Conheça as principais datas comemorativas de Portugal

Share

Principais datas comemorativas de Portugal

Ao todo, são treze datas comemorativas de Portugal que são consideradas obrigatórias pelo governo. Quatro delas deixaram de existir durante a forte crise econômica que marcou o país em 2012. Quatro anos depois, esses feriados voltaram ao calendário lusitano.

Sendo assim, confira a seguir quais são essas datas e as características e significados de cada uma delas.

Ano Novo – 1º de janeiro

O feriado de Ano Novo é considerado uma confraternização universal para quem segue o calendário gregoriano. Ele passou a ser comemorado nessa data no ano 46 a.C. a partir de um decreto do governador romano Júlio César.

Em Portugal, o primeiro dia do ano não difere muito do Brasil. Praticamente todo o comércio, o que inclui os restaurantes, mantém suas portas fechadas. O mesmo ocorre com as atrações turísticas.

No entanto, é uma boa data para visitar pontos de interesse ao ar livre e fazer alguma caminhada, já que há pouquíssimas pessoas nas ruas. Entre as dicas de turismo em Lisboa, por exemplo, estão os miradouros e caminhar por Belém.

Sexta-feira Santa

Como é de conhecimento geral, a Sexta-feira Santa é um feriado móvel que recorda a morte de Jesus Cristo. Em 2019, a data será celebrada no dia 19 de abril. Já em 2020, no dia 10 de abril. Enquanto em 2021, em 2 de abril.

Nem tudo costuma fechar nesse período no país, o que favorece os viajantes. Vale dar uma pesquisada no site oficial da atração a ser visitada para se certificar de que nesse dia ela estará aberta.

Páscoa

A Páscoa é outra comemoração móvel dentro do calendário gregoriano e que sucede o fim da Quaresma. Ela acontece em um domingo em que os cristãos celebram a ressurreição de Cristo.

Em 2019, a data será celebrada no dia 21 de abril. Já em 2020, no dia 12 de abril. Enquanto em 2021, em 4 de abril.

Essa é uma das datas comemorativas de Portugal que mais mexem com a população local. Ela é celebrada com muita alegria em família e com respeito às tradições e rituais seculares, principalmente no que diz respeito às iguarias culinárias e doces típicos.

Assim como na Sexta-feira Santa, nem tudo costuma fechar no país.

Dia da Liberdade – 25 de abril

O cravo vermelho é o símbolo desse feriado que celebra o fim da ditadura no país. Fonte: YouTube

Esse feriado é visto como um dos dias mais importantes do ano para Portugal. O 25 de abril celebra o fim da ditadura que o país viveu entre os anos de 1933 e 1974.

O movimento político e social que resultou na libertação da nação chamou-se Revolução de 25 de Abril, mas ficou conhecido também como Revolução dos Cravos.

Naquele dia, o povo português ofereceu cravos vermelhos aos soldados em sinal de paz, que as colocaram nos canos de suas espingardas. Por conta disso, a flor tornou-se o símbolo desta data.

Apesar de ser um período importante, nem tudo fecha no país. Mas é interessante que os turistas pesquisem com antecedência sobre as atrações turísticas que irão abrir para visitação.

Dia do Trabalhador – 1º de maio

O Dia do Trabalhador é comemorado em diversos países pelo mundo e também faz parte das datas comemorativas de Portugal consideradas obrigatórias pelo governo.

A primeira manifestação de trabalhadores na rua ocorreu em 1886, em Chicago, nos Estados Unidos, com a intenção de diminuir a carga horária de trabalho de treze para oito horas. O mesmo viria a acontecer em 1889, em Paris, capital francesa, no dia 1º de maio.

Somente no dia 23 de abril de 1919 é que o feriado foi adotado, a partir da decisão do senado francês de reduzir a jornada laboral para oito horas. Foi assim que outros países aderiram a esse dia como uma folga merecida aos trabalhadores.

Em Portugal, o comércio e as atrações turísticas não funcionam em sua grande maioria.

Dia de Portugal – 10 de junho

O Dia de Portugal é comemorado com desfiles e apresentações militares. Fonte: Tâmegasousa

No dia 10 de junho comemora-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Até o ano de 1974, durante o período ditatorial, comemorava-se o Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses.

Após o fim desse regime político, o país aderiu à data para homenagear Luís Vaz de Camões e as comunidades lusitanas pelo mundo. Bem como o dia da Língua Portuguesa.

Camões é considerado o escritor mais importante na terrinha e sua morte aconteceu justamente nese dia, no ano de 1580. Seu livro “Os Lusíadas” é classificado como a maior obra épica de Portugal.

A celebração do dia Dia de Portugal conta com desfiles, apresentações militares, entregas de medalhas de honra ao mérito, entre outras atividades. O presidente da República e outros políticos importantes participam das festividades.

Nem tudo fecha nese dia, mas é válido pesquisar antecipadamente sobre o funcionamento de atrações de turísticas.

Corpus Christi

Corpus Christi é mais um feriado religioso móvel que é celebrado em vários cantos do mundo. Ele sempre acontece na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, ocorre após o domingo de Pentecostes, ou seja, 60 dias após a Páscoa.

A celebração nasceu no século XIII, em comemoração a Eucaristia, tendo sido instituída pelo Papa Urbano IV em 8 de setembro de 1264. Essa foi uma das datas comemorativas de Portugal extintas durante o período de crise econômica atravessada pela nação.

Por todo o país, há procissões com ruas decoradas com flores ou com tapetes florais, algo parecido com o que ainda é percebido pelo interior do Brasil. A igreja lusitana aproveita o dia para efetuar as primeiras comunhões solenes de crianças e jovens.

Em 2019, o feriado de Corpus Christi cairá no dia 29 de junho. Em 2020, será em 11 de junho. E em 2021, em 3 de junho. A data é facultativa e o comércio e atrações turísticas podem funcionar normalmente.

Assunção de Nossa Senhora – 15 de agosto

Nossa Senhora é considerada a rainha de Portugal, o que faz dessa data ser das mais importantes para a igreja católica no país. Para os devotos, a Virgem Maria foi transportada em corpo e alma até aos céus após sua morte.

Além desse contexto, o período está ligado aos principais acontecimentos da história da independência portuguesa. As comemorações possuem romarias e festas religiosas em várias localidades.

Nem tudo costuma fechar em 15 de agosto, o que favorece os viajantes. Vale dar uma pesquisada no site oficial da atração a ser visitada para se certificar se nesse dia ela estará aberta.

Proclamação da República – 5 de outubro

A Proclamação da República é comemorada com paradas militares e atos cívicos. Fonte: Presidencia.pt

Portugal foi uma monarquia desde sua independência, em 5 de outubro de 1143. Esse regime político durou até o mesmo dia do ano de 1910, quando e deu a Proclamação da República através do político republicano José Relvas.

Atualmente, as comemorações pelo fim da monarquia contam com paradas militares e atos cívicos na Câmara de Lisboa, em como condecorações a civis e entrega de espadas na Academia Militar feitas pelo presidente da República.

Esse é outro feriado que havia sido retirado do calendário oficial durante a crise de 2012 e que foi reincorporado em 2016.

Dia de Todos os Santos – 1º de novembro

A igreja católica, ao longo dos tempos, criou datas específicas para celebrar os santos pertencentes à instituição religiosa. Com o aumento do número de canonizações, uma saída justa para homenagear esses santos foi a criação de uma única data.

Nese dia, a tradição portuguesa pede que as famílias enfeitem os túmulos dos entes queridos que partiram. Antes da visita ao cemitério, há missas nas paróquias e uma procissão até o local. É como uma celebração antecipada do dia de finados.

Essa é a terceira data comemorativa de Portugal que tinha sido abolida do calendário oficial e retomada em 2016.

Restauração da Independência – 1º de dezembro

O primeiro dia de dezembro do ano de 1640 marcou o fim da união ibérica entre Portugal e Espanha, que teve início em 1581.

Os portugueses não aceitavam a sobrecarga de impostos e o envolvimento da nação nos conflitos espanhóis. Foi então que revoltosos populares e da nobreza lusitana invadiram o Paço Real e aclamaram D. João como rei de Portugal.

A data em questão foi o último feriado retomado pelo governo após ser abolido em 2012 devido a crise. Para muitos, a decisão foi baseada na legitimidade histórica e bom senso patriótico.

Imaculada Conceição – 8 de dezembro

O feriado também celebra a espiritualidade da alma e da identidade do povo português. Fonte: Divina Misericórdia

O feriado celebra a vida da Virgem Maria, mãe de Jesus. A data foi definida como uma festa universal em 28 de fevereiro de 1476 pelo Papa Sisto IV. Em Portugal, o culto foi oficializado por D. João IV, primeiro rei da Dinastia de Bragança, que foi aclamado quando se iniciava a festa de Imaculada Conceição.

O feriado do dia 8 de dezembro é religioso, mas é também celebrativo da cultura, da tradição e da espiritualidade da alma e da identidade do povo português.

Nem tudo costuma fechar nesse dia, mas é importante pesquisar no site oficial da atração turística a ser visitada, se for o caso, para ter a certeza de seu funcionamento normal.

Natal – 25 de dezembro

Assim como no Ano Novo, o feriado que simboliza a vida de Jesus Cristo tem o comércio com portas fechadas e pouca gente nas ruas.

A tradição do presépio e da celebração da Missa do Galo à meia-noite se mantêm vivas em Portugal. Na mesa, durante a ceia, o destaque fica por conta de pratos à base de bacalhau.

Já as sobremesas favoritas são o bolo rei, recheado com frutas cristalizadas ou frutos secos, e os tradicionais sonhos e rabanadas. Assim como as filhós, bolinhos feitos com farinha e ovos e muito comum de encontrar nas regiões do interior.

Durante o período natalino, há muita animação nos centros históricos de cidades e vilas, o que inclui Lisboa, Porto, Guarda, Viseu, Leiria, Óbidos, Cascais, Sintra, Vila Nova de Gaia, entre outras cidades.

Agora que você já conhece as principais datas comemorativas de Portugal, é hora de se programar durante sua visita à terrinha para que esses feriados não atrapalhem seu passeio.

Caso tenha alguma dúvida ou queira compartilhar conosco seus conhecimentos sobre outras datas, deixe aqui seus comentários.