Mudança para reconhecimento da Cidadania Italiana – Consulado italiano de São Paulo

Share

Está pensando em solicitar a Cidadania Italiana? Fique atento pois houve uma mudança importante referente ao envio do requerimento para entrada na fila!

O Consulado italiano de São Paulo, que também é competente pelos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre, anunciou que a partir do dia 01 de Novembro de 2021 o requerimento de reconhecimento para Cidadania Italiana deverá ser enviado única e exclusivamente através do e-mail oficial: sanpaolo.modulocitt@esteri.it.

COMO ERA?

Antes da mudança, era possível fazer o download do pedido, preenchê-lo e enviar através de carta (correios) ou e-mail.

PASSO A PASSO – Consulado italiano de São Paulo

Confira todas as etapas atualizadas para apresentação do requerimento (informações oficiais do consulado):

  1. Faça o download da ficha de requerimento (aqui)
  2. Preencha a mão ou digitado e assine-o, com caneta azul ou preta .
  3. Escaneie o REQUERIMENTO (preenchido e assinado) e um DOCUMENTO DE IDENTIDADE VÁLIDO (são aceitos RG, RNE ou passaporte brasileiro válidos, com assinatura legível igual a feita no requerimento)
  4. Envie para sanpaolo.modulocitt@esteri.it (esse é o ÚNICO endereço para envio do requerimento).

No e-mail é importante conter as seguintes informações:

Assunto – NOME COMPLETO do requerente e “REQUERIMENTO 2021”.

No corpo do e-mail:

  • NOME COMPLETO DO REQUERENTE;
  • A SIGLA COM AS INICIAIS DO NOME E DO SOBRENOME DO REQUERENTE;
  • A DATA DE NASCIMENTO COM FORMATO DIA/MÊS/ANO;
  • EVENTUAIS FILHOS MENORES.

Após o envio do requerimento você receberá uma resposta com a confirmação por parte do consulado sobre sua entrada na fila de espera.

A lista de convocação, ou seja, a lista dos requerentes (definidas pelo ano) é divulgada no próprio site do consulado. Em São Paulo, a média de espera é de 12 anos.

Mas calma! A boa notícia é que existe uma solução para quem está em espera (na fila) por muito tempo.

AÇÃO JUDICIAL CONTRA-FILAS

Quando o requerente da entrada no processo de reconhecimento da cidadania diretamente nos consulados italianos no Brasil, o prazo estipulado pela legislação italiana é de 2 anos para conclusão do processo, porém devido ao grande número de pedidos esse tempo não é cumprido. Com isso é possível entrar com uma ação judicial contra-filas diretamente na Itália onde quem decide sobre o processo passa a ser um juiz italiano, e não mais o consulado.

Para esse tipo de ação é necessário um advogado em solo italiano para dar seguimento ao processo e facilitar a comunicação entre o Estado italiano e o requerente. O prazo médio de conclusão para esse caso é de 3 anos.

Nós do Cidadania Já fazemos esse tipo de serviço e estamos prontos para ajudá-lo! Se você tem dúvidas referente ao seu processo, ou está cansado de esperar pelo consulado, fale com nossa equipe e saiba o que podemos fazer no seu caso.