Conheça o projeto “Rede de Cidades Criativas” da UNESCO em Portugal

Share

Que Portugal é um país cheio de tradição e cultura nós já sabemos, mas você sabe o que é esse projeto de Cidades Criativas?

Muitas vezes por falta de divulgação, o projeto mesmo abrangendo mais de 246 cidades ao redor do mundo, ainda é desconhecido de grande parte das pessoas.

Inclusive, no Brasil, atualmente contamos com 10 cidades participantes. Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ), Belo Horizonte (MG) no campo da Gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE) no Design; João Pessoa (PB) em Artesanato e Artes folclóricas; Salvador (BA) na Música e; Santos (SP) no Cinema.

REDES DE CIDADES CRIATIVAS

O projeto foi criado pela UNESCO em 2004 com o objetivo de interligar cidades ao redor do mundo que acreditam que a criatividade e a cultura possam ser pilares importantes em seu desenvolvimento estratégico. As cidades participantes são divididas em 7 categorias, sendo elas artesanato, gastronomia, design, música, artes populares, cinema e literatura.

Ao ingressar nessa “rede”, os centros urbanos se comprometem a compartilhar suas melhores práticas e desenvolver parcerias com o setor público e privado voltado a questões culturais e eventos.

A agência da ONU destaca que a meta da iniciativa é fortalecer a criação de bens culturais, desenvolver polos de criatividade, melhorar o acesso, em particular para grupos marginalizados, e integrar a cultura nos planos de desenvolvimento sustentável. Além disso, a Rede de Cidades Criativas também pretende ajudar a implementar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

CIDADES PORTUGUESAS

Atualmente são 7 cidades em Portugal que participam do projeto.

  • Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da Música (2015)

Conhecida por ser sede de vários eventos musicais nacionais e internacionais, como o BOOM Festival. Além disso, a cidade possui uma tradição em relação a música.. Um dos principais exemplos é o Adufe, um pandeiro feito de pele de ovelha ou cabra, feito em uma armação quadrada de madeira, dentro é colocado sementes, areia ou caricas, que tornam o som peculiar. Tradicionalmente é tocado por mulheres, as famosas adufeiras.

  • Óbidos, Cidade Criativa da Literatura (2015)

Mesmo sendo considerada como uma cidade pequena, Óbidos faz parte do projeto de cidades criativas, graças a diversidade de livrarias que possuem. Desde 2011 a prefeitura deu início ao programa “”Vila Literária”, onde desenvolvem eventos literários e artísticos.

Além disso, é possível encontrar a Livraria de Santiago, em um dos mais emblemáticos edifícios da cidade! Lá é possível não apenas encontrar livros, como também peças de arte, exposições, projeções de filmes e debates.

  • Amarante, Cidade Criativa da Música (2017)

Com forte influência da música, desde as mais tradicionais, até contemporâneas, também possui uma grande rede na área de formação musical e educativa. Atualmente são 8 escolas na cidade que dispõe de cursos voltados a música e aproximadamente 900 alunos são formados por ano nesse segmento.

O estilo sacro é o diferencial da região, onde desde meados do XI, nos conventos e igreja era tocado e apreciado pelos habitantes.

  • Barcelos, Cidade Criativa do Artesanato e das Artes Populares (2017)

A cidade se evidencia pela atividade artesanal distribuída por diversas produções como a olaria, o figurado, a cerâmica tradicional, os bordados, dentre os quais se destaca o de crivo, e a tecelagem, a madeira, o ferro e latoaria e ainda outras artes como o trabalho em couro e artesanato contemporâneo. O setor é responsável por 8% dos empregos da população.

Aquele famoso galo, que virou ícone em Portugal foi criado em Barcelos e é um dos símbolos do país.

A Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos é o principal evento do setor e acontece anualmente durante duas semanas. No início de agosto, acolhe artesãos e artes criativas, onde a prioridade são as artes e ofícios tradicionais, mas também abre as portas a novos criadores e novas formas de artesanato, este evento recebe cerca de 100 mil visitantes em cada edição.

  • Braga, Cidade Criativa das Artes Digitais (2017)

A indústria tecnológica trouxe para a cidade um ar de inovação e tecnologia, sobretudo nas artes midiáticas.

Braga possui diversos pólos que variam entre arte, ciência, educação, investigação e tecnologia, tentando uni-los ao máximo e fazendo com que cada vez mais haja a junção de todas as artes presentes na cidade.

Estúdios de comunicação digital, laboratórios e centros de investigação na área da robótica, jogos, multimídia e media arts provam que sabem unir o antigo ao moderno com maestria e são indicadores de que a cidade se dirige com entusiasmo para um futuro cada vez mais digital.

  • Caldas da Rainha, Cidade Criativa do Artesanato e das Artes Populares (2019)

Conhecida pelos seus produtos cerâmicos centenários que fazem parte da cultura e da identidade da cidade. A indústria cerâmica na região se deu início no século XV, aproveitando os oleiros a qualidade das argilas locais para produzir artigos utilitários destinados à população e ao hospital.

Em 2018 foi criada a Escola Superior de Artes e Design do Instituto Politécnico de Leiria, a Cátedra Unesco de Artes e Gestão Cultural, Cidades e Criatividade, com o objetivo de promover um sistema integrado de investigação, formação, informação e documentação sobre as artes visuais, a gestão da arte e da criatividade, contribuindo assim para reforçar os setores criativos ligados ao artesanato e às artes populares.

  • Leiria, Cidade Criativa da Música (2019)

Na cidade cresceram músicos, bailarinos, escritores e artistas de renome internacional começaram alguns dos projetos mais emblemáticos da relação entre música e a dignidade humana: Ópera na prisão, Aqui contigo e Concertos para bebês, apresentados ao redor do mundo.

Com um invejável património natural e arquitetónico, a cidade conseguiu se reinventar para criar verdadeiros espaços público, onde a cultura é vivida diariamente através de eventos como A Porta, ENTREMURALHAS e Música em Leiria ou pelas bandas pop e rock, as bandas filarmónicas centenárias, os coros e os grupos folclóricos.Leiria oferece-se em forma de música.

Eaí, gostou de saber um pouquinho mais sobre esse interessante projeto? Portugal é um país pequeno de tamanho, mas sem dúvidas enorme em cultura.

Imagina viver em um país assim, cheio de cultura, seguro, lindo e cheio de oportunidades! Nós do Cidadania Já podemos te ajudar nesse sonho. Entre em contato com a gente e saiba mais sobre nossos serviços de planejamento de viagem, assessoria na obtenção da cidadania portuguesa e muito mais!