Descobrindo o Parque Nacional Peneda-Gerês

Share

Quando falamos de Portugal, as primeiras imagens que nos vem à cabeça são cidades antigas com grandes construções, praças e igrejas, certo? Porém engana-se quem acredita que o país tem apenas paisagens assim.

Considerado como um dos países da europa com maior biodiversidade de fauna e flora, Portugal surpreende quando o quesito são locais de natureza selvagem. Cachoeiras, lagos, trilhas e praias quase intocados pelo ser humano…

O Parque Nacional Peneda-Gerês é um destes locais que sem dúvidas você precisa conhecer quando estiver de passagem pela terrinha. Localizado na região norte de Portugal, abrange os distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real. Com aproximadamente 70.000 km², possui diversas atrações e passeios para toda a família.

Considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera, é uma das maiores atrações naturais de Portugal.

Vejamos a seguir dicas de alguns dos lugares mais especiais para se conhecer na região:

MIRADOURO DA PEDRA BELA

Localizado em Terras de Bouro, o miradouro é um dos principais pontos de visitação do parque. Situado cerca de 829 metros de altitude, a vista vislumbra os rios que cortam a serras, o encontro do Rio Cávado e Rio Caldo, e as pequenas casas da Vila do Gerês. Alguns antigos da região dizem que “foi a mão divina que ali colocou aquele local, como que de uma peça de presépio se tratasse, perfeita e imponente.” E quem somos nós pra discordar não é?

Vista do Miradouro da Pedra Bela

CASCATA DA PORTELA DO HOMEM

A Cascata da Portela ou de São Miguel, como também é conhecida, está localizada no distrito de Braga, há 1 km do Rio Homem. As águas cristalinas da queda formam uma lagoa natural com tom esmeralda, atraindo milhares de turistas o ano todo. No verão a temperatura da água pode chegar aos 20º graus, já nos meses de inverno, 10º graus. Muitas pessoa se arriscam mesmo no inverno, já que só a paisagem vale a pena.

Cascata Portela do Homem

SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA PENEDA

O santuário católico de Nossa senhora da Peneda é dedicado a Virgem Maria. Está localizado no distrito de Viana do Castelo e todos os anos atrai muitos devotos na primeira semana de setembro. São as maiores romarias do norte de Portugal e chama a atenção pelas tradições e costumes vindos de seus ancestrais. A construção final da igreja é datada de 1875, e permanece intacta até os dias atuais.

Santuário de Nossa Senhora da Peneda

TRILHAS

Existem dezenas de trilhas que cortam o parque. São indicadas para pessoas iniciantes com percursos leves de 5km, até para os mais experientes, com percursos de 25 km. Se você é daqueles que gosta de aproveitar ao máximo a experiência, ter a oportunidade de observar os animais que vivem no local de perto, e se aventurar, não perca a chance de percorrer por algum desses caminhos! Grande parte das trilhas possuem informações e mapas, porém é indicado fazer as mais longas com algum profissional.

O Parque Nacional Peneda-Gerês possui dezenas de atrações que valem a visita… A Cascata do Arado, Ponte de Misarela, Castelo do Lindoso, Poço Negro e muitos outros são exemplos de lugares são especiais e de belezas únicas da região.

Cascata do Arado

Saiba mais sobre o que fazer no Norte de Portugal.

Eaí, ficou com vontade de conhecer? Pois é, Portugal é um país surpreendente! Se você tem vontade de morar na terrinha mas não sabe por onde começar, nós do Cidadania Já podemos te ajudar.

Oferecemos serviços de planejamento de viagem, onde te auxiliamos em todas as etapas de mudança. Também podemos te ajudar na busca de documentação para obtenção de cidadania portuguesa. Para maiores informações, fale com a gente!