Pretende morar na Itália? Confira informações importantes sobre o país

Share

Muitas pessoas sonham em sair do Brasil e morar em outros países, seja por motivos de segurança, qualidade de vida, estudo, trabalho ou mesmo querer descobrir novos lugares e se aventurar por esse mundo tão grande e cheio de desafios.

O principal e mais importante fator antes de se mudar é fazer uma boa pesquisa sobre tudo que envolve o país. Quanto mais informações e conhecimento sobre o lugar, maiores são as chances de uma adaptação mais fácil e leve.

Hoje vamos falar um pouco sobre a Itália, o destino europeu que está atraindo muitos brasileiros nos últimos anos.

SISTEMA DE SAÚDE

A Itália possui um sistema de saúde parecido com o SUS do Brasil, chamado de Servizio Sanitario Nazionale (SSN), ele foi criado em 1978 e é financiado e organizado pelo Estado com objetivo de prestar assistência a todos os cidadãos do país.

Quando uma pessoa se cadastra no SSN ela é designada para um (dottore di famiglia), esse médico permanece com você durante toda a vida. As consultas com esse médico e grande parte dos exames de rotina são gratuitos.

Exames mais específicos, ou consultas com médicos especialistas são pagas por meio do ticket sanitário (o preço máximo de cada ticket são 36 euros).

Existem também clínicas particulares, porém os preços costumam ser mais elevados e grande parte da população opta por ser atendida no serviço público.

SEGURANÇA

Segundo o Índice Global da Paz de 2019, a Itália está em 39º lugar entre os 163 países mais seguros do mundo.

Os principais crimes que ocorrem no país são relacionados a furtos. Grande parte deles acontecem nas regiões mais turísticas do país, onde as pessoas costumam estar distraídas e acabam ficando mais vulneráveis. … Por isso fique atento! (principalmente quando houver aglomerações de pessoas e nos transportes públicos).

De modo geral, transitar pelas ruas seja de dia ou de noite, de carro ou caminhando, é bastante seguro. O número de policiais é grande, principalmente nos grandes centros, trazendo um grande sentimento de segurança.

SALÁRIO MÍNIMO

Não existe um valor determinado para o salário mínimo na Itália. Isso mesmo…

Segundo a constituição italiana, todo trabalhador tem direito a uma remuneração proporcional à qualidade e a quantidade de seu trabalho, ou seja, não podemos definir um valor mínimo.

As profissões que pagam menos, como trabalhadores de limpeza, call center, babá, garçons e outras que não necessitam de maiores qualificações, os salários normalmente oscilam entre os 900 a 1200 euros.

Além da questão de experiência e qualificação profissional, as empresas localizadas nas grandes cidades também costumam oferecer maiores salários e benefícios aos colaboradores.

IDH – Índice de Desenvolvimento Humano

O IDH foi um índice criado pela ONU que analisa a condição de vida de determinado país em relação a fatores como educação, saúde, renda e outros.

A Itália possui um IDH de 0.883, em uma escala que vai de 0 à 1. Considerada assim como um país com “nível de desenvolvimento humano muito alto”, está em 29º lugar em escala mundial.

Viver no país é sonho para muitos brasileiros que possuem descendência, além de que morar na Itália pode te proporcionar inúmeras vantagens como aprender outra língua, conhecer uma nova cultura, desfrutar das delícias gastronômicas, poder conhecer outros países da europa com facilidade e o mais importante, ter uma boa qualidade de vida!

Ficou interessado? Não espere mais! Fale com a gente e saiba como podemos te ajudar para conseguir sua cidadania italiana.

A maneira mais fácil para poder morar na Itália de forma legal e possuir todos os direitos e deveres dos nacionais é obtendo sua cidadania italiana! Com ela você pode trabalhar, estudar e morar tranquilamente sem nenhuma restrição.

Saiba mais sobre quem tem direito a cidadania italiana.

Se você ainda tem dúvidas sobre a dupla nacionalidade, entre em contato com nossa equipe e saiba como podemos te ajudar.