Mês do aniversário - DESCONTOS PROGRESSIVOS - Garanta até R$ 5.000 de desconto - CHAME SUA FAMÍLIA - 

Passaporte italiano: um dos mais valiosos em 2024

Share

Os passaportes mais valiosos do mundo são como chaves mágicas que abrem portas para um mundo sem fronteiras, tornando oportunidades profissionais, viagens e questões diplomáticas mais ágeis e simples.

Para os interessados em reconhecer a cidadania italiana, já podemos adiantar que o passaporte italiano lidera o ranking de 2024! Continue lendo para descobrir a posição do português e do brasileiro.

1º: França, Alemanha, Itália, Japão, Singapura e Espanha – 194 destinos

Segundo o ranking do Henley Passport Index, pela primeira vez na história, seis nações compartilham o primeiro lugar e oferecem acesso a 194 destinos, sem quaisquer restrições para turistas.

Curiosidades:

  • No Japão, há uma regulamentação rigorosa que seus cidadãos sejam detentores de apenas uma nacionalidade;
  • No final de 2023, o Japão perdeu sua posição de liderança no topo do ranking de passaportes pela primeira vez em cinco anos, cedendo o posto para Singapura. No entanto, no início de 2024, ambos passaram a ocupar o mesmo lugar.

2º: Finlândia, Coreia do Sul e Suécia – 193 destinos

3º: Áustria, Dinamarca, Irlanda e Holanda – 192 destinos

4º: Bélgica, Luxemburgo, Noruega, Portugal e Reino Unido – 191 destinos

E qual a classificação do passaporte brasileiro?

Atualmente, o Brasil ascendeu três posições no ranking mundial em comparação a 2023, alcançando a 17ª posição, ocupando a segunda melhor colocação na América Latina, atrás apenas do Chile.

Os brasileiros desfrutam da liberdade de viajar para 173 países sem a necessidade de visto para turismo. Em 2023, por meio de um acordo bilateral, o Japão dispensou a exigência de visto para brasileiros. No entanto, destinos altamente desejados, como Austrália, Canadá e Estados Unidos, ainda continuam exigindo a autorização.

Saiba mais sobre o ranking Henley Passport Index

O Henley Passport Index, realizado há 18 anos, baseia-se nos dados fornecidos pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e do Banco Mundial. Este índice classifica os 199 passaportes mundiais com base em sua pontuação, representando a porcentagem do PIB global que cada passaporte proporciona aos seus portadores sem a necessidade de visto.

Descendência portuguesa e italiana no Brasil

No Brasil, há uma presença significativa de descendentes de portugueses e italianos, resultante de importantes fluxos migratórios ao longo da história do país. Confira.

Portugueses:

O Brasil foi colonizado por Portugal a partir do século XVI que, durante muitos anos, exerceu controle sobre o território brasileiro, o que levou a uma significativa mistura étnica e cultural entre os povos indígenas, africanos trazidos como escravos e os próprios colonizadores portugueses.

Italianos:

Devido à Grande Imigração, ocorrida entre o final do século XIX e o início do século XX, em que milhões de italianos imigraram para o Brasil em busca de melhores oportunidades econômicas, escapando da pobreza e da falta de trabalho em suas terras natais. Eles se estabeleceram principalmente nas regiões sul e sudeste do Brasil, onde contribuíram significativamente para o desenvolvimento econômico e cultural do país.

Se você tem ascendência portuguesa ou italiana, responda o nosso formulário e descubra se você tem direito à dupla cidadania.

Torne seu sonho de ter um passaporte europeu em realidade com a Cidadania Já!

Aqui na Cidadania Já, mais de 15 mil pessoas já realizaram o sonho de obter a cidadania italiana e portuguesa! Nosso time de especialistas cuida de tudo! Desde a produção dos documentos, contato com consulados e comunas até a transferência da documentação da Itália para o Brasil. E o melhor? De forma rápida, sem dores de cabeça e com segurança!