Ecoturismo em Portugal: saiba quais as opções

Share

Quando se fala em viagens, é bem comum pensar em visitar prédios históricos, aproveitar a gastronomia local ou apenas encher as bolsas de compras com lembrancinhas. Mas há um modelo de turismo que tem ganhado cada vez mais relevância nos últimos anos: o ecoturismo. Ir a um lugar para ver a natureza, conhecer os animais e se aventurar não é nada mal. E o ecoturismo em Portugal não deixa a desejar.

Ecoturismo em Portugal: saiba quais as opções

Há várias opções para quem procura por ecoturismo, desde os parques de preservação ambiental até atividades esportivas em espaços naturais. Se você souber o que procura em sua viagem a Portugal, não deve sair de lá desapontado. A seguir você saberá mais sobre as principais opções de ecoturismo em Portugal e onde você pode se hospedar para aproveitá-las. Acompanhe:

O que fazer?

Antes de sair em sua viagem para Portugal, uma das coisas mais importantes a fazer é planejar os programas turísticos que você busca. E não faltam opções do que fazer na natureza por lá. Veja aqui 4 ótimas opções para aproveitar:

Arquipélago das Ilhas da Madeira

Ilha da Madeira fica entre continentes europeu e africano Fonte: Essential Madeira

O Arquipélago das Ilhas Madeira, como o nome já deixa a entender, é um conjunto de Ilhas no litoral de Portugal, localizado ao sudoeste de Lisboa e a aproximadamente 700 km da costa da África. Se o que você busca é bastante aventura, com paisagens amplas e proximidade com mar, então, este será o lugar dos seus sonhos.

As ilhas, por si só, não são de difícil acesso. Se você pegar um avião, pode chegar lá em uma viagem de 90 minutos a partir de Lisboa, o que não é muito para quem já levou alguns dias para cruzar o oceano. Basta agendar a viagem logo depois do seu desembarque, tirando um tempo para descansar, é claro.

Chegando lá, você pode esperar excelentes trilhas pelas montanhas, viagens de barco, praias paradisíacas, entre muitas outras coisas. E quando você quiser descansar, pode aproveitar as partes urbanizadas das ilhas, com restaurantes e passeios mais amenos.

Trilha das Fisgas de Ermelo

A Trilha das Fisgas de Ermelo figura entre as mais bonitas de Portugal Fonte: Wikiloc

Se você quer ver um pouco da geografia local, esta é uma opção que não pode faltar na sua agenda. A Trilha das Fisgas de Ermelo é uma das mais belas do país, especialmente durante a primavera e o outono, quando as folhas e flores tomam conta do lugar.

O caminho começa na aldeia de Ermelo, de onde vem o nome da trilha. Lá você vai encontrar duas das melhores paisagens de toda Portugal: as Quedas d’água de Fisgas de Ermelo e a Serra do Alvão – pontos que já são mais do que recomendados.

A trilha tem um total de, aproximadamente, 12,5 km, que começam e terminam no mesmo ponto. Então, se você alugou um carro, não terá problema nenhum para pegá-lo na volta. Esteja preparado para um caminho tortuoso e boas horas de caminhada, sempre com sapatos confortáveis e levando apenas o peso necessário.

Parque Nacional Peneda-Gêres

O Parque Nacional tem conservação ambiental impecável Fonte: Rádio Minho

Se o que você busca é um espaço de conservação ambiental com lindas paisagens e viagens guiadas, então o Parque Nacional Peneda-Gêres será o ponto alto do ecoturismo em Portugal para você. Ele foi inaugurado em 1971 e possui um total de aproximadamente 72 mil hectares de extensão.

Lá você poderá conhecer muito da paisagem natural do país, boa parte praticamente intocada pela vida moderna. Além disso, também pode conhecer vários vilarejos que seguem o modo de vida mais tradicional no interior do país, incluindo costumes, forma de se vestir e até bois puxando carroças nas ruas. Uma boa parada para quem está só visitando!

Em relação ao ecoturismo, você vai encontrar boa parte da vida natural, das plantas até as montanhas, em estado quase perfeito. Lembre-se de levar bastante comida e água, pois as caminhadas serão longas e não há nenhum fast-food que entregue por lá.

Hospedagens

Considerando os pontos acima, você já deve ter muitas opções para aproveitar o ecoturismo em Portugal. Tudo o que resta agora é escolher um bom lugar para se hospedar e poder aproveitar a estadia, não é mesmo? Se estava na dúvida, não se preocupe. A seguir, há  algumas recomendações para você fazer sua reserva. Acompanhe:

Pestana Alvor Praia

Algarve é uma província litorânea de Portugal que atrai muitos turistas durante o verão, especialmente pela praia Três Irmãos, que tem águas profundas e cristalinas. Mas você pode aproveitar o lugar em outras épocas do ano também. E se você quiser uma estadia perfeita lá por perto, o Pestana Alvor Praia é um ótimo hotel.

Nele você vai encontrar um espaço luxuoso, bem decorado e perfeito para descansar depois de um dia de aventuras. E, como já mencionado, a praia fica logo ao lado. Então, você não terá dificuldade alguma para aproveitar o mar tanto quanto os restaurantes. O hotel possui quartos duplos por 70 euros a noite, o que não é nada fora da média para uma estadia desse nível de qualidade.

Estalagem do Vale

Se você pretende visitar a região de Madeira, talvez para visitar o arquipélago homônimo, a Estalagem do Vale é uma ótima opção para passar suas noites. Sua história já tem mais de 150 anos, com um edifício que já foi de hospital até uma escola. Nada melhor do que ficar hospedado em um lugar que já tem algo a ensinar, não é mesmo?

O principal diferencial da Estalagem do Vale para quem pretende visitá-la é sua proximidade com a natureza. As florestas laurissilva são bastante comuns na região, e a estalagem fica bem no centro de uma. Some isso a uma piscina para hóspedes e uma sauna e você terá conforto mais do que suficiente para explorar esta mata e ficar em contato com a natureza. Isso tudo por preços a partir de 58 euros a noite.

Hotel Rural Quinta de Bispos

Se o tipo de ecoturismo em Portugal que você busca tem mais a ver com a vida rural, então o Hotel Quinta de Bispos pode já ter passado pelo seu radar em algum momento. E, caso não conheça, não pense que ele é menos ligado à natureza do que as outras opções. A Quinta de Bispos é reconhecida como um dos primeiros empreendimentos a realmente pensar na sua relação com o meio ambiente.

É localizado na Serra do Caramulo, bem famosa pelo seu ar puro e água cristalina. Não faltam espaços verdes ao ar livre para você caminhar, conhecer melhor a vida rural de Portugal e fazer um piquenique. Se isso te agrada, você pode reservar seu quarto a partir de 75 euros por noite de estadia.

Vila Park

Já pensou como deve ser um eco-hotel, com todo o ambiente personalizado para ser ecologicamente correto e ainda receber vários turistas interessados em conhecer a natureza? Pois você encontra isso no Vila Park, uma estadia ganhadora do prêmio Green Key, destinado a negócios que promovem mais harmonia com o meio ambiente.

Lá você vai encontrar tudo o que tem direito em uma visita a um hotel ecológico, como passeios a cavalo, bicicletas para alugar ou até dar um mergulho nos lagos e rios próximos. Tudo fica bem perto, então, você não vai precisar gastar um dia inteiro e mais uma parte do seu orçamento de viagem só para se deslocar. Com preços a partir de 52 euros por noite, está bem em conta para a sua categoria.

Douro Palace Hotel Resort and SPA

Isso mesmo, além de ser um Hotel e um Resort do ecoturismo em Portugal, o Douro Palace também é um SPA! E ele é outro ganhador do Green Key. Assim, a qualidade não é algo para duvidar. Se você busca algo que integre a natureza com elegância e conforto, este é o lugar que você está procurando.

No Douro Palace, você vai encontrar todo tipo de luxo para complementar sua estadia e seus passeios. Lá perto, você encontrará as Caldas de Aregos, famosas por suas propriedades termais. E, quando voltar, pode aproveitar a sauna, a piscina, uma massagem e tudo mais que o lugar tem a oferecer. Para ter acesso, o preço é a partir de 80 euros por noite.

Ecosound

Se você procura algo para dividir em uma viagem com os amigos, gostaria de ficar perto da praia e quer ter certeza de estadia é ecologicamente sustentável, então o Ecosound é o seu melhor destino. O local é composto por várias casas de madeira, todas de frente para o mar, com reciclagem obrigatória e piscinas naturais. Há algo mais a dizer?

Enquanto estiver por lá, terá uma oportunidade perfeita para aprender mais sobre sustentabilidade, além de surfar bastante nas praias próximas, que também não deixam nada a desejar. A zona de Ericeira, que é a área ao redor, é resguardada como reserva mundial do surf, o que já seria um convite por si só.

Cada “Bungalow”, como são chamadas as casinhas, custa a partir de 180 euros, mas tem espaço para 4 pessoas.

Agora que você sabe como onde ir e onde ficar para aproveitar o ecoturismo em Portugal, é hora de começar a preparar a sua viagem! Se quiser saber mais sobre este e outros temas relacionados, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossas novidades.