Mundo pós pandemia: Conheça as 5 principais novas tendências para Europa

Share

A pandemia gerada pela Covid-19 mudou drasticamente o mundo que conhecíamos até então. Trabalho a distância, longos períodos de confinamento obrigatório, aulas online, colapso mundial na área da saúde e muitos outros fatores interferiram e ainda continuam sendo presentes no nosso dia a dia.

Mas como serão as cidades no pós-pandemia? O modelo de trabalho híbrido (dividido entre home-office e presencial) e a aposta na inovação tecnológica e na sustentabilidade são os principais fatores de mudança, dizem os especialistas.

Segundo um artigo publicado pela consultora imobiliária britânica Savills, serão cinco as principais tendências que moldaram o mundo após a pandemia. “2021 trouxe uma sensação de otimismo de que o pior da pandemia já terá passado, e o regresso à normalidade na Europa já não parece ser tão distante.”

1- Mudança no modelo de trabalho (híbrido)

Antes da pandemia, só 5,7% das pessoas trabalhavam em casa, um número que aumentou para mais de 40% em abril de 2020. As empresas investiram pesadamente em infraestrutura digital remota e algumas anunciaram políticas permanentes de trabalho em casa. Isso levou alguns analistas a afirmar que as aglomerações urbanas já não são os motores cruciais do valor económico.

A proximidade física continua a ser, no entanto, importante para o crescimento e para a inovação, tanto dentro como entre as empresas. Nas cidades, muitas ideias e colaborações são geradas não só nos escritórios e salas de reuniões, mas também em espaços como cafés, bares e eventos.

Nos próximos meses, deverá assistir-se a um equilíbrio entre a situação pré-pandémica e o trabalho remoto total, ou seja, o modelo híbrido tenderá a ganhar força. Segundo estudos recentes, 65% dos trabalhadores queriam ter uma divisão “clara” entre a casa e o escritório. Estes, tendo em conta que os funcionários passam mais tempo em casa, serão reconfigurados, devendo surgir mais “salas de zoom” e espaços colaborativos. O modelo híbrido também impactará os padrões de gastos nas economias urbanas, particularmente aquelas sem grandes populações residenciais no centro de cidades.

2 – Volta às ruas

A diminuição no tráfego de veículos e a necessidade de distanciamento social também deram às cidades a oportunidade de experimentar mais a vida de rua, além dos espaços públicos.

Uma tendência importante notada na primavera e no verão de 2020 foi o aparecimento generalizado de ciclovias temporárias, ruas de uso pedestres, espaços vazios e experiências relacionadas com a arte urbana. Muitos moradores consideram que essas intervenções tornaram os ambientes urbanos mais atraentes e saudáveis.

3 – Cidades mais limpas, mais verdes e mais inteligentes

O primeiro confinamento levou a uma redução dramática da poluição do ar e nos lembrou da importância dos espaços verdes urbanos. Há agora um ênfase renovado nas estratégias de recuperação urbana para tornar as cidades mais saudáveis e verdes no futuro.

Paralelamente, com o uso generalizado de sistemas de monitoramento de saúde, a implementação do 5G e o crescimento contínuo da “computação” na nuvem, é provável que haja uma aceleração contínua das tecnologias de cidades inteligentes. E assim a infraestrutura urbana será mais sustentável e estará mais conectada.

4 – Declínio de lojas físicas

A pandemia no ano de 2020 acelerou a tendência de compras online, formando novos hábitos entre os consumidores que dificilmente serão revertidos. Isto levou ao colapso de grandes marcas, ao excesso de oferta de lojas e a investimentos contínuos em espaços de logística e entregas de última hora.

5 – Agenda política

Um cenário de políticas eficazes será crucial para perceber e orientar como as cidades respondem aos desafios e crescem a partir das oportunidades. Na Inglaterra, por exemplo, houve mudanças legislativas e políticas em 2020 relacionadas com o sistema de planeamento urbano.

Será crucial ter um sistema de políticas urbanas mais ágil, que possa também compreender e utilizar a quantidade cada vez maior de dados em tempo real gerados por tecnologias de cidades inteligentes.

Além de todas essas mudanças, esse também pode ser o seu momento de mudar! Imagine poder viver na Europa, com melhores oportunidades, qualidade de vida e segurança. Esse sonho pode estar mais perto do que você imagina.

Se você possui um português ou italiano na sua família, em muitos casos é provável que tenha direito à cidadania europeia. Ficou curioso? Fale com nossa equipe especializada em assessoria e descubra mais sobre seus direitos.