Conheça os principais estilos musicais de Portugal

Conheça os principais estilos musicais de Portugal

Share

Portugal é um país bastante conhecido pelos vinhos de qualidade que produz, pela excelente comida – inclusive, fizemos um post falando melhor sobre essa cultura culinária, não deixe de ler –, mas você sabia que o país lusitano também é bastante reconhecido pela tradição musical? Hoje o Cidadania Já te mostra os principais estilos musicais que marcam a cultura portuguesa e ainda conta um pouco da história de cada um deles. Colocamos um link para o YouTube no final de cada explicação para que vocês possam curtir um pouco mais essa viagem musical!

Fado

Esse gênero é o mais marcante de Portugal. O Fado é um estilo musical lírico e bastante sentimental, com letras muitas vezes melancólicas que retratam o amor, surgido em Lisboa por volta de 1830. Existem dois tipos de Fado: um originário dos bairros Alfama e Maouraria – ambos em Lisboa –, e outro originário de Coimbra. A principal diferença entre eles é que o Fado de Lisboa é mais sentimental, enquanto o de Coimbra é mais acadêmico por refletir as tradições universitárias da região. A fadista mais famosa e ainda hoje considerada uma das grandes divas do Fado é Amália Rodrigues, que faleceu em 1999. Em 2011, o Fado foi considerado Património Imaterial da Humidade pela UNESCO.

Clique no link para ouvir “Fado Português”, interpretado por Amália Rodrigues: https://goo.gl/dkyEkK

Hip Hop Tuga

Também conhecido como Hip Hop Português, esse gênero chegou ao país lusitano na década de 80, mas se popularizou muito mais na década seguinte. De início, o estilo invadiu os subúrbios de Lisboa. Regiões como Maia, Amadora e Vila Nova de Gaia são exemplos de zonas consideradas o berço do movimento Hip Hop em Portugal. Juntamente ao gênero musical, vieram incorporados dos Estados Unidos o MC, o DJ, o “breakdance” e o grafite.

A maior plataforma de divulgação do Hip Hop Tuga nas décadas de 1980 e 1990 foi o rádio. O mais famoso programa radiofônico da época foi o Repto, que divulgou amplamente o rap nacional e os artistas que, mais tarde, tornaram-se os afirmadores da cultura Hip Hop no cenário português.

Um nome marcante do Hip Hop Tuga é Sam The Kid. Ouça aqui a música “Lágrimas” do artista: https://goo.gl/bdi2E2

(Clique nos links ao final de cada explicação, dê o play e confira as músicas de cada gênero musical!)

Pimba

Esse é o termo usado para nomear a música popular, a música pop e a música folclórica portuguesa. No geral, são canções que usam metáforas e conotações sexuais nas letras, e retratam temas como romance ou sentimentos simples e carnais.

O gênero Pimba não possui barreiras muito rígidas que ajudam a definir com clareza quais músicas pertencem ao gênero, mas existem características marcantes no estilo musical: raízes rurais, temas superficiais, melodias fáceis de acompanhar e de aprender e arranjos que derivam do estilo pop/rock.

Dentre os artistas mais conhecidos do gênero estão Maria Lisboa, Nel Monteiro, Tony Carreira e Emanuel, autor de “Baby, és uma bomba”, música que você pode conferir aqui: https://goo.gl/QHFf1y

Cante Alentejano

Esse estilo musical é cantado em coro, por homens e mulheres, sem nenhum acompanhamento de instrumentos. O Cante Alentejano é uma manifestação popular musical bastante característica de concelhos do distrito de Beja, na província de Baixo Alentejo, em Portugal. (Para entender melhor essas nomenclaturas de regiões portuguesas, leia nosso post sobre o assunto!).

Atualmente essa tradição musical é mantida por grupos de corais – alguns centenários –, mas a origem do estilo remonta de contextos informais, como no campo ou em festas dos concelhos. As letras falam sobre sentimentos e momentos do cotidiano. O primeiro grupo coral de Cante Alentejano surgiu no ano de 1926, associado aos trabalhadores de mina em Minas de São Domingos.

Não deixe de conferir uma canção alentejana: https://goo.gl/oGNBXt

Esses são alguns dos mais conhecidos ritmos musicais de Portugal, gostaram? Conta para a gente qual foi o seu preferido, deixe seu comentário!