Como é morar em Portugal segundo brasileiros?

Como é morar em Portugal segundo brasileiros?

Share

Sabemos que não se pode aprender tudo sobre um país em poucas palavras. Se há, no entanto, uma frase que resuma a vida de quem migra para Portugal, essa seria: quando se abre a primeira porta, não se volta atrás.

É essa a perspectiva de brasileiros que migram para o país – tamanha é a satisfação dos imigrantes com os lusitanos. É difícil encontrar, hoje em dia, alguém insatisfeito com a vida em Portugal. O que significa para nós, cidadãos colonizados pelos portugueses, mas com identidades culturais diferentes, reconhecermo-nos em terras ibérias?

O que os brasileiros dizem?

“Sem dúvidas o que me chamou mais a atenção foi não só a presença da música brasileira em quase todos os ambientes espalhados pela cidade, porém mais especificamente a presença de festas com a temática da música brasileira, voltada não só para brasileiros, mas também para todas as nacionalidades simpatizantes”, registrou Cristovão Simões em seu extenso estudo Espaços de Sociabilidade: A música como ferramenta de identidades de imigrantes brasileiros.

Este breve artigo fala sobre as vantagens e desvantagens de morar em Portugal. Disponibilizamos, com exclusividade, alguns relatos de experiências reais e pessoais de brasileiros que migraram para Portugal.

Pedir cafezinho na padaria, comer rabanada no Natal e pendurar a roupa para secar no varal são algumas das semelhanças entre Brasil e Portugal.

Por que migrar?

Afinal, o que mais contribui para a decisão de migrar para Portugal? As semelhanças? As diferenças? A língua? Veja o que dizem aqueles que tomaram essa decisão.

“Não acho que a possível semelhança cultural seja uma vantagem, até porque as semelhanças culturais não são majoritárias. Há diferenças culturais, as quais pesam tanto quanto as semelhanças. Na verdade, acredito que a maior vantagem de se viver em Portugal seja as oportunidades. Aqui temos mais possibilidade de criar networking, fazer contatos pela Europa, ir a conferências, workshops em outros países ou mesmo apresentar trabalhos, o que enriquece o curriculum e nosso crescimento pessoal”.

(Déborah Andrade)

 “A principal vantagem é a língua que, apesar das diversas palavras diferentes, conseguimos nos entender muito bem. Isso foi o que mais pesou quando eu com três filhos pequenos optei em sair do Brasil. No geral existe muitas semelhanças. O café é como se fosse a nossa cerveja. Aqui 90% dos convites são para tomar um café e não uma “geladinha”. Os Portugueses são hospitaleiros, mas ainda estão longe da simpatia e desprendimento dos brasileiros …”

(Fabiana Jardim)

 “Migrei para Portugal em dois momentos distintos: um, para cursar o Mestrado em 2010; e depois para iniciar o doutorado, em 2015. Nesse intervalo, o regresso ao Brasil se fez necessário e foi importante para entender o que é viver em terras estrangeiras. A partir da minha experiência, aprendi que há diversas vantagens em migrar, como: a de ir em busca de um novo aprendizado o qual o teu país de origem ainda não possibilita, como áreas específicas do conhecimento científico; a de viver e assimilar outras culturas e pontuar a sua e seus valores no mundo, o que caracteriza a integração; e a de saber que a migração terá um fim e que este permitirá contribuir para que as experiências vividas fora tenham um novo significado nas práticas diárias da sua comunidade local.”

(Maurício Vieira)

 “Portugal é surpreendente. Passando uma temporada por lá, percebi que a população é cosmopolita, todos falam línguas e os mercados vendem marcas do mundo inteiro. Nunca fiquei na mão.”

(Marina Gonçalves)

O bonde é um antigo meio de transporte, que está praticamente extinto nos dias de hoje, mas que ainda é utilizado efetivamente como meio de transporte na capital Lisboa em Portugal.

Gostou do post? Não deixe de comentar em nossa página!