10 festivais gastronômicos em Portugal que você não pode perder

Share

Portugal oferece pratos típicos deliciosos e que agradam imensamente o paladar de seus visitantes. Uma culinária rica, cheia de diversos elementos, atrai os visitantes de diversas partes do mundo. Por isso, visitar um festival gastronômico em Portugal pode ser uma ótima oportunidade para quem quer conhecer um pouco mais a comida lusitana.

A seguir, veja 10 festivais gastronômicos em Portugal que ninguém pode perder. Eles trazem pratos de todas as partes do país, com diversos elementos e ricos em sabores. Há opções para todos os gostos!

10 festivais gastronômicos para ir em Portugal
Os festivais gastronômicos em Portugal são a melhor oportunidade para conhecer vários pratos típicos em um único lugar, podendo experimentar de tudo um pouco. Por isso, conheça as 10 melhores opções e delicie-se com uma culinária riquíssima.

Festival Pão de Portugal, em Albergaria-a-velha

Para começar, um alimento tradicional português e amplamente consumido no mundo, o pão. O Festival Pão de Portugal, organizado pela Câmara de Vereadores de Albergaria-a-Velha, cidade que tem uma distância em torno de 70 km até a cidade de Porto.

Esse festival gastronômico em Portugal traz pães produzidos de diversas maneiras, formatos e sabores, com características típicas da região. O lugar é uma excelente opção para quem gosta do alimento e ainda quer conhecer novos modos de preparo.

O festival ainda propicia que o visitante conheça melhor a cultura e história, tanto da cidade, quanto da região no entorno. Assim, além de conhecer novas comidas, também é possível saber sobre o local e adquirir novos conhecimentos.

Quinzena Gastronômica do Polvo, em Lourinhã

Outra opção de festival gastronômico em Portugal é a Quinzena Gastronômica do Polvo, realizada em Lourinhã, que fica a 63 km de Lisboa. A cidade, além de realizar o festival, também é um ótimo local para visitar, já que faz parte do litoral português. Ela é banhada por diversos rios e, ao norte, possui praias rochosas, nas costas marítimas de Lourinhã, Atalaia e Ribamar.

O festival dura cerca de uma semana, quando os visitantes podem provar em torno de 60 receitas, tendo o polvo como protagonista. Há pratos como polvo crocante com sementes de sésamo, carpaccio de polvo com crocantes de frutos vermelhos e polvo suado com tomate e ovo escalfado (pochê).

Grandes restaurantes, renomados em Portugal, participam do festival que já tem mais de 10 anos e, a cada ano que passa, tem aumentado a sua referência no cenário gastronômico de Portugal. Isso porque a tradição e a inovação na culinária portuguesa aparecem juntas e em harmonia.

O polvo é um alimento indispensável da culinária portuguesa. Sendo assim, ganha tamanho destaque nesse festival. E pode ser uma boa oportunidade de experimentar diversas formas desse alimento que ainda não é tão comum no país.

A Quinzena Gastronômica do Polvo é um excelente festival gastronômico em Portugal para se conhecer

Street Food, em Rio Maior

Para os fãs de comida de rua, esse festival gastronômico em Portugal é uma excelente opção. Rio Maior fica a 83,6 km de Lisboa e pode ser um ótimo passeio para quem estiver no país.

O evento ainda é recente, mas já ganhou espaço e caiu no gosto do público. Ele é bastante informal, com um ambiente descontraído e tranquilo. O evento inovador traz comida de rua feita com qualidade e muito sabor, quebrando velhos conceitos.

Assim, é possível conhecer a gastronomia de Portugal de uma maneira diferente. E é também uma alternativa para quem não quer arriscar-se tanto ao comer um prato totalmente típico e com alimentos desconhecidos. Na comida de rua, é possível provar elementos locais, misturando com ingredientes já conhecidos.

O evento acontece no Jardim Municipal de Rio Maior, um local bonito e agradável. Desse modo, o festival ainda propicia um contato com o verde e com a natureza, melhorando ainda mais a experiência.

Festival da Cereja, em Resende

Para os amantes da fruta, um excelente festival gastronômico de Portugal é o festival da cereja, que acontece em Resende. A cidade fica cerca de 93 km de distância da cidade do Porto. A cereja é a principal fruta produzida na cidade, por isso, ganha um festival todo para ela, e diversas comidas são feitas usando o ingrediente.

Durante o festival, os visitantes podem adquirir a cereja diretamente dos produtores, já que centenas deles ficam por lá vendendo suas iguarias a preços especiais. Além disso, ainda são comercializados produtos artesanais feitos à base de cereja, como sucos e geleias, entre outras delícias produzidas na região.

Festival de Gastronomia, em Vila do Conde

A Vila do Conde, localizada na área metropolitana de Porto, oferece um excelente festival gastronômico em Portugal. O Festival de Gastronomia traz diversos pratos, doces e salgados, considerados típicos e que são especialidade da região.

Ele acontece nos Jardins da Avenida Júlio Graça, um ótimo ambiente para apreciar uma boa comida. A entrada é livre, sendo pagos apenas os alimentos que o visitante desejar consumir. Entre as opções disponíveis para consumir estão diversos bolos, biscoitos, doces, queijos, condimentos, ervas, azeites e méis. Além disso, há diversas bebidas como licores, vinhos, espumantes, xaropes, entre outros.

Para quem quer conhecer um festival gastronômico em Portugal, o que acontece em Vila do Conde é uma ótima opção

Festival Ao Gosto do Porto, em Porto

Mais uma opção de festival gastronômico em Portugal é o Festival Ao Gosto do Porto, que acontece em Porto, no Jardim de São Lázaro. A entrada do festival é gratuita e os visitantes podem deliciar-se com diversos pratos típicos da região.

Além de comidas tradicionais portuguesas, há também uma forte presença do marisco e das Francesinhas, que fazem referência à própria cidade. O festival, geralmente, acontece no mês de agosto.

Vale lembrar também que a cidade do Porto é uma cidade turística, muito visitada por quem vai ao país, e merece ida especial. Além do festival, é possível dar um belo passeio pela cidade.

Festival do Marisco, em Olhão

O festival do Marisco acontece em Olhão, cidade portuguesa que fica no Distrito de Faro, região e sub-região de Algarve. Esse festival gastronômico em Portugal ocorre, normalmente, em agosto, no Jardim Pescador Olhanense, que fica junto à Ria Formosa.

Como o próprio nome já diz, a base dos pratos que aparecem por lá são os mariscos, muito pescados na região. Eles são apresentados com grande variedade e preparados cozidos de forma tradicional.

No entanto, ainda é possível encontrar vários doces regionais, artesanatos e espetáculos artísticos. A cantora Daniela Mercury é uma das grandes atrações que já passaram por lá. Ou seja, além de apreciar uma boa culinária, ainda é possível divertir-se com bons shows.

Festival da Sardinha, em Portimão

Continuando nos frutos do mar, o turista que for a Portugal pode visitar o festival da Sardinha, que acontece na cidade de Portimão, que também fica no Distrito de Faro e na região de Algarve. Portimão fica a 74,5 km de Olhão. Esse festival gastronômico de Portugal acontece no Parque de Feiras e Exposições de Portimão.

A entrada do festival é livre, onde também é possível assistir a belos shows de grandes artistas portugueses. Além de, é claro, saborear a sardinha, preparada de diversas formas. O Festival da Sardinha também ocorre em agosto e seu horário de funcionamento é noturno, sendo que o festival abre as portas, geralmente, em torno das 19 horas (horário local).

O Festival da Sardinha é um ótimo festival gastronômico em Portugal

Festival do Bacalhau, em Gafanha de Nazaré

Para os amantes de bacalhau, ir a Portugal e não experimentar essa delícia nos pratos feitos por lá é quase um pecado. O bacalhau, ingrediente típico da culinária lusitana, ganhou um festival todo para ele. Esse festival gastronômico em Portugal, que acontece em Gafanha de Nazaré, traz diversos preparos para o peixe que vale a pena experimentar.

A freguesia, que fica no concelho de Ílhavo, distrito de Aveiro, a 82,5 km de distância da cidade do Porto, merece uma visita, principalmente durante os dias de festival. Aliás, ele acontece no Jardim Oudinot, um belo lugar para passar o dia com a família e propício para a época em que o festival acontece, já que agosto é um mês no meio do verão português.

Além dos belos pratos e receitas deliciosas realizadas com o bacalhau, a principal atração do festival não é a única. Durante os cinco dias do Festival do Bacalhau, há diversas atividades para serem realizadas, como visitas ao Navio Museu de Santo André, mostras de artesanato, exposições, workshops, canoagem, além de atividades e brincadeiras voltadas para as crianças.

Festival da Caldeirada e do Mar, em Armação de Pêra

O festival da Caldeirada e do Mar, um belo festival gastronômico em Portugal, acontece em Armação de Pera, freguesia que fica no concelho de Silvre. A cidade é bastante turística no verão, já que possui uma bela praia que atrai os turistas. O festival acontece no verão português, o que é bastante conveniente para os visitantes que passarem por lá, e tem duração aproximada de 9 dias.

O festival é realizado porque as caldeiradas são bastante importantes na região, sendo um alimento bastante consumido por lá. Isso porque, como a cidade é litorânea, há vários pescadores que vivem o ano inteiro da sua pesca.

Além das caldeiradas realizadas pelos 13 restaurantes participantes, os visitantes também podem comprar e experimentar outros frutos do mar, como peixes e mariscos. Além disso, ainda podem saborear os vinhos da região, que são muito famosos pela sua qualidade.

O que você achou dos festivais gastronômicos em Portugal? Ficou com vontade de conhecer algum? Conte-nos nos comentários! E não se esqueça de compartilhar esse post com seus amigos, para que eles também conheçam as delícias gastronômicas que podem ser encontradas nos festivais do país.