Morar no interior de Portugal: saiba como é e conheça as 5 melhores cidades

Share

Grande parte das pessoas que planejam mudar-se para Portugal, logo pensa nas cidades maiores, como Lisboa e Porto. Porém, acabam esquecendo da possibilidade de morar no interior de Portugal, em cidades super charmosas e com uma qualidade de vida superior. Além do país ser pequeno e tudo ser relativamente próximo, o interior de Portugal pode surpreender por conta das diversas oportunidades que oferece.

Como é a vida no interior de Portugal?

Tanto a qualidade quanto o custo de vida no país são muito bons, em comparação com os grandes centros é tudo bem tranquilo. Já em outros pontos:

  • Acesso as cidades: isso varia muito de uma cidade para outra, pois enquanto umas possuem ônibus, trem e boas estradas, outras não possuem acessos tão bons. Por isso, se você tiver interesse em morar no interior de Portugal é bom pesquisar e optar por uma cidade que seja mais acessível;
  • Serviços: na maioria das cidades do interior os serviços funcionam, como hospitais, serviços públicos e escolas. Inclusive algumas até possuem universidades. É raro precisar ir até cidades vizinhas em busca de algum serviço;
  • Infraestrutura: é muito boa nas cidades do interior, com parques, piscinas públicas, mercados e shoppings. Quanto ao lazer e recreação, não existem tantas opções, mas normalmente as pessoas adaptam-se a vida pacata;
  • Emprego: esse é um dos maiores problemas do interior, as ofertas de emprego são bem escassas pela falta de indústrias e poucos comércios. Os processos de seleção duram em média seis meses, por isso, é importante já ir com um emprego garantido ou com uma boa quantia em dinheiro para se manter;
  • Segurança: esse é um dos pontos fortes para quem escolhe morar no interior de Portugal, pois as cidades são tranquilas e bastante seguras;
  • Turismo: é uma área que está crescendo muito e é uma grande oportunidade para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho. Principalmente em hotéis, bares, restaurantes, cafés.

Observando os pontos positivos e negativos de escolher o interior de Portugal para viver, é preciso pesar se a decisão vale a pena e se está adequada ao seu objetivo. Se a ideia é ir para um lugar tranquilo para descansar, o interior é uma ótima pedida. Mas se você prefere uma vida mais agitada e busca uma oportunidade de emprego em uma área específica, as grandes cidades são mais indicadas.

As 5 melhores cidades do interior português

As cidades do interior de Portugal são muitas e cada uma possui suas particularidades e especificidades, mas listamos as 5 melhores para você conhecê-las um pouco mais a fundo.

Viseu

Mesmo sendo interior, Viseu é a segunda maior cidade do centro de Portugal. Por isso, ela é bem movimentada e possui uma ótima infraestrutura. Dispõe de shoppings e eventos durante o ano todo, como o festival de jazz, teatro e street art. Escolas e universidades públicas e privadas, biblioteca municipal, um hospital central, uma clínica privada e três centros de saúde também compõem a cidade.

Com tudo isso, Viseu é considerada a melhor cidade para se viver em Portugal. Em 2018, ganhou o título de Cidade Europeia do Folclore. Além disso, a cidade é rica em arquiteturas militar, civil e religiosa e possui pontos arqueológicos.

Viseu possui vários acessos que ligam a cidade a todo país, mas o único meio de transporte é ônibus. Fonte: Google

Vila Real

Esta é uma das mais belas cidades, situada ao norte de Portugal. É um lugar muito acolhedor, por conta dos nativos que são prestativos e simpáticos e pelas paisagens que a circundam. A gastronomia também é muito forte em Vila Real, por causa dos vinhos e da comida deliciosa da região. Desta forma, você vai encontrar muitos bares e restaurantes por essa cidade encantadora.

Vila Real tem boas escolas e universidades e muitos estudantes são de fora. No quesito saúde, a cidade conta com um centro de saúde e hospital, com atendimento em todas as especialidades. Os médicos são muito atenciosos e fazem questão de acompanhar os pacientes. O turismo é muito forte na cidade, os viajantes são atraídos pelo cenário natural que o local oferece.

Quem mora em Vila Real se encanta com a beleza da cidade e com os moradores solícitos. Fonte: Google

Coimbra

Por possuir a Universidade de Coimbra, a mais antiga de Portugal, a cidade é bem agitada e com muitos habitantes jovens. Localizada no centro do país, a cidade tem ruas estreitas, pátios, escadas e arcos medievais. Esta foi a primeira capital de Portugal, quem a visita, consegue vislumbrar o contraste entre o velho e o novo. Coimbra oferece empregos em diversas áreas, mas a maior procura é por profissionais de informática.

A qualidade de vida em Coimbra é muito boa e o custo para viver na cidade é considerado razoável. Em questão de lazer, Coimbra é muito arborizada, então a prática de caminhadas ao ar livre e outros esportes que exigem contato com a natureza são muito fortes. A cultura também é bastante presente em consequência dos eventos de rua que acontecem por lá, como Festas da Cidade, Festival das Artes, Jazz ao Centro, Queima das Fitas e a Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

Os melhores bairros para morar em Coimbra são Celas, Santa Clara, Solum e Vale das Flores. Fonte: Google

Ponte de Lima

Localizada às margens do Rio Lima, a cidade fica no centro da região que produz o típico vinho verde português. Ponte de Lima se concentra em poucos quarteirões, por isso, vale a pena abrir mão de carros e conhecer a cidade a pé. Até porque, em algumas ruas, carros não são permitidos.

A cada 15 dias, às segundas-feiras, Ponte de Lima sedia uma das feiras mais conhecidas da região, a Feiras Novas. Nela é possível comprar alimentos da estação, roupas e acessórios. No segundo fim de semana de setembro, a Feiras Novas tem duração de três dias com muitas celebrações e cortejos.

Morar no interior de Portugal é deparar-se com uma forte arquitetura medieval. Fonte: Google

Évora

É possível respirar história em Évora, com suas ruínas pré-históricas e romanas, edifícios de influência moura e igreja em estilo gótico-manuelino. A cidade é comparada com Florença e Sevilha, mas não perde a identidade portuguesa, com suas casas caiadas e os famosos azulejos pintados. A cidade é muito tranquila para morar, com uma qualidade de vida excelente e comidas típicas sensacionais.

O dia a dia em Évora é movimentado, por conta das escolas e universidades que recebem estudantes internacionais e também por conta do turismo. O centro histórico da cidade é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, atraindo muitos turistas para a região.

A cidade conta com hospitais, centros de saúde e clínicas privadas para atender toda a população. Fonte: Google

Morar no interior de Portugal pode ser uma boa oportunidade para quem pretende fugir do estresse dos grandes centros. Algumas cidades oferecem tudo o que é preciso, além de uma vida com mais tranquilidade. Por isso, pesquise e opte pelo lugar que disponibilize tudo o que você busca e precisa.

Deixe nos comentários a sua opinião sobre esse conteúdo e em qual das cidades citadas você moraria.