Mês do aniversário - DESCONTOS PROGRESSIVOS - Garanta até R$ 5.000 de desconto - CHAME SUA FAMÍLIA - 

NEWS: Governo de Portugal ativa estado de calamidade COVID19

Share

Devido ao aumento de casos causado pela pandemia da COVID-19, o Conselho de Ministros decidiu esta quarta-feira elevar o nível de alerta em todo o território para estado de calamidade. Numa comunicação ao país, o primeiro-ministro classificou a evolução da pandemia no país como “grave”.

A partir das 24h de hoje (14/10) entraram em vigor algumas novas medidas com intuito de controlar a propagação da doença. Vejamos a seguir:

  • Fica proibido agrupamentos na rua com mais de 5 pessoas. A limitação também vale para espaços comerciais, restaurantes, lanchonete e cafés.
  • Limitação máxima de 50 pessoas em eventos de natureza familiar como casamentos e batizados.
  • É proibido festas acadêmicas e atividades de caráter não letivo.
  • Reforço das ações de fiscalização das forças de segurança e ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica)
  • Multas de até 10 mil euros às pessoas que não cumpram regras de lotação e distanciamento.

Além dessas exigências, o governo quer impor o uso obrigatório de máscara na rua. Sendo assim, o primeiro ministro, António Costa, vai apresentar uma proposta de lei para a obrigatoriedade da máscara em ambientes abertos.

Outro ponto que será apresentado nessa proposta, será a obrigatoriedade do aplicativo Stayaway Covid em contexto laboral, escolar, acadêmico, nas forças armadas e na administração pública.

STAYAWAY COVID

O aplicativo foi lançado pelo governo com o intuito de ser uma ferramenta importante na contenção da doença. O funcionamento é bem simples e já foi adotado por grande parte da população portuguesa.

Cada usuário que tenha testado positivo deve inserir o código do teste no app, depois da validação da Direção-Geral da Saúde (DGS), o aplicativo irá alertar outros usuários que tenham estado próximos do infectado – durante 15 minutos ou mais -, sempre sem revelar a sua identidade, os seus contatos ou os de outros usuários.

Quando não há registo de contatos de proximidade com elevado risco de contágio, a página inicial da app apresenta uma cor verde que mudará para o estado amarelo sempre que o usuário tenha estado próximo de alguém que foi diagnosticado com Covid-19.

Outra mudança importante que será adotada no estado de calamidade é sobre o período de isolamento para doentes, porém sejam assintomáticas (não apresentem sintomas). A nova medida determina que o doente termine o isolamento em 10 dias, e não mais 14 dias, como era feito antes.

Portugal é um dos países da europa com menor número de casos, fator esse que faz com que muitas pessoas queiram se mudar para lá, seja para estudar, trabalhar, ou mesmo ter a tranquilidade de viver em um seguro e tranquilo.

Nós da Cidadania Já, podemos te ajudar a realizar esse sonho! Oferecemos serviços de vistos, assessoria na obtenção de documentos para cidadania portuguesa e italiana, e planejamento de viagem, onde te ajudamos em todas as etapas de mudança para a terrinha. Fale com a gente!