Comidas típicas: saiba mais sobre a culinária portuguesa

Share

Portugal apresenta em sua gastronomia algumas receitas clássicas e mundialmente conhecidas, que foram passadas através de gerações, além de outras que são bem tradicionais da região. Ao visitar um país, os turistas buscam sempre conhecer todas as características do lugar, desde a cultura até a culinária. As comidas típicas de Portugal são muitas, por isso não deixe de conhecê-las e, claro, experimentá-las!

Comidas típicas portuguesas

Desde o mais famoso bacalhau até as menos disseminadas amêijoas, os pratos de Portugal são na maioria feitos com ingredientes do mar e temperos marcantes. Mas há também preparos com carnes, além dos doces clássicos, que não faltam em nenhuma padaria portuguesa.

Conheça abaixo 10 comidas típicas de Portugal e um pouco de suas histórias.

Francesinha

Com diversos recheios, o que não pode faltar na Francesinha é o molho picante. – Foto: Google Imagens

Com origem na cidade do Porto, a Francesinha é uma espécie de sanduíche bastante farto. A receita é semelhante ao Croque Madame, lanche francês cuja origem inspirou o nome da versão lusitana. Historicamente, é uma iguaria recente, mas que já faz parte dos pratos típicos de Portugal, presente principalmente na região norte do país.

Apesar da história do prato ser incerta, a maioria dos portugueses dirá que a criação veio de Daniel David Silva, na década de 1950. O português trabalhava no restaurante A Regaleira e trouxe inspirações da França para montar um sanduíche original, com o destaque sendo o molho de tomate picante jogado por cima.

O lanche é composto por duas fatias de pão de forma recheadas com linguiça, salsicha fresca, carne suína e bovina cobertos por bastante queijo. O preparo então vai ao forno para derreter e adiciona-se o famoso molho ao final, feito à base de tomate, cerveja e pimenta. O prato pode vir acompanhado de ovo estrelado e batata frita.

Amêijoas

As amêijoas são consumidas como petisco nos restaurantes portugueses. – Foto: Google Imagens

Amêijoa é um termo usado para designar algumas espécies de moluscos cultivados na região mediterrânea. O prato típico português que tem este fruto do mar como base leva o nome de Amêijoas à Bulhão Pato, uma homenagem ao poeta luso do século XIX, época em que a receita foi firmada.

Em sua composição, a fórmula é bastante simples, valorizando o marisco como sabor principal. Mesmo assim, foi um dos finalistas na lista de 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa. O prato leva os temperos do azeite, alho, coentro, sal, pimenta e vinho branco, formando um caldo saboroso no fogo. A Amêijoa à Bulhão Pato é finalizada com limão antes de servir e pode vir acompanhada de pão.

Em Portugal, com certeza se encontrará algum preparo de amêijoas em restaurantes e cervejarias com o produto bem fresco. Quem gosta de frutos do mar não pode deixar de pedir este prato que é um dos mais antigos e tradicionais da gastronomia portuguesa, consumido em todos os lugares.

Sardinhas

Por ser um peixe gorduroso, não há nenhum óleo ou azeite no preparo das sardinhas. – Foto: Pixabay

Classificada como uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, a sardinha na brasa está entre os pratos mais consumidos e conhecidos da culinária local. É também um dos mais clássicos, que surge junto com a história de Portugal e foi transmitido durante centenas de gerações.

Apesar de muitas vezes ser chamada de sardinha assada, o preparo mais comum é na realidade feito na grelha, e não no forno. No prato, o pequeno peixe é comumente apresentado inteiro, temperado somente com sal grosso e servido com diversos tipos de acompanhamentos como pão, batata, cebola e salada. Há ainda as sardinhas enlatadas, populares em muitas regiões do mundo.

As receitas com pescados estão entre as mais antigas, devido à frequência com que se dependia da caça como forma de sustento e sendo o mar um importante fornecedor de alimentos. Portanto, há séculos a sardinha é um dos principais pratos dos portugueses: desde o início da monarquia até a atualidade.

Com muita tradição em Lisboa e no Vale do Tejo, a sardinha de Setúbal foi premiada e reconhecida como a melhor comida típica de Portugal na categoria dos peixes, no ano de 2011, ganhando inclusive do famoso bacalhau. É um prato indispensável durante uma visita ao país.

Pataniscas e bolinhos de bacalhau

Pataniscas é o nome dado à receita de bolinho de bacalhau empanado. – Foto: Google Imagens

O bacalhau é um dos peixes mais comercializados nas terras lusitanas, por isso é comum encontrar algumas variedades, como por exemplo, as pataniscas: uma receita de bolinho de peixe. Com origem na antiga província de Estremadura, o prato pode ser um petisco ou então refeição completa.

Um pouco diferente dos bolinhos mais tradicionais, o formato característico das pataniscas é mais achatado. O bacalhau é desfiado e temperado com sal, pimenta e salsa e posteriormente envolvido em uma camada de farinha de trigo com ovo para que possa ser frito.

Por sua simplicidade, as pataniscas são uma comida típica de Portugal que são boa pedida em qualquer horário. Como prato principal, muitos portugueses a consomem com arroz de tomate, feijão, salada e batata, acompanhamentos bastante tradicionais.

Há uma pequena diferença, no entanto, entre as pataniscas lisboetas, as portuguesas e os bolinhos. A versão de Lisboa é fina e regular, mais parecida com um disco. Já a receita nacional seria também chamada de iscas de bacalhau, ou seja, com um formato de lascas irregulares. Há ainda algo à parte, os bolinhos de bacalhau. Estes são fritos em uma mistura com purê de batatas, ficando maiores e mais pesados.

Cozido à portuguesa

O cozido é um prato servido em qualquer família portuguesa. – Foto: Google Imagens

Representando a carne vermelha, o cozido à portuguesa reúne alguns tipos de embutidos e bifes em um preparo clássico. É uma grande mistura repleta de proteínas que se torna ideal para ser consumida durante o inverno, por causa de seu valor energético.

A seleção das carnes é uma escolha de quem prepara o cozido, variando de acordo com a região do país. A receita pode incluir frango, diferentes cortes de porco e de bovino, além dos enchidos presentes em todos locais, como a típica farinheira e o chouriço. O prato também é acompanhado de vegetais como batata, cenoura, nabo e couve, servidos com arroz e feijão.

Como todo bom prato feito com diversos ingredientes, o cozido à portuguesa surgiu pela necessidade de aproveitar os restos de comida nos tempos de crise econômica. Essa é uma das versões sobre sua origem, já que a receita é tão antiga a ponto de não se saber mais quando surgiu. Além disso, inúmeras variações foram atribuídas ao prato ao longo dos séculos.

Bacalhau

A bacalhoada é um dos maiores símbolos da cozinha portuguesa. Foto: Google Imagens

Encaminhado para a gastronomia brasileira e estabelecido em muitas ocasiões comemorativas, a bacalhoada tem suas raízes tradicionalmente em Portugal. É provavelmente o primeiro prato que vem à mente quando se pensa em comidas típicas portuguesas.

A adaptação de uma das receitas portuguesas do pescado chama-se bacalhau à Gomes de Sá, já que o peixe é preparado de diversas formas no mundo inteiro há centenas de anos. Criada na cidade do Porto, ao fim do século XIX, é possivelmente a opção mais reproduzida do prato no Brasil, principalmente durante a quaresma. Nele, as postas de bacalhau são assadas com batata, cebola, azeite, ovo cozido e azeitona.

Em Portugal, existem ainda muitos tipos de preparos de bacalhau. É possível encontrá-lo desfiado com cebola, batata palha e ovo mexido (bacalhau à Brás), ou então gratinado e servido com maionese, purê de batata e pimenta (bacalhau à Zé do Pipo). Seja qual for seu criador, o que não falta nos restaurantes portugueses é um bom prato de bacalhau com alguma história para contar.

Broa

A broa existe desde que se começou a plantar o milho em Portugal. – Foto: Google Imagens

A broa de milho pode parecer uma invenção brasileira, mas surgiu muito antes nas terras lusitanas. No norte de Portugal, onde o cultivo de milho era bastante intenso, foi produzido o pão feito com a mistura de farinhas que é muito popular até hoje.

A tradicional broa portuguesa é salgada e grande, o oposto do que se tem no Brasil, com uma casca crocante e miolo espesso. Os ingredientes são fubá, farinha de trigo ou de centeio, sal, açúcar, água e levedura. Após um preparo cuidadoso e demorado, garantido nas melhores padarias de Portugal, tem-se uma broa que pode ser consumida em qualquer momento do dia e da forma que for preferida.

Pastel de nata

O doce de nata viajou pelo mundo e hoje é comum em países como Brasil, China e na região de Macau. – Foto: Pixabay

Também conhecidos por pastel de Belém, o pastel de nata é um doce muito apreciado pelos portugueses e turistas, surgido no século XIX, em Lisboa. É uma comida presente em todos os cafés e docerias de Portugal, sendo outra iguaria reconhecida como uma das 7 Maravilhas da Gastronomia local.

Apesar do nome, as pastelarias portuguesas nada têm a ver com o pastel comercializado no Brasil. O pastel de nata é uma massa folhada assada, com recheio doce feito de gemas e creme de leite, e que pode ser consumida fria ou quente. O “pastel de Belém” é, na realidade, uma marca: a fórmula original e patenteada dos pastéis de nata que hoje são fabricados em diversas padarias.

A confeitaria em Portugal é muito valorizada por suas sobremesas incomparáveis e saborosas. Muitos visitam o país com a intenção de provar os famosos pastéis de nata e é fácil entender o motivo. Nada se compara a experimentar um prato tão típico no lugar em que foi criado e transmitido através das famílias por muitos anos.

Pastel de Santa Clara

Os doces portugueses são consumidos a qualquer hora do dia. – Foto: Google Imagens

Outro representante da confeitaria, o pastel de Santa Clara tem suas origens na cidade de Coimbra e é apreciado como um dos melhores doces portugueses. O prato consiste em uma massa filo açucarada recheada com ovos moles e amêndoas, tradicionalmente apresentado em forma de meia-lua.

Antigamente, era muito comum que receitas surgissem dentro dos conventos. Esse doce em questão surgiu justamente dessa forma, criado pelo Convento de Santa Clara que deu nome ao prato típico de Portugal.

Queijos – Serra da Estrela e Azeitão

A cremosidade é a textura natural dos queijos da Serra da Estrela e Azeitão. – Foto: Google Imagens

Além dos bons peixes, Portugal é um país conhecido por seus queijos e vinhos regionais. Os queijos denominados Serra da Estrela e Azeitão estão entre os melhores produzidos por lá, chamando atenção pelo sabor único de cada alimento.

Ambos os produtos são feitos com leite de ovelha e apresentam uma textura incrivelmente cremosa por dentro e firme por fora. Enquanto o Serra da Estrela é produzido na região central do país, o queijo de Azeitão tem origem no distrito de Setúbal, mas ambos têm um procedimento parecido de fabricação.

Quanto ao sabor, o Azeitão é classificado com um gosto levemente amargo, mas é o queijo da Serra da Estrela que é aclamado mundialmente e premiado nas 7 Maravilhas da Gastronomia. Em Portugal, eles servidos acompanhados de doces como figo, marmelada ou doce de leite.

Existem muitas receitas da culinária portuguesa que têm história e tradição. Agora que você já conheceu um pouco dos pratos típicos de Portugal, deixe sua opinião abaixo e planeje sua viagem gastronômica! Não se esqueça de continuar acompanhando o blog para mais publicações como essa.