Como financiar um imóvel em Portugal

Como financiar um imóvel em Portugal

Share

Se você está pensando em investir seu dinheiro em algo, esse é o post perfeito! E se a ideia nunca passou por sua cabeça, melhor continuar lendo também, porque hoje nós vamos mostrar todas as vantagens de se financiar um imóvel em Portugal e a melhor maneira de se fazer esse investimento. Quer ver só?

Money Money GIF - Find & Share on GIPHY

Não há discussão, no mundo todo qualquer investidor vai te confirmar: não importa o tamanho do imóvel, investir na compra deles é uma das formas mais seguras e eficazes de investimento. E se tratando de Portugal, a situação melhora muito mais. O país está com a economia em ritmo crescente, com previsões otimistas para os próximos anos, sem contar com as ótimas condições de compra via financiamento que são oferecidas e, claro, uma cultura e clima inigualáveis. Quer coisa melhor do que isso? O.K, a gente te conta outra vantagem: ter um imóvel em Portugal pode ajudar muito no momento de realizar o pedido de dupla cidadania! Falamos mais sobre isso no post de laços efetivos com Portugal, dá uma olhada!

Oficialmente, hoje os brasileiros somam 10% do investimento estrangeiro no setor imobiliário português, ficando atrás apenas dos britânicos (19%) e dos franceses (25%). Fizemos um post sobre a opinião de alguns brasileiros que moram em Portugal, vale a pena dar uma conferida. E se você ficou instigado a saber um pouco mais sobre compra e financiamento de imóveis em Portugal, basta acompanhar o passo a passo que montamos aí embaixo.

               (Que tal apostar em Portugal? O país é lindo e ainda oferece muitas vantagens!).

Eu preciso ser cidadão europeu para comprar um imóvel em Portugal?

Não. Para se comprar e financiar um imóvel em território português não é preciso ter visto e nem cidadania europeia. Mas se for do seu interesse obter um passaporte da UE, o governo de Portugal incentiva o investimento por meio do Golden Visa.

Golden Visa é um programa de Autorização de Residência. Uma das maneiras de obtê-lo é a partir da compra de um imóvel no exterior. A partir do momento em que você obtém o Golden Visa Portugal, você e sua família podem morar em qualquer país da união europeia, como um cidadão europeu. Além disso, após cinco anos no programa, mesmo não tendo necessariamente morado em algum país da UE, você pode solicitar sua nacionalidade portuguesa e obter o passaporte europeu.

Em suma, não existe nenhum impedimento para efetuar a compra de um imóvel. Mesmo sem cidadania europeia ou Golden Visa, a pessoa interessada poderá investir livremente, precisando apenas apresentar a documentação necessária, a qual iremos apresentar mais à frente.

Existe um investimento mínimo?

Sim. Para se investir em um imóvel em Portugal a quantia mínima é de 500 mil euros em um ou mais imóveis, ou 350 mil euros caso a propriedade tenha mais de trinta anos e se encontre em uma área de reabilitação urbana.

Financiamento e juros

Brasileiros que compram um imóvel em Portugal podem conseguir financiar até 60% do valor total do imóvel, existindo alguns casos de até 70%. Quanto aos juros, nos primeiros quatro anos giram em torno de 1% ao ano e após este período passam para 1.4% ao ano. Os prazos para financiamento podem chegar a 35 anos.

                                     (É importante se atentar à pesquisa do mercado local).

Etapa 1 – Pesquisa

Antes de partir para seu investimento, é muito importante fazer uma boa pesquisa em relação ao mercado das regiões que te interessam. Saber a região certa para o seu perfil e para o seu investimento fará toda a diferença ao longo do processo, além de oferecer o melhor custo-benefício para o seu caso. Fizemos um post sobre as divisões de Portugal, no qual explicamos um pouco sobre como funciona o território português e suas regiões; já é um ótimo começo para a sua pesquisa, não deixe de ler!

Em seguida, após juntar mais informações e já ter em mente o objetivo do seu investimento, nós aconselhamos que você procure empresas especializadas no assunto de investimento de imóveis, pois elas poderão direcionar e aprofundar da melhor forma a sua pesquisa.

Etapa 2 – Simulação de compra

Tendo estabelecido o valor, a cidade e o imóvel de seu interesse, é possível realizar uma simulação da compra baseada no valor do imóvel em relação a sua renda atual ou seus investimentos. É um processo bem simples e requer apenas os seguintes dados:

  • Valor de aquisição do imóvel;
  • Valor que se deseja para financiar (geralmente 60%);
  • Idade dos compradores;
  • Rendimento líquido em euros;
  • Prazo do financiamento;
  • Nome completo (se for mais de um comprador, é necessário fornecer os dados completos de todos).

E “voilà”! Essa simulação dará o perfil de investimento a ser realizado. Ela pode ser feita no site do Deutsche Bank.

Etapa 3 – Documentação

Abaixo, listamos os documentos que são necessários para iniciar o processo de compra do seu imóvel.

  • NIF – Número de identificação fiscal;
  • Passaporte;
  • Três contracheques ou recibos de pagamento mensal;
  • Imposto de renda dos últimos três anos;
  • Três meses de extratos bancários: conta corrente e poupança (todos os bancos em que você tenha conta devem ser incluídos);
  • Contrato de trabalho;
  • Carteira de trabalho assinada com declaração de trabalho;
  • Declaração de idoneidade do Serasa/SPC.

É importante lembrar que para fazer uma transação comercial em Portugal é preciso ter uma inscrição na Administração Fiscal portuguesa, para assim obter o NIF. Além disso, durante o processo de compra do imóvel também será preciso obter outras documentações, como:

  • Certidão do Registro Predial / Certidão de Teor – Documento que confirma e legitima tanto o proprietário quanto o comprador;
  • Caderneta Predial – Informa a situação fiscal do imóvel. Pode ser solicitada no Serviço de Finanças;
  • Licença de Utilização – Atesta para que serve o imóvel que você pretende comprar. Esse documento pode ser solicitado na prefeitura do local em que você está negociando o imóvel;
  • Ficha Técnica de Habilitação – Descreve as características técnicas e funcionais do imóvel. Pode ser adquirida na prefeitura ou junta de freguesia, em Portugal.
          (Já está pensando em qual região de Portugal é mais interessante para o seu investimento?).

Etapa 4 – Transferência de capital

Todos os bancos efetuam a transação de capital do Brasil para Portugal, mas é importante realizar essa transferência no momento certo para evitar que a oscilação de câmbio seja desfavorável. Os bancos brasileiros cobram uma taxa para transferência e imposto de acordo com as taxas em vigor do governo brasileiro. Empresas especializadas em investimentos financeiros e imóveis também são uma opção, pois elas podem te auxiliar na abertura de uma conta bancária em bancos portugueses; neste caso, o processo torna-se bem menos burocratizado.

Gostou das dicas? Já está pensando em que região de Portugal vai investir? Conta pra gente e aproveita para dar uma passada na nossa página do Facebook, lá você pode conversar com outros leitores e tirar suas dúvidas com a nossa equipe!