Como solicitar minha carteira de motorista na Itália?

Como solicitar minha carteira de motorista na Itália?

Share

Seja em uma viagem a turismo, ou para uma mudança definitiva, ter a liberdade de conhecer o país com calma, sem precisar utilizar os transportes públicos, que muitas vezes pode ser complicado, é sem dúvida uma das melhores opções para circular pela Itália!

Mas você sabe o que precisa ser feito para solicitar, ou tirar nova carteira de motorista em solo italiano? Se a resposta for não, calma que a gente explica tudo.

VOU VIAJAR PARA ITÁLIA, POSSO DIRIGIR COM A CNH BRASILEIRA?

Sim. A CNH – Carteira Nacional de Habilitação é válida em território italiano, com ela você tem permissão para dirigir por até 1 ano após sua chegada no país.

Porém a CNH é um documento oficial brasileiro que consequentemente está escrito em português, neste caso é aconselhável que o indivíduo tenha junto com o documento uma tradução juramentada para o idioma oficial do país, o italiano.

PID – PERMISSÃO INTERNACIONAL PARA DIRIGIR

Uma outra opção para quem viaja para Itália é a PID, ela tem validade de até 3 anos, caso a CNH do indivíduo não vença nesse meio tempo.

Para solicitá-la é necessário ainda em solo brasileiro ir ao Detran onde foi emitida sua CNH, preencher um formulário online, fazer o pagamento presencialmente e aguardar até que a permissão fique pronta.

IMPORTANTE: O valor que deverá ser pago muda referente ao estado.

COMO TROCAR MINHA CNH PELA CARTEIRA DE MOTORISTA VÁLIDA NA ITÁLIA?

Desde que foi criado o acordo entre Brasil e Italiana, é possível fazer a troca do documento, ou seja, brasileiros que vivem na Itália ou italianos que vivem no Brasil podem converter o documento para que seja válido em território nacional.

Para que seja possível a troca, existem algumas regras que devem ser levadas em consideração:

  • A troca é permitida apenas para brasileiros que estejam vivendo na Itália há menos de 4 anos na data da solicitação do documento. Depois desse período é necessário fazer exames teóricos e práticos para validação da carta.
  • Carteira de habilitação adquirida após a residência legal na Itália não é permitida, ou seja, caso um brasileiro viva em solo italiano, retorne para o Brasil, solicite uma nova CNH e retorne para Itália, essa não será válida para troca.

DOCUMENTAÇÃO PARA TROCA DA CNH BRASILEIRA PARA O PERMESSO DE GUIA (CARTA ITALIANA)

Para efetuar a troca da CNH brasileira é necessário alguns documentos, vejamos quais são:

  • Carteira de motorista brasileira original e cópia
  • Tradução juramentada em italiano da carteira de motorista
  • Atestado feito por um médico autorizado pelo Ministero delle Infrastrutture e cópia
  • Cópia da Carta di Identità e do Codice Fiscale
  • Duas fotos 3×4 (uma autenticada)
  • Cópia do Permesso di Soggiorno
  • Comprovante de pagamento do Ufficio Postale

Após reunir todos os documentos é necessário ir até uma autoescola e solicitar a troca.

CUSTOS REFERENTE A TROCA

Como vimos, o procedimento para efetuar a troca é bem burocrático e pode demorar um certo tempo, visto que alguns documentos, como a tradução juramentada não é feita de imediato.

O valor cobrado pelo Ufficio Postale é de 10,20 e 32,00 euros. Já a consulta médica pode variar entre 40,00 e 150,00 euros. A tradução juramentada, dependendo da cidade onde será feira, sai em média 70,00 euros.

Após a troca oficial da carteira, você poderá dirigir sem restrição nenhuma na Itália e no bloco europeu.