TOP 5: OS 5 MELHORES PRATOS DA CULINÁRIA ITALIANA

Share

Quando pensamos na Itália, uma das primeiras imagens que veem a nossa cabeça é sem dúvida aqueles pratos deliciosos… Massa, lasanha, pizza, risoto… (aposto que você já até sentiu o gosto daquela lasanha bolonhesa da sua vó, não foi?).

No nosso TOP 5 de hoje, falaremos sobre as comidas tradicionais italianas mais conhecidas, e outras nem tão conhecidas assim… Bateu curiosidade? Vamos então saber um pouco mais!

A gastronomia italiana é conhecida como uma das mais saborosas e significativas do mundo. Historicamente falando, diversas etnias influenciaram a formação da culinária na Itália, especialmente os árabes, que a partir do século IX trouxeram para a região o açúcar, o arroz, a canela, o açafrão e a berinjela.

Já no século XVI os espanhóis também começaram a deixar sua marca, trazendo novos produtos originários da América, como batata, feijão, milho, cacau, rum e café.

Além da culinária mais calórica, rica em carboidratos como é conhecida a italiana, há também a “Cozinha Mediterrânea”, presente nas ilhas da Sardenha e Sicília, além da parte meridional do país.

Ela é conhecida pelos italianos como “cozinha sadia”, rica em carboidratos, frutas, verduras, peixes, pouca carne vermelha e muito azeite de oliva.

Mas então, vamos ao que mais interessa?

1- Lasanha

Claro que essa não poderia estar em outra posição além da primeira! A famosa lasanha a bolonhesa, ou como é chamada na Itália, lasagna, tradicionalmente leva molho vermelho, massa, queijo e carne moída, porém existem dezenas de outras combinações para o prato, seja com molho branco, frango, legumes e por aí vai, até onde sua criatividade te levar.

Há quem diga que a lasanha foi criada pelos ingleses, outros dizem que foram os gregos… De qualquer modo, não podemos negar que a Itália aprimorou a receita e a tornou mundialmente conhecida.

2- Pizza

A primeira pizza foi criada no sul da Itália, em 1889, não demorando para começar a ser conhecida no mundo todo!

A tradicional pizza italiana é a marguerita, que leva molho de tomate, queijo e manjericão, simples e deliciosa. O prato se popularizou tanto por todos os países, que atualmente existem centenas de sabores, doces, salgadas, com frutos do mar, brigadeiro e até sorvete em cima. Quem poderia imaginar essas combinações não é?

Curiosidade: A pizzaria mais antiga do mundo fica na Itália, em Nápoles, chama-se Antica Pizzeria Port’alba, existente desde 1830, e o melhor, ela ainda funciona.

3- Spaghetti

Claro que o spaghetti não poderia faltar na nossa lista! O tão famoso macarrão de domingo, com carne moída e muito molho de tomate… Quem não ama?

Uma coisa que muita gente não imagina é que, na verdade, esse prato foi criado pelos Árabes e levado para região da Sicília no século IX.

4- Arrancino 

Se você já viajou para a Itália, com certeza deve ter visto muito arrancino nas lanchonetes e cafés… Esse é o tradicional salgado italiano!

Ele nada mais é do que um bolinho de arroz, recheado tradicionalmente com molho vermelho e carne, mas atualmente existem diversos outros recheios. Depois de moldado em formato de coxinha, ou mesmo uma bolinha, é empanado e depois frito.

O nome arrancino se dá pelo seu formato redondo, que lembra uma laranja, chamada de arrancino ou arrancine em italiano.

5- Cannoli

Para fechar essa lista deliciosa, nada melhor que uma sobremesa, o tradicional cannoli!

Ele tem o formato de um canudo, feito com massa crocante, e recheado tradicionalmente com creme de ricota, mas esse recheio pode variar muito dependendo da região. 

Embora o cannoli possua algumas influências árabes, o doce começou a ser feito antes da dominação árabe na região, em meados do ano 75 d.C

E aí, gostou desse nosso TOP 5? Quando for viajar para Itália já sabe sobre a história dos principais pratos servidos por lá!

Uma parcela muito grande da população brasileira já está acostumada a comer essas delícias por possuir descendência italiana. Se esse é seu caso, saiba que nós podemos te ajudar a se tornar um legítimo cidadão ou cidadã italiano(a), com todos os direitos e deveres. Imagine poder morar na Itália, sem restrição nenhuma?

Fale com um de nossos consultores e saiba como podemos te ajudar a realizar o sonho de obter sua dupla cidadania.