Arquipélago de Berlengas – O paraíso português

Share

Se você está pensando em conhecer Portugal e Berlengas não está na lista de lugares para visitar, te aconselho dar mais atenção a esse lugar surpreendente!

O arquipélago das Berlengas está localizado a oeste do Cabo Carvoeiro, na cidade de Peniche, costa de Portugal. O acesso à ilha só pode ser feito através de barcos ou navios, tendo duração aproximada de 40 minutos a viagem.

Chegada à ilha

O que torna essa ilha tão especial é que existe uma capacidade máxima de pessoas que podem ter acesso durante o dia, mais precisamente 350 no total, sendo possível optar pelo passeio da manhã, 09h às 14h, ou da tarde, 12h às 18h.

As Berlengas são compostas por 3 ilhéus, Farilhões-Forcados, Estrelas e Berlenga Grande, sendo essa a mais conhecida e a única habitada.

Como chegar?

Existem diversas companhias que fazem o trajeto Peniche – Berlengas. No porto de Peniche é possível comprar o bilhete na hora, ou antecipadamente através do site. Por segurança indico que comprem antes, já que na época de alta temporada (verão) é praticamente impossível conseguir comprar minutos antes da viagem.

Embarcação da companhia Viamar, uma das responsáveis pelas viagens

Os preços variam entre 20 e 30 euros, dependendo da empresa escolhida. As viagens têm duração de 40 à 45 minutos, com uma linda vista do Cabo Carvoeiro, e em um dia de sorte, é possível observar golfinhos durante o percurso.

O que fazer na ilha?

Ao desembarcar dos barcos, é possível caminhar por uma trilha que te leva a parte lateral da ilha, onde existe o Forte de São João Batista. Não se sabe ao certo quando foi construído, mas segundo alguns relatos históricos, a fortificação existe desde meados do século XVI. Atualmente o local além de ser um dos principais pontos turísticos do local, se tornou um alojamento, onde é possível pernoitar por lá.

Forte de São João Batista

Além do forte, há uma área de campismo, com acessos a banheiros e mesas ao ar livre.

Também é possível fazer snorkeling, mergulhos, andar de kayak ou canoa (todas essas atividades devem ser adquiridas com os vendedores logo após a chegada na ilha).

Local de desembarque e venda de serviços

A principal praia é a Carreiro do Mosteiro, ou como é mais conhecida, Praia da Berlenga Grande. Normalmente a maioria das pessoas optam por permanecer deste lado da ilha por ter uma estrutura melhor, como banheiros públicos e um restaurante.

Praia da Berlenga Grande

Dica: Existem apenas dois locais onde é possível comer na ilha, o restaurante Mar e Sol, localizado próximo ao local de desembarque dos barcos, que conta com uma vista privilegiada e uma área com mesas ao ar livre. O segundo estabelecimento se encontra dentro do Forte de São João Batista, onde não podemos dizer ser um “restaurante”, mas sim um tipo de bar ou lanchonete.

Os preços das refeições podem variar muito em relação à época do ano e a disponibilidade dos produtos… Em média o almoço para um casal sai em torno de 30 euros.

Vida animal

Ao visitar Berlengas prepare-se para encontrar uma imensidade de gaivotas voando sobre suas cabeças… Fazendo barulho constante e roubando sua comida! (Muito cuidado ao abrir seu saquinho de salgadinho, sem dúvidas elas virão até você “pedir” um pouco).


Além das gaivotas, o mar da ilha possui uma variedade incrível de peixes que podem ser vistos a olho nú! Graças a pureza e claridade da água, conseguimos nadar juntos deles e observar de perto suas belezas.

Berlengas foi descoberta em meados de XV e despertou muito interesse dos portugueses da realeza… Mas precisamente o rei D. Afonso V, que costumava praticar caça a coelhos e outras espécies de animais selvagens de pequeno porte.

Por esse motivo, o rei declarou que o arquipélago se tornaria uma área protegida, onde nenhuma ação humana prejudicial poderia ser feita.

Em 2011 a Reserva Natural de Berlengas foi considerada como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO.

Se você chegou até aqui, dúvido que não tenha ficado com vontade de conhecer esse paraíso! Além de Berlengas, Portugal todo possui lugares lindos e paisagens de tirar o folêgo. Imagina só, viver em um país lindo, seguro e que ainda fala português…

Entre em contato com a gente e conheça melhor nossos serviços de cidadania portuguesa e planejamento de viagem, onde te auxiliamos do início ao fim do processo, tornando sua experiência o mais descomplicada possível.