5 motivos para morar e se encantar por Portugal

Share

Portugal nos últimos anos tem se tornado um dos destinos principais para brasileiros quando o assunto é morar fora… E não é pra menos! Por conta da familiaridade da língua e do grande número de brasileiros que tem direito a adquirir dupla cidadania, morar na terrinha ficou mais fácil ainda.

Hoje veremos alguns dos motivos mais importantes que podem te fazer querer viver em Portugal, além de alguns fatos bem diferentes que encontramos no país. Vem ver!

1- Língua Portuguesa

Para quem não sabe, em Portugal o idioma falado é o portugues, o mesmo que falamos no Brasil, porém com algumas palavras e expressões com significados diferentes do que conhecemos. Vejamos alguns exemplos:

Quando você precisa ir ao banheiro em Portugal, deve dizer “casa de banho”, e ao terminar é preciso “deitar o papel na sanita”, ou seja, jogar o papel higiênico na privada (sim, esse hábito é muito comum, inclusive em algumas casas de banho não tem nem sequer cesto de lixo).

Ao chegar em uma cafeteria, para pedir um café com leite deve dizer “galão” (servido em copo americano) ou então “abatanado”, quando quiser café puro em uma xícara grande. Para aquele tradicional pão na chapa, lá é chamado de “pão prensado”, ou então o famoso misto quente, chamado de “tosta mista”. Para finalizar, aquela balinha de troco, em Portugal é chamada de “rebuçado”.

A carta de motorista passa a ser “carta de condução”, e quando for “conduzir” sua “viatura” lembre-se de parar nas “passadeiras” (faixa de pedestres) e deixar os “peões” (pedestres) passarem! Caso contrário poderá ter que pagar uma “coima” (multa) bem alta.

Um brasileiro ao visitar Portugal conseguirá tranquilamente se comunicar e entender os portugueses, só é preciso um pouco atenção pois eles costumam falar rápido.

2- Segurança

Não existe sentimento melhor do que poder sair a noite sozinho pelas ruas (seja você homem ou mulher) sem medo de alguém te abordar ou de ser assaltado! Em Portugal é comum as pessoas saírem a pé para ir a restaurantes, bares, baladas e voltar de madrugada caminhando, esse hábito se dá por conta dessa sensação de segurança que sentimos ao ver como as cidades são tranquilas e calmas.

Em 2019 Portugal foi considerado pela Global Peace Index (GPI) como o 3º país mais seguro do mundo, ficando atrás apenas da Islândia e Nova Zelândia

3- Culinária

Uma coisa é certa, morar em Portugal certamente te fará engordar alguns quilos! A culinária do país é riquíssima, cheia de sabores, aromas e ingredientes surpreendentes.

Além do famoso bacalhau (em todo restaurante você encontra pratos com o peixe e de diversos modos de preparo diferentes), carnes de cabrito, o conhecido leitão da mealhada (assado inteiro com pele crocante), uma infinidade de opções de pratos com frutos do mar, camarão, lula, polvo…

Para vegetarianos e veganos a notícia também é boa. Uma grande parte da população portuguesa é adepta do vegetarianismo ou veganismo, fazendo com que esse tipo de alimentação seja cada vez mais presente nos restaurantes, com pratos muito bem pensados e preços justos.

Os doces portugueses, vinhos, azeitonas, tremoços, e muito mais fazem com que a culinária seja um dos destaques do país.

4- Conhecer outros países

Portugal está localizado no sul da europa, faz fronteira terrestre apenas com a Espanha e com o oceano atlântico. Por ser um país pequeno, é possível cruzá-lo de norte à sul em apenas 7 horas de carro, possibilitando assim conhecer diversas cidades e suas belezas em um pequeno espaço de tempo.

Além disso, a partir de Portugal você consegue voos para praticamente todos os destinos da europa por preços muito acessíveis e bem rápidos. Para ir a Espanha de avião a duração da viagem é de apenas 50 minutos! Para Holanda 2h30, França 2h10 e a assim por diante. Imagina só, dar uma escapadinha um final de semana para Paris, Roma, Amsterdã.. Sim, vivendo em Portugal é possível!

5- Cultura e história por todos os lados

Portugal é um dos países mais antigos da europa, com mais de 800 anos. Isso faz com que em cada pedacinho do país esteja presente uma parte importante da história. São ruínas romanas, pinturas rupestres com milhares de anos, castelos, palácios, e vários outros lugares interessantes que valem a pena visitar quando estiver por lá.

Eventos culturais acontecem durante o ano todo no país, em todas as regiões. Nos meses de verão, entre junho e setembro não há um final de semana sem algo interessante acontecendo, seja shows, exposições de arte, feiras livres ou festivais gastronômicos.

Além desses 5 motivos, poderíamos citar outros como saúde de qualidade, educação considerada uma das melhores da europa e muito mais.

Se você tem vontade ou pretende morar em Portugal, saiba que nós podemos te ajudar. Oferecemos serviços de planejamento de viagem, onde junto com uma equipe direto da terrinha te auxiliamos em todas as etapas de mudança. E também ajudamos na busca pela documentação para obtenção da cidadania portuguesa. Fale com a gente!