cidade de Lisboa são os dois principais destinos de turistas e com isso impulsionam o turismo e o setor de serviços.
Lembrando que por existirem mais oportunidades de trabalho na região de Lisboa, o número de concorrentes passa a ser mais alta também, por isso esteja preparado e com um bom currículo para ingressar no mercado de trabalho na região
Gostou de saber um pouco mais da região mais ensolarada de Portugal? Tem vontade de viver no país E descobrir suas belezas, além de poder viver tranquilamente e sossegado? Nós do Cidadania Já podemos te ajudar!
Fale com a gente e saiba mais sobre nossos serviços de vistos, cidadania portuguesa e planejamento de viagem.