É uma cilada, Bino! Os golpes mais comuns de Portugal

Share

Viajar ou se mudar para a Europa nem sempre será mil maravilhas se você não se atentar para alguns golpes bastante comuns nos países do continente. Por confiar demais na premissa de que tudo é melhor nas cidades europeias, diversos turistas ou recém-mudados têm a falsa sensação de segurança e não acreditam que podem entrar em uma cilada com os locais… até levarem o golpe.

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

Antes de listarmos alguns golpes mais comuns, vale lembrar que “golpe” é algo que nós podemos evitar, não tem relação com a violência urbana. Aqui nós estamos falando de pessoas que tentam se aproveitar de outras e de ações que, por mais “bobas” que pareçam ser, vão gerar muita dor de cabeça se não existir atenção para evitá-las. Por isso, melhor se prevenir e já ficar sabendo de algumas ciladas que acontecem por lá.

Aluguel de casa falsa

Esse golpe é bastante comum e costuma enganar pessoas que não se atentam para a falta de informações. Se você estiver à procura de um imóvel e encontrar uma oferta incrível – preço baixo, conservação em ótimo estado e boa localização – desconfie.

O aluguel de casas falsas ocorre da seguinte forma: A pessoa que está ofertando o imóvel possivelmente não disponibilizará nenhum telefone, limitando a comunicação entre vocês à uma troca de e-mails. Via mensagem, o locador dará uma desculpa de que está fora da cidade/país e não possui ninguém de confiança para deixar a chave, por isso a leva consigo. Ele pedirá a você que faça um depósito em sua conta, prometendo estar de volta em poucos dias para te acompanhar ao local. Você deposita e… Tchau, tchau seu dinheiro. Nunca mais você conseguirá entrar em contato com a pessoa e terá perdido um bom valor.

Parece bobo, mas existem diversos casos de pessoas que caíram nesse golpe. Nunca feche um negócio sem antes visitar o local pessoalmente e muito menos sem ter um contrato.

Comprovante de pagamento falso

Se você está vendendo algo pela internet, cuidado! Algumas vezes surgem pessoas interessadas que dizem já ter pagado pelo seu produto e que até mandam o comprovante de pagamento, mas na verdade estão mentindo. Como se sabe, dependendo das condições em que o depósito é feito, o pagamento só compensa no mínimo no dia seguinte. Os golpistas se aproveitam deste fato para mandarem um comprovante de pagamento e fazerem pressão para que você envie o produto no mesmo dia, antes do dinheiro de fato cair na sua conta. Dessa forma, você não recebe nenhum pagamento e ainda perde o seu produto.

                            (Atenção sempre ao comprar ou vender algo pela internet).

Venda de celular falso na rua

Esse é outro golpe comum e que pode parecer bobo, mas ainda há – e muito – quem caia. Você estará andando na rua quando, de repente, alguém te abordará com um celular novo na mão. A pessoa te dirá que está vendendo o aparelho que acabou de comprar porque está precisando de dinheiro. O preço oferecido pelo “vendedor” será muito discrepante do valor da loja, possivelmente quase 500€ mais barato. Você, ainda em dúvida, será pego de surpresa quando a pessoa que está tentando vender o aparelho lhe entregar o celular na mão para que você mexa à vontade e veja que está em perfeitas condições. Convencido, você irá sacar o dinheiro, entregar à pessoa, a pessoa lhe entregará o celular na mão e sairá correndo extremamente rápido. Quando você notar, já será tarde demais. As pessoas que aplicam esse golpe possuem um celular verdadeiro – que lhe dão para teste – e um falso, que é o que eles lhe entregam tão logo que põe a mão no seu dinheiro.

Falsos representantes de empresa

Este golpe ocorre quando alguém vai até a sua casa, toca a campainha e se apresenta como representante de alguma empresa grande e conhecida do país. O sujeito fará algumas perguntas, pedirá dados pessoais, informações sobre seu vínculo com a empresa… Mas pense bem, se ele realmente fosse da empresa que diz ser, ele já possuiria todos esses dados, certo? Pois bem, as pessoas que costumam aplicar esse golpe são, na verdade, representantes de empresas concorrentes à que ele diz trabalhar. Eles colhem todos esses dados para, mais tarde, entrarem em contato para oferecer serviços e insistir incessantemente que você se una à real empresa deles.

Taxistas

Esse pode não ser novidade para ninguém, mas não custa lembrar que muitos taxistas, ao notarem que você não é local, cobram taxas maiores ou tomam percursos mais longos para ganhar mais dinheiro. Eles costumam insistir que você coloque suas coisas – caso esteja carregando bolsa, sacolas ou mala, por exemplo – no porta-malas, mas só avisam ao final da corrida que o uso do bagageiro é pago. (E o valor é bastante salgado). Por isso, tente sempre saber a melhor rota a se tomar, conheça minimamente o trajeto que irá pegar… Isso evitará um gasto de dinheiro desnecessário.

(Taxistas podem tentar se aproveitar, portanto esteja sempre atento à rota e às bagagens).

Oportunidade de emprego

Esse é um caso mais sério e acontece quando empresas oferecem vagas de emprego para brasileiros que ainda residem no Brasil. A empresa que oferta a oportunidade de emprego combina tudo com o interessado, até mesmo valor de salário, mas não envia uma carta de promessa de contrato. A falta desse documento impossibilita que o brasileiro dê entrada no visto de trabalho. O contratante, por sua vez, afirma que o contratado pode viajar para o país como turista e lá resolver facilmente sua situação. Porém, este procedimento é ilegal e irá gerar muitos problemas para legalizar a sua situação no país. Além disso, empresas que atuam dessa maneira também costumam não cumprir com os direitos trabalhistas.

Anotou tudo aí? É bom, pois dessa maneira você evita alguma dor de cabeça durante a estadia no exterior. Se quiser tirar dúvidas ou compartilhar alguma informação, acesse nosso grupo do Facebook!