País pequeno, muitas divisões: entenda Portugal

Share

Apesar de ser um país pequeno, Portugal possui muitas divisões territoriais. Pode parecer estranho que uma área desse tamanho possua tantas subdivisões, o que pode nos confundir bastante, mas no post de hoje vamos esclarecer um pouco mais toda essa questão para você.

                               (Entenda como funcionam as divisões do território português).

Primeiro, vamos explicar o porquê de tudo isso. As várias divisões em Portugal existem com o intuito de facilitar a gestão do país, uma vez que cada divisão tem seu papel específico que complementa o da outra divisão, contribuindo conjuntamente – no fim – para o funcionamento eficaz do país.

Agora, vamos entender um pouco melhor sobre esse funcionamento. Portugal é dividido em continente – que possui as subdivisões “distrito”, “concelho” e “freguesia” – e Ilhas – Açores e Madeira – que são regiões autônomas. Ao todo, Portugal possui 18 Distritos, 308 Concelhos e 3092 Freguesias.

Distritos

Os Distritos são o conjunto de Concelhos. Fazendo uma equivalência, seriam como nossos estados. O nome do Distrito corresponde ao nome de sua cidade principal.

Concelhos

Os Concelhos são o conjunto de Freguesias. Em equivalência, seriam nossas cidades, que têm outras pequenas cidades “pertencentes” a ela. Cada Concelho possui uma Câmara Municipal – semelhante à nossa prefeitura – que é eleita pelo povo;

Freguesias

A Freguesia seria como nossos bairros, mas em Portugal, uma Freguesia de maior proporção possui uma Junta de Freguesia, órgão que possui um presidente e que é responsável por manter o bom funcionamento da Freguesia.

Portugal possui regiões muito encantadoras, quer saber mais um pouco sobre elas? Temos um post prontinho sobre as principais praias da Algarve, não deixe de ler!

                    (Portugal possui regiões encantadoras, que tal planejar um roteiro por lá?).

Recapitulando

  • Os Distritos possuem um papel de gestão mais amplo, sendo responsável pela saúde, educação, grandes investimentos, etc.
  • Os Concelhos fazem a gestão das cidades (Freguesias) pelas quais são responsáveis. Aprovam obras, investimentos, cobram impostos, etc.
  • As Juntas de Freguesia se responsabilizam pelos problemas locais, como por exemplo manutenção e limpeza, atividades sociais, etc.

Isso mostra que o objetivo é fazer com que esses três tipos de divisão trabalhem em conjunto e em sintonia para promover o bom funcionamento de Portugal e, portanto, o desenvolvimento de suas regiões.

Outras nomenclaturas utilizadas

A nomenclatura é dada de acordo com a densidade populacional.

  • Aldeia: Normalmente são as menores áreas, localizadas em zonas rurais que não possuem comércio completo. São regiões em que a antiga cultura portuguesa ainda é bastante presente. Os moradores são bastante receptivos, o que – junto com as lindas paisagens – torna um passeio muito agradável;
  • Vila: São áreas maiores, com um comércio bem mais completo, mas que ainda não conseguem se sustentar sozinhas. Também são áreas em que vale a pena uma visita.

Regiões de Portugal

Lisboa, Algarve, Açores, Alentejo, Madeira… Essas são algumas das regiões de Portugal, mas todas tem seu encanto especial. Algarve, no verão, é muito procurada por abrigar cenários paradisíacos, que vão desde praias desertas e falésias de tirar o fôlego até praias ideais para os amantes do surfe. Já no inverno, uma boa pedida de viagem é a Serra da Estrela, no centro de Portugal. A região abriga locais lindos, como Linhares da Beira, uma aldeia medieval e Loriga, a “Suíça Portuguesa”.

                                      (Já escolheu que região vai visitar nas próximas férias?).

Se você se encantou com Portugal tanto quanto a gente e está até cogitando ir morar ou estudar por lá, aproveita para saber qual é o custo de vida no país e o que os brasileiros que se mudaram para Portugal acham de lá.

E aí, caro leitor, entendeu tudinho? Se ainda tiver alguma dúvida, pode entrar em contato conosco, respondemos pra já!