Morar em Guimarães: tudo o que você precisa saber

Share

Guimarães é uma cidade medieval portuguesa e faz parte do Distrito de Braga. É um lugar histórico e teve papel fundamental na formação de Portugal. Com mais de um milênio de existência, o centro histórico de Guimarães é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade e a cidade é Patrimônio Mundial pela Unesco.

O município é um lugar encantador para quem aprecia história, principalmente pelas suas ruas, monumentos e o seu imponente castelo. Guimarães consegue mesclar a conservação do patrimônio com o dinamismo e empreendedorismo da era moderna.

Em 1110, no Castelo de Guimarães, nasceu o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. O castelo sofreu obras de melhoramento ao longo dos séculos e serviu de residência para várias gerações da família real.

No século XX, o castelo foi declarado Monumento Nacional, época em que iniciaram as obras de restauração. Atualmente, o Castelo de Guimarães conta com mais acessibilidade para receber visitas, mas segue em contínuas melhorias.

Para quem gosta de morar em cidades pequenas e, de quebra, respirar história por onde passar, esse pode ser o lugar ideal para você.

Com relação ao clima, que é um quesito muito importante para alguns, Guimarães possui um inverno frio e chuvoso, mas na maioria dos anos sem neve. O verão é quente, mas nada exagerado. Chega a fazer no máximo 27°C.

Guimarães possui cerca de 158 mil habitantes, sendo que 81 mil são considerados população ativa. O município é composto por 69 freguesias, já a cidade de Guimarães tem 20 freguesias e 52 mil habitantes.

Guimarães é conhecida mundialmente como Cidade Berço, por conta da sua importância histórica.

Custo de vida

Morar em Guimarães tem os seus prós e contras. Enquanto você ganha mais qualidade de vida e sossego, em outros pontos, as coisas podem ser mais complicadas. As oportunidades de emprego são mais escassas, casas para alugar ou vender são mais difíceis de encontrar.

A sua escolha vai depender muito do seu momento de vida e o que você está buscando para o dia a dia. Mas é muito importante conhecer bem a cidade que se pretende morar, para evitar surpresas inesperadas ao chegar.

Moradia

As opções de aluguel de casas e apartamentos em Guimarães são bem reduzidas, principalmente na época de volta às aulas da Universidade do Minho, no mês de setembro. Mesmo que a busca não seja fácil, também não é uma tarefa impossível. Pesquise em sites de imóveis, com certeza você encontrará alguma coisa.

O preço normalmente gira em torno de 200 a 350 euros, para apartamentos com um quarto, e 400 a 650 euros, para apartamentos com dois quartos. Lembrando que o salário-mínimo em Portugal está em 677 euros.

Já para quem pensa em investir em uma moradia para comprar, é possível encontrar apartamentos de dois quartos na faixa de 75 mil euros. Com três quartos, acima de 170 mil euros.

Durante a sua busca por um imóvel, atente-se para as tipologias usadas nas descrições de cada lugar: T1 são apartamentos de um quarto e T2 de dois quartos, e assim sucessivamente.

Também é importante já ter alguns documentos em mãos na hora de adquirir o seu espaço, caso você opte por comprá-lo:

  • Número de Identificação Fiscal (NIF);
  • Certidão do registro predial;
  • Caderneta predial;
  • Licença de utilização;
  • Ficha técnica de habitação.

Para os estudantes que pretendem ficar no alojamento da Universidade do Minho, é possível verificar a lista de quartos ou apartamentos disponíveis, no Gabinete de Apoio ao Aluno (GAA) ou no Gabinete de Relações Internacionais. Recomenda-se chegar pelo menos uma semana antes do início das aulas para reservar as suas acomodações.

Lazer

Mesmo que Guimarães seja uma cidade pequena, ela possui um shopping center grande e um Pavilhão Multiuso onde ocorrem shows e espetáculos. Além disso, você pode frequentar as inúmeras praças e lugares para caminhadas que a cidade oferece.

Sabe-se que muitos moradores não conhecem os pontos turísticos de onde moram, mas porque não explorar, não é mesmo? Alguns lugares super-bacanas de Guimarães e que valem a visita são Paço dos Duques Bragança, Largo da Oliveira, Igreja da Nossa Senhora da Oliveira, Rua de Santa Maria, Montanha da Penha de teleférico, etc.

Uma das vantagens de morar em Guimarães é poder fazer tudo a pé, sem precisar de carro.

Transporte

Em Guimarães, você pode transitar com o Transurbanos, que é o serviço de transporte da cidade. Para usá-lo, você paga 1,74 euros o bilhete e 1,50 euros o cartão multiviagem. Outra opção disponível é o passe mensal, que varia entre 13,70 euros a 48,40 euros, dependendo da zona de moradia.

Também é importante salientar como chegar até Guimarães. É possível pegar um trem na estação São Bento, em Porto. A viagem dura em torno de 75 minutos. Uma alternativa é ir de ônibus, caso você saia de Bragança ou Vila Real. O centro da cidade de Guimarães fica a dez minutos da estação de trem.

Alimentação

Com relação aos gastos com alimentação, o preço fica na mesma média que na capital. Uma refeição fora de casa gira em torno de 10 euros por pessoa. A gastronomia em Guimarães é rica e vasta, os pratos são bem fartos!

As comidas típicas mais conhecidas da região são o cabrito assado, arroz de cabidela, bacalhau assado, rojões. Os doces também não ficam de fora: as tortas de Guimarães e o toucinho do céu são deliciosos!

Saúde

O sistema de saúde público em Portugal é de boa qualidade e é o que atende a maioria das pessoas.

Os hospitais são bem equipados, com atendimento de qualidade e sem precisar esperar dias para isso. Porém, diferentemente do Brasil, o sistema de saúde não é gratuito.

Para utilizar a saúde pública em Portugal, é preciso pagar taxas de acordo com o que você precisar. Por exemplo, uma consulta com um médico do posto de saúde custa em torno de 5 euros. Se você precisar ir para uma emergência no hospital, sai por volta de 20 euros.

Os valores aumentam conforme o que é solicitado pelo médico, como exames laboratoriais, raio-X, injeção, etc. Contudo, por mais que você tenha que desembolsar essas taxas, elas não são nada abusivas.

Pessoas que conseguem comprovar que não tem condições de pagar essas taxas ganham isenção das mesmas, além de pessoas com doenças graves e gestantes. Isso inclui o atendimento, exames, partos e até dentista.

Portugal também tem a opção do médico de família. Nada mais é que um clínico geral que é atribuído para cuidar de você e da sua família. Caso precise consultar um especialista, é o médico de família que fará o encaminhamento.

Quais são os melhores bairros para morar?

Os melhores bairros de Guimarães, também conhecidos como freguesias, são Azurém, onde fica o campus da Universidade do Minho, São Sebastião, Oliveira do Castelo, Creixomil, Mesão Frio e Costa.

As regiões dessas freguesias são mais urbanas, centrais e onde é possível fazer tudo a pé, sem precisar de outros meios de transporte. Essa é uma das facilidades de morar em uma cidade pequena, histórica e segura.

E quanto às oportunidades de trabalho?

Esse é um dos pontos negativos de morar em uma cidade pequena, e em Guimarães isso não é diferente. As oportunidades de emprego são poucas, e isso é algo que pode ser decisivo na hora de mudar-se para essa região. Atualmente, a taxa de desemprego na cidade está em 14,26%, equivalente a cerca de 11 mil habitantes.

O que faz a economia girar na cidade é o setor têxtil, cerca de 80% das empresas, aliadas com a área de tecnologia e turismo. É interessante pesquisar em sites de empregos para ter uma ideia das vagas disponíveis em Guimarães.

Os cargos mais fáceis de encontrar são no ramo do turismo e funções mais comuns, que não necessitam de ensino superior. Caso o seu interesse seja conseguir algo na sua área de formação, o ideal é já ir para Guimarães com um emprego garantido. Normalmente, essas vagas são destinadas mais a portugueses do que a estrangeiros.

Uma dica é pesquisar no site da cidade que profissionais com ensino superior a região está precisando. Isso ajudará a pensar se esse é o melhor lugar para você viver ou se talvez existe o interesse de estudar tais profissões. No geral, Portugal é deficiente em pessoas com formação em Tecnologia da Informação (TI).

Outro ponto forte de Guimarães, e que pode ser uma oportunidade de empregos para muitos, é na área da educação. Segundo a Câmara da cidade, o município possui 93 escolas, destas, sete são jardins de infância. As escolas públicas de Guimarães são conhecidas pelo seu ensino de qualidade. Também é possível encontrar escolas particulares e profissionalizantes.

A Universidade do Minho possui graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

E então, o que você acha de ir morar em Guimarães? Conte-nos se gostou da cidade e se iria para lá agora mesmo!