Morar em Lisboa ou Porto: vamos te ajudar a decidir

Share

Muitos brasileiros têm buscado Portugal como destino para mudar-se de país. Já são mais de 110 mil que optaram por um lugar com mais qualidade de vida, segurança e oportunidades. Entretanto, o país é composto por muitas cidades belas e sempre existe a dúvida de qual local é o ideal. De todos eles, os mais procurados são Lisboa e Porto, cada uma com as suas particularidades.

A escolha entre as duas depende muito do que você está buscando para a sua vida. Lisboa, por ser a capital de Portugal, é mais agitada e possui mais chances de empregos, pela grande quantidade de empresas instaladas, nas mais variadas áreas. Mas, se o objetivo for tranquilidade e também escapar do custo de vida, Porto pode ser uma boa opção, pois é um ótimo meio-termo entre a cidade grande e uma melhor qualidade de vida.

Algumas vantagens de morar em Lisboa são a segurança, lindas paisagens, infraestrutura ímpar e transporte funcional. Mesmo sendo o lugar onde tudo acontece, Lisboa está com aluguéis muito altos, bem como para compra de imóveis. Por ser a maior desvantagem do lugar, muitas pessoas acabam morando em cidades vizinhas, com um custo de vida mais baixo. Porém, precisam gastar mais com transporte e enfrentam algumas horas de trânsito entre idas e vindas.

Já Porto oferece tudo o que uma capital como Lisboa possui, mas com um ar de cidadezinha pequena. As paisagens são de tirar o fôlego, possui praias para momentos de lazer, segurança, qualidade de vida, além de bom acesso aos transportes e educação. A desvantagem mais significativa é o fato de Porto ser uma das cidades turísticas mais visitadas, então, quem é morador precisa ter uma dose extra de paciência com a aglomeração diária de turistas.

Uma curiosidade interessante entre essas duas cidades está no idioma. Por exemplo, se você pedir um chopp no Porto, terá que dizer “um fino”. Se estiver em Lisboa, o mesmo chope chama-se “imperial”.

Existe uma rivalidade famosa entre os lisboetas e os portuenses no futebol e na culinária.

As cidades

Se você for morar em Lisboa ou Porto, as duas são ótimas opções: cada cidade com suas próprias características, belezas e charmes. Com certeza alguma delas vai se encaixar mais ao seu perfil e com o que você busca para o dia a dia.  

Lisboa

Lisboa é a cidade mais populosa de Portugal, com mais de 500 mil habitantes. É considerada uma cidade global, pela grande quantidade de empresas de todo o mundo. Lisboa é uma mistura de velho e do novo, clássico e moderno. No quesito histórico, o bairro Alto, mais conhecido como Fado, possui construções antigas, ruelas, escadarias e praças que remetem ao Portugal antigo.

O clima de Lisboa é considerado mediterrâneo e as estações do ano são bem marcadas, com temperaturas em torno dos 17,5°C. No inverno, chegam próximo de 0°C, nos dias mais frios. No verão, nos dias de pico do calor, a temperatura pode chegar até 35°C.

Segurança

A segurança é um dos pontos fortes de Lisboa, mesmo sendo populosa e uma capital, a cidade é muito segura e tranquila, se comparada a outras capitais europeias. Muitas pessoas relatam que Lisboa é segura em muitos sentidos. Como, por exemplo, andar sem ser assaltado, deixar a porta de casa aberta, deixar o notebook na mesa do café e ir ao banheiro, esquecer o celular em algum lugar e conseguir recuperá-lo facilmente, etc. O português é conhecido por ser pacífico e tranquilo.

Vida noturna

Lisboa é muito movimentada e a vida noturna também, sendo um local ideal para artistas e pessoas ligadas ao mundo das artes. Um dos lugares mais badalados da capital é o bairro Alto. Se você também prefere morar em um bairro mais agitado à noite, a Baixa pode ser a sua melhor escolha.

Lazer

O lazer em Lisboa é garantido, desde algo mais natural, como curtir belas paisagens e degustar um bom vinho, até visitar pontos turísticos tradicionais. É possível conhecer o Museu dos Coches, Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém, Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (Maat), Monumento dos Descobrimentos, entre outros.

Alimentação

A capital possui muitos bares, cafés e restaurantes, para todos os bolsos e gostos. A média de almoço custa em torno de 7,50 euros, em um lugar de preço mais acessível. Os pratos costumam ser fartos e incluem a comida principal, sopa, bebida e café, tudo pelo mesmo preço. Se optar por fazer compras no mercado, os preços variam muito, dependendo do lugar e das marcas.

Transporte

O transporte em Lisboa é muito bom e funcional, pois possui um sistema integrado, com metrô, trem e ônibus. Para quem prefere utilizar automóvel, o trânsito é típico de cidade grande, com engarrafamento em horários de pico. A capital também possui serviços de Uber e Cabify.

Educação

Para quem for cursar o ensino superior, lembre-se que o sistema público de ensino de Portugal não é gratuito. Mesmo que seja mais barato do que universidades particulares, também se paga mensalidades ou valores anuais. Para saber o valor de cada instituição, é preciso acessar o site de cada organização e procurar pelas tabelas do ano em vigor.

Se você for morar em Lisboa ou Porto, o ano letivo se inicia em setembro e encerra em julho.

Trabalho

As áreas que mais possuem oportunidades de emprego são alimentação e turismo. Não é nada fácil conseguir algo que pague mais que 1000 euros, lembrando que o salário mínimo atual é de 580 euros. A economia está em baixa em Portugal, mas, mesmo assim, a capital é o lugar com mais chances de empregabilidade, em comparação com as outras cidades do país. Comporta grandes empresas nacionais, multinacionais, além de escritórios e fábricas.

Moradia

Lisboa possui um custo de vida mais elevado do que as demais localidades, principalmente no assunto moradia. Por exemplo, um apartamento de dois quartos, em regiões centrais, pode chegar até 1000 euros mensais, sem mobília. Na periferia, o aluguel é mais barato, contudo, o custo com transporte também aumenta.

Saúde

No geral, a saúde em Portugal funciona bem, porém o sistema de saúde público não é gratuito: é preciso pagar para ir em consultas ou realizar procedimentos. Também é possível aderir ao sistema de saúde particular e contratar seguros com taxas mensais entre 8 e 35 euros. As consultas e procedimentos também possuem um valor à parte, pois tudo é coparticipado.

Porto

Em pesquisa feita pela Time Out Life Index, a cidade do Porto foi considerada a segunda melhor cidade do mundo para se viver, ficando atrás de Chicago. Porto é uma das mais antigas cidades europeias, proveniente da margem norte do rio durante a Idade Média.

Um dos pontos mais emblemáticos de Porto é o seu centro histórico. Com a paisagem ambiente e as margens do rio íngreme, compõe um cenário dramático para a cidade. As ruas ao lado do rio e paisagem ao redor foram classificadas como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Porto é campeã no quesito cordialidade, considerada a cidade mais calorosa para se viver e onde a maioria das pessoas mais gostam de morar – cerca de 95%, ainda segundo a pesquisa. Mais que isso, a cidade também se destaca pela sua sociabilidade, sendo a mais fácil para fazer amigos e se apaixonar = 81% dos pesquisados acharam isso.

Conhecida mundialmente por seus vinhos, a cidade lusitana está localizada em uma região de Portugal que é a única que mais exporta produtos do que importa.

Segurança

Porto é considerada muito segura, mais até do que Lisboa. Isso porque possui menos habitantes, além de ser mais tranquila e pacata. A segurança é um dos pontos mais fortes da cidade, motivo pelo qual está atraindo cada vez mais moradores e turistas.

Vida noturna

A cidade é considerada mais sossegada, sim, mas nem por isso a sua vida noturna é igual. Porto conta com muitos bares, cafés, restaurantes e boates. Uma dica interessante é ficar atento aos espaços públicos, pois acontecem muitos eventos gratuitos. Basicamente, montam um palco, distribuem pufs, alguns lugares vendem bebidas e ali as pessoas dançam, conversam, bebem e se divertem ao ar livre.

Lazer

Como Porto é uma cidade antiga e com muita história para contar, o passeio fica por conta de diversos pontos turísticos da região. Entre eles, visita a adegas da cidade, Palácio de Cristal, Livraria Lello, que inspirou o filme Harry Potter, Palácio da Bolsa, monumentos, museus, galerias, Parque da Cidade, além das belas praias.

Alimentação

Tudo em Porto, comparado com Lisboa, é mais barato, e acontece o mesmo com a alimentação. Normalmente, o café da manhã é a refeição mais em conta, o almoço é um valor intermediário e a janta, mais cara. Mas vale muito a pena frequentar restaurantes e bares da região para experimentar delícias típicas de Porto.

Transporte

Porto tem um transporte de metrô muito bom, além do Funicular dos Guindais, que atravessa em dois minutos o Rio Douro, uma forma de passeio mais direcionada ao turismo e aos autocarros. Esses autocarros são os famosos ônibus, que também são focados em passeios turísticos. Caminhar pode ser uma boa forma de conhecer Porto, parar nos lugares com calma e apreciar a beleza do lugar.

Educação

A cidade é o berço da educação, possui a Universidade do Porto, Universidade Católica Portuguesa, Universidade Lusíada, Universidade Fernando Pessoa, Universidade Portucalense, Universidade Lusófona e Instituto Politécnico. Além disso, também conta com escolas públicas e privadas para o ensino obrigatório e secundário.

A cidade do Porto é famosa por receber muitos alunos em suas universidades de renome mundial.

Trabalho

Infelizmente, Porto não possui muitas oportunidades de emprego, como Lisboa. Para os brasileiros, a grande maioria das vagas oferecidas são para cargos que não exigem ensino superior. Para áreas específicas, os portugueses são prioridade, entretanto, o país é deficiente em profissionais de Tecnologia da Informação. Para quem possui essa formação, pode ser uma boa oportunidade. É interessante ficar atento aos sites de emprego locais e manter-se de mente aberta para as chances que virão.

Moradia

Como Porto é uma cidade turística e grande também, morar próximo ao centro vai exigir mais orçamento. A região metropolitana, que fica a cerca de 20 minutos do centro, tem preços mais em conta, como Maia e Vila do Conde. Porém, se a preferência for mesmo a área central, a zona da Senhora da Hora é uma boa pedida, com preços mais acessíveis e próxima do metrô da Baixa, além de shoppings e muito mais.

Saúde

O sistema de saúde do Porto é considerado o 12° melhor do mundo e o 9° da Europa. A cidade possui três hospitais entre os seis melhores do país. São centros excelentes, com tecnologia de ponta e com certificações internacionais de qualidade. Todos os residentes legais têm acesso gratuito ao sistema público de saúde.

Então, conseguiu se decidir se é melhor morar em Lisboa ou Porto? Deixe nos comentários para qual dessas duas cidades você arrumaria as malas e viajaria agora mesmo!