Porto: 5 comidas que você precisa provar

Share

Portugal é conhecido em diversos lugares do mundo por sua culinária típica. Quem nunca ouviu falar sobre o famoso bacalhau português ou se rendeu a um delicioso pastelzinho de Belém? Ora pois, os vinhos portugueses, também muito famosos, precisam de bons acompanhamentos e você pode encontrá-los na cidade de Porto, pois algumas das principais comidas típicas surgiram ali.

Aqui apresentaremos cinco comidas que você precisa provar e já avisamos: todas são de dar água na boca. Prepare-se!

As 5 comidas típicas de Porto

Bacalhau à Gomes de Sá

O bacalhau é o peixe mais consumido em Portugal e também um de seus ingredientes mais famosos, sendo a base para diferentes pratos. Ele é também uma comida típica de Porto, levando o nome de seu criador, José Luís Gomes de Sá Júnior. Nascido em 1851 e um importante negociante de bacalhau, foi dono de um armazém na Rua do Muro dos Bacalhoeiros. Ele não só criou a receita como a vendeu para um amigo que era dono do Restaurante Lisbonense.

A receita original diz que o bacalhau deve ser cortado em pequenas lascas amaciadas em leite durante cerca de uma hora e meia a duas horas. Em seguida, ele deve ser cozido com azeite, alho e cebola, acompanhado de cebolas pretas, salsa e ovos cozidos. Você pode harmonizar esse prato com vinho verde tinto ou vinho do Douro tinto.

O Bacalhau à Gomes de Sá foi um dos pratos criados em Porto e que faz sucesso até hoje. Foto: TeleCulinária

Francesinha

A Francesinha também foi criada em Porto e é um prato que ninguém se arrepende de provar. Com formato de sanduíche, é recheada com linguiça, salsicha fresca, bife, bacon, queijo e presunto… ufa! Ainda não acabou, o prato leva um ovo frito e um delicioso molho feito a base de vinho do Porto, tomate e pimenta piri-piri e, como acompanhamento, batatas fritas. Incrível, não é mesmo?

A Francesinha leva esse nome por sua semelhança com o prato francês Croque Monsieur. Foto: TeleCulinária

Tripas à Moda do Porto

Considerada a principal comida típica de Porto, é um prato que chama atenção não só por seu sabor, mas também por sua história. Segundo a lenda, o Infante D. Henrique precisava abastecer seus navios da expedição militar comandada pelo Rei D. João I para a tomada de Ceuta em 1415. Por isso, pediu aos habitantes de Porto que o dessem todos os tipos de alimentos possíveis. As carnes da cidade foram, então, limpas, salgadas e levadas.

À população, sobraram apenas as tripas e, por isso, foi necessária a invenção de novas alternativas alimentares. Dessa forma, as Tripas à Moda do Porto foram criadas, com diversos tipos de carnes, tripas, enchidos e feijão branco.

O prato portenho teve sua receita espalhada por todo o país, por isso pode ser encontrado em qualquer cidade portuguesa. Foto: YouTube

Caldo Verde

Basta que a temperatura caia para que uma receita tome conta de diversos fogões: o caldo verde! Pois é, esse prato foi criado também em Portugal e ganhou fama em outros países graças ao seu conhecido sabor. Sua origem é a região norte de Portugal, já que é feito com couve-galega, uma verdura típica da região. O caldo de consistência espessa é feito com a couve cortada em tiras bem fininhas e, por isso, tem a cor verde.

Em setembro de 2011, o prato chegou a ser eleito como uma das Sete Maravilhas Gastronômicas de Portugal. Com o tempo, a receita ganhou também alguns incrementos de acordo com a região em que é feita.

O caldo verde ganhou importantes complementos para seu sabor, como o chouriço, que hoje faz parte da receita. Foto: TeleCulinária

Papo de Anjo

Agora que você já teve um banquete completo, vamos para a sobremesa!

Entre os séculos XVIII e XIX, Portugal era o principal produtor de ovos de toda a Europa, e a maior parte de sua produção servia para fornecer apenas a clara para atividades manufatureiras, que eram utilizadas, por exemplo, como purificadoras na produção de vinhos. Isso resultava na sobra de muitas gemas, que no começo eram jogadas fora ou dadas para porcos e outros animais.

Portugal, porém, tinha um importante aliado: o açúcar vindo das colônias portuguesas em imensas quantidades. Foi isso que fez com que cozinheiros de conventos passassem a tentar desenvolver doces a base de gemas de ovos, dando origem, então, ao Papo de Anjo e a muitos outros doces a base de gemas.

As gemas são batidas até se tornarem aeradas, em seguida são assadas, para ficarem firmes, e banhadas em uma deliciosa calda de açúcar aromatizada com cravo, canela e vinho do Porto. É realmente algo que só pode ter vindo dos deuses.

O papo de anjo também é chamado de almofadas de anjo, isso por conta de sua aparência semelhante à de uma pequena almofada. Foto: Canto Gourmet

Pastel de Nata

Ainda tem espaço para mais uma sobremesa? Esperamos que sim, já que é impossível falar de comidas típicas portuguesas sem lembrar do pastel de nata, ou, como é chamado aqui, pastelzinho de Belém. Turistas de todo o mundo fazem filas para experimentar a receita original, vendida em Lisboa, mas é possível encontrá-la em todos os lugares do país.

Na receita mais simples, temos uma deliciosa massa folhada com recheio que leva farinha de trigo, leite, açúcar, água, ovos, cascas de limão e canela. Há variações que podem ter um toque de baunilha, especiarias e até mesmo limão siciliano. Impossível não querer provar.

O pastel português de nata tradicional é uma receita que pessoas de diferentes lugares do mundo já provaram e aprovaram. Foto: GQ- Globo

Graças à internet, ficou mais fácil encontrar todas as receitas que comentamos aqui em diferentes sites e tentá-las fazer em sua casa, mas não seria incrível poder prová-las em seu lugar de origem? Conheça o trabalho do Cidadania Já. Com ele, é possível obter seu visto português de maneira mais simples ou, então, sua cidadania portuguesa.

Não sabe se tem direito? Não se preocupe! Acesse nosso site e faça o teste gratuito para descobrir se você pode obter a documentação de cidadania. Em poucos minutos, você saberá o resultado e um de nós entrará em contato para dar andamento ao processo de emissão. Em nosso site, explicamos todos os nossos serviços.

Continue acompanhando nosso blog para ter acesso a mais textos como este e não deixe de compartilhar sua opinião com a gente e com seus amigos! Até a próxima!