Tudo o que você precisa saber sobre morar em Aveiro

Share

Morar em Aveiro, em Portugal é ter a certeza de viver em um local agradável e ter acesso a belas paisagens onde quer que vá. Afinal, a cidade recebe as águas do centro do país e é conhecida como a “Veneza portuguesa”.

A Ria de Aveiro já foi fonte de inspiração para José Saramago, um dos mais populares escritores locais de todos os tempos. Ela é descrita como um “corpo vivo que liga a terra ao mar como um enorme coração”.

Uma das principais características de Aveiro é a presença de gôndolas, o que a faz ser chamada de “Veneza portuguesa”. Foto: Michel Mondadori

O local é bonito de todas as maneiras: seja em uma caminhada, um passeio de bicicleta, através de seus lugares mais visitados ou mesmo de seu centro. Os visitantes se encantam e, para seus moradores, essas são algumas razões para se ter uma excelente qualidade de vida.

A seguir, você terá um guia completo para morar em Aveiro, essa belíssima cidade de Portugal. E saberá seu custo de vida, infraestrutura – inclusive para estudantes – e seus melhores bairros.

Qual o custo de vida em Aveiro?

Em comparação com outras localidades portuguesas, Aveiro tem um custo de vida bem menor, principalmente quando se fala de Porto e da capital, Lisboa. Isso acontece pelo fato de a cidade estar no centro do país.

Para um casal, as despesas com alimentação são de 250 euros mensais em média. Evidentemente, esses valores podem variar de acordo com um conjunto de fatores, principalmente estilo de vida.

Contas como água, energia e gás podem ter um valor aproximado de pouco mais de 100 euros por mês. Já uma linha telefônica tem um custo de cerca de 60 euros, pelo mesmo período. O valor inclui internet e TV paga.

Você já viu que morar na cidade portuguesa de Aveiro é estar em contato com uma bela paisagem e praias. O que torna a localidade ainda mais atrativa é o fato de não haver escassez de imóveis, tanto para aluguel quanto para compra.

Se preferir a primeira opção, um apartamento de três quartos gera uma despesa de 600 euros mensais. Pela metade do preço, é possível alugar um imóvel mais compacto, de apenas um quarto. Se você prefere contar com mais uma acomodação, totalizando dois, o preço do aluguel gira em torno de 450 euros.

É importante lembrar que a grande maioria das casas e apartamentos disponibilizados é mobiliada. Sendo assim, é um aspecto que você não precisa se preocupar ao morar em Portugal, principalmente em Aveiro.

No entanto, muitas pessoas preferem ter um imóvel próprio e não dedicar um valor mensal para o aluguel. Em Aveiro, um apartamento de um dormitório custa cerca de 70 mil euros, enquanto um de dois quartos tem valor de 800 mil euros, e um de três, 100 mil euros.

Vale ressaltar que os valores variam conforme o bairro, a idade do imóvel (assim como em qualquer lugar do mundo, as casas e apartamentos mais novos valem mais) e se as instalações já têm alguma mobília.

Já em relação ao transporte, o custo é praticamente zero. Aveiro é uma cidade praiana e de pequeno porte, logo, a bicicleta é um meio de locomoção muito usado. As caminhadas também se fazem presentes, uma vez que a cidade é plana. O transporte público é um dos principais pontos de reclamação dos seus moradores.

O lazer também é um ponto que merece destaque. A cidade possui diversos locais para comer e beber, cujos preços podem variar de 10 a 20 euros por pessoa. Nesses restaurantes, é possível apreciar a culinária local.

Quanto aos estudos, os preços das creches e escolas variam muito, como no Brasil. Isso depende do currículo oferecido, bairro onde está localizado, entre outros pontos.

Para se ter bons serviços no que diz respeito a saúde, é importante dizer que Aveiro deixa um pouco a desejar. As filas são grandes, tanto em hospitais quanto em outros postos. O atendimento de urgência e alguns serviços costumam ser pagos.

Quais são os melhores bairros?

Aveiro tem várias opções de bairros que agradam todos os tipos de pessoas. Foto: Svetlana Travel

Assim como qualquer outra cidade, os bairros da cidade portuguesa de Aveiro têm suas peculiaridades e escolher um para morar pode trazer vantagens ou desvantagens. Você verá agora os locais que são considerados os melhores.

Bairro do Liceu

Fica na região central da cidade e, sendo assim, possui uma infraestrutura favorável e amplas possibilidades para quem deseja se locomover, inclusive para outras cidades.

É um local bastante pacato e conta com construções mais antigas, o que dá um charme todo especial a esse bairro. Assim, escolher a cidade portuguesa de Aveiro para morar e ainda optar pelo Bairro do Liceu é sinônimo de ter ao alcance as facilidades de um bairro central, mas sem abrir mão da tranquilidade e do bem-estar de uma cidade menor.

É um dos locais mais procurados pelas pessoas que planejam morar na região.

Zona Glicínias

É próxima à Universidade de Aveiro e, por conta disso, atrai estudantes e tem um ambiente jovem e descontraído. Tem uma excelente estrutura comercial, com estabelecimentos de todos os tipos.

As residências são um ponto positivo à parte, já que conta com algumas ótimas localidades para moradia. Essa característica rendeu ao bairro a alcunha de Zona da Moda.

A Zona Glicínias possui diversas opções de apartamentos e casas, tanto para compra quanto para aluguel. A heterogeneidade dos imóveis, principalmente em relação ao tamanho, é um outro aspecto que não pode deixar de ser mencionado.

Zona Drinks

É uma localidade que abriga muitos estudantes e famílias, logo, tem um perfil bem diverso. É o bairro mais próximo do parque de Aveiro e, assim como a Zona Glicínias, também fica perto da universidade local.

Um outro ponto que fica bem próximo é a Ria de Aveiro. Logo, não faltam locais para visitar e apreciar.

Bairro da Forca

Esta localidade tem o custo de vida mais alto, principalmente em comparação aos bairros já mencionados.

Boa parte das casas e apartamentos disponíveis para morar são novos ou passaram por processo de reforma. Assim, tem o perfil de bairro valorizado, com aluguéis mais caros. A situação não muda quando se fala na compra de um imóvel.

No entanto, todos os bairros têm algo em comum: são os melhores de Aveiro para morar. A cidade portuguesa possui excelentes opções para famílias de todos os estilos ou mesmo para pessoas que pretendem morar sozinhas no país, seja para trabalhar ou estudar.

Estudos

Como já dito anteriormente, selecionar a cidade de Aveiro para morar em Portugal é também ter opções para estudos. A infraestrutura é muito boa, com todas as facilidades das grandes localidades, sem deixar de lado as características de um lugar pacato.

A Universidade de Aveiro é, certamente, a principal alternativa para locais e estrangeiros que desejam investir em seus estudos. Em relação a outras instituições europeias, algumas medievais, é muito jovem: foi criada em 1973.

A Universidade de Aveiro atrai diversos estudantes que desejam morar em Portugal e construir uma carreira no país. Foto: Ines S.

Com pouco mais de 12 mil alunos, foi considerada a melhor universidade portuguesa e uma das mais conceituadas de todo o continente europeu.

O popular sistema de busca SAPO, para se ter uma ideia, foi criado na instituição, em 1995. Para se ter uma ideia, o Google foi inaugurado apenas três anos depois. Isso comprova o caráter vanguardista da Universidade de Aveiro.

Além da oferta de imóveis na própria cidade, há diversas residências para estudantes pela cidade, inclusive dentro da própria universidade. Apenas na instituição, são 45 alojamentos, 33 para estudantes de graduação e o restante reservado para os alunos de pós-graduação.

São mais de 1.100 camas em quartos individuais ou para duas e três pessoas. Os alojamentos possuem cozinha, salas de estudo, acesso à internet e lavanderia.

Há uma seleção para preencher essas vagas, de acordo com o número disponível. A universidade faz algumas exigências, a fim de selecionar estudantes que realmente precisem da estrutura desses alojamentos.

Trabalho

Além de oferecer possibilidades para estudar e se qualificar, Aveiro também é um ótimo local para quem deseja construir uma carreira sólida e promissora. Um dos setores que mais emprega na cidade é o de turismo, dada as suas características, com praias e construções antigas.

O setor de turismo é um dos que mais emprega na cidade: Aveiro recebe turistas de diversos locais da Europa e do mundo. Foto: Hans Pohl

Pessoas de diversos locais do mundo, inclusive do Brasil, visitam a cidade todos os anos. Logo, todas as áreas relacionadas à recepção e atendimento aos turistas são beneficiadas.

A cidade também conta com diversas fábricas, o que garante vagas de emprego para todas as carreiras que a indústria costuma abrigar.

Os setores ferroviário e portuário também costumam empregar muitas pessoas. A Universidade de Aveiro também é um celeiro de vagas, especialmente para quem se forma no local.

Os sites especializados em anunciar vagas de emprego costumam ter à disposição diversas oportunidades na cidade.

Você acabou de ler um guia completo para morar, estudar e trabalhar em Portugal, mais especificamente na cidade de Aveiro. Também se informou sobre os melhores bairros para viver e teve dados sobre as principais características desta agradável cidade.

Para ter mais informações sobre outras localidades portuguesas, assim como o estilo de vida para faixas etárias ou perfis exclusivos, leia os outros textos do blog. Você também pode acompanhar conteúdo exclusivo através de suas atualizações.

Entre em contato para ter mais informações sobre viver e se desenvolver profissionalmente em Portugal.