Cidadania Italiana – Visto de Estudo na Itália

Cidadania Italiana – Visto de Estudo na Itália

Share

Estudar fora é um sonho de muitas pessoas, seja para fazer o ensino médio, graduação, mestrado ou mesmo um curso profissionalizante. Mas a pergunta é, como posso conseguir estudar em outro país?

Em praticamente todos os países ao redor do mundo, existem instituições de ensino que aceitam estudantes de outras nacionalidades, porém é necessário que o interessado solicite determinados documentos que autorize sua estadia por razões de estudo.

Visto de Estudo

Como o próprio nome já diz, o visto de estudo é o que te dá permissão de residir legalmente no país para fins de estudo. Hoje falaremos sobre a Itália, mas caso queira saber sobre visto de estudo para Portugal, veja nosso outro conteúdo sobre.

Visto de estudante para Portugal.

O visto para a Itália é necessário caso a estadia do cidadão brasileiro seja superior a 90 dias. Por esse motivo, caso você pretenda se matricular em um curso que dure menos de 3 meses, você está isento de visto. Porém se o curso tiver duração maior que 90 dias será necessário solicitá-lo.

IMPORTANTE: CASO VOCÊ POSSUA DUPLA CIDADANIA ITALIANA, NÃO É NECESSÁRIO OBTER NENHUM TIPO DE VISTO, POIS A PARTIR DO MOMENTO EM QUE ADQUIRE A CIDADANIA, AUTOMATICAMENTE PASSA A TER TODOS OS DIREITOS E DEVERES DE UM CIDADÃO ITALIANO, INCLUSIVE ESTUDAR EM QUALQUER INSTITUIÇÃO DE ENSINO.

Visto Estudo

O primeiro passo é ir ao consulado italiano mais próximo da sua casa, ou seja, que seja de acordo com a jurisdição consular. Neste momento é importante levar todos os documentos necessários, incluindo passaporte válido, um formulário de visto preenchido e o pagamento de uma taxa de 50 euros.

Confira a lista completa de documentos no site do próprio consulado em questão.

Depois de sua ida ao consulado, será necessário aguardar a emissão do visto, que pode chegar até a 2 meses

Para saber mais sobre vistos, acesse o site oficial do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional.

Tipos de vistos para estudante

Visto di studio

É o visto para quem vai realizar um curso universitário, como graduação e mestrado. Duração: O tempo de conclusão do curso.

Corso singolo universitario

Quando você se interessa apenas por determinadas matérias de um certo curso (universidades públicas), é possível frequentar as aulas e aprender! Mas atenção, será necessário fazer as provas e ser aprovado! Para solicitar esse tipo de visto de estudo, é imprescindível se matricular no curso desejado antes de ir ao consulado e apresentar os documentos. Duração: Período de conclusão das matérias.

Formazione professionale

Este visto é para aqueles que querem fazer um curso profissionalizante na Itália, como confeiteiro, cozinheiro e etc. Duração: Máximo 24 meses.

Post-laurea

Visto exclusivo para aqueles que querem se inscrever-se em um curso de Pós-graduação na Itália, como cursos de MBA (Master), Doutorado, Especialização, Aperfeiçoamento, entre outros, em universidades públicas ou particulares reconhecidas pelo MIUR (Ministero dell’Istruzione, Ricerca e Università). Duração: Período de conclusão do curso.

Programma di scambio e mobilità

Destinado a quem deseja fazer um curso de intercâmbio. Deverá apresentar uma carta de aceite enviada pela Universidade italiana, a qual deverá conter informações importantes, como, nome completo, sede da universidade, tipo de acordo bilateral entre a universidade no Brasil e a italiana. Duração: Período exato do curso de intercâmbio.

Tirocínio

Este tipo de visto é destinado para aqueles que desejam realizar um estágio na Itália enquanto ainda estão matriculados em uma universidade brasileira. Duração: Prazo pré-determinado pela instituição de ensino.

Estudar na Itália pode ser sem dúvidas uma experiência inesquecível! Além de ter a oportunidade de aprender outra língua, você pode mergulhar em uma nova cultura, novos sabores e novos desafios! E aí, vamos?