Portugal: Um dos destinos preferidos dos turistas para o pós-pandemia

Share

Boa comida, um dos climas mais agradáveis da Europa, turismo barato e povo hospitaleiro… Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais Portugal é um dos países que mais recebe turistas durante o ano, sendo esse o setor mais importante economicamente para o país.

Segundo o portal Idealista, Portugal continua no radar do turismo, apesar de todas as restrições à circulação e viagens por causa da pandemia. Mesmo como um dos destinos mundiais preferido dos viajantes de gama alta para o pós-Covid, de acordo com um estudo sobre os hábitos de férias de luxo realizado pela Condé Nast Johansens, Portugal é o oitavo destino favorito, logo depois dos EUA (em 6º lugar) e do Caribe (na 7ª posição).

O Reino Unido é o destino mais desejado pelos viajantes de luxo, seguido da Itália e Espanha. França aparece no 4º lugar da tabela, seguida pela Grécia, na 5ª posição. O inquérito da Condé Nast Johansens, citado pela imprensa nacional e internacional, foi realizado entre 19 de janeiro e 1 de fevereiro de 2021, entre mais de 95 mil assinantes da sua newsletter, e revela que, na hora de planejar as próximas férias, a grande maioria escolheu setembro como o mês ideal para viajar, sendo junho e maio a segunda e terceira opção.

Na hora de decidir sobre um destino ou outro, os viajantes de luxo são muito claros sobre as suas três prioridades antes de fazer uma reserva. O destino de férias ser totalmente reembolsável em caso de cancelamento de última hora e a flexibilidade nas marcações e alterações das estadias são os principais fatores apontados, seguindo-se, tal como acontecia antes da pandemia, a excelência no serviço, a gastronomia e os vinhos.

Segurança é fundamental

Antes de reservar e durante a estadia no hotel escolhido, 71% dos viajantes de luxo exigem uma declaração formal da unidade hoteleira no seu site confirmando que cumpre a normativa local quanto à higiene e distanciamento social; 71% dos inquiridos também salienta que deve haver dispensadores de álcool-gel em todas as áreas públicas do hotel.

Para 68% é vital que os interruptores, cartões de acesso aos quartos, controle remoto da televisão e maçanetas dos armários e das portas sejam limpos e desinfetados diariamente.

COVID-19 em Portugal

Portugal nos dois primeiros meses do ano de 2021 sofreu drasticamente com o número elevado de doentes pela COVID-19. Grande parte dos hospitais do país chegaram à lotação máxima e estavam prestes ao colapso. A situação foi melhorando gradativamente com a aplicação da vacina e o confinamento obrigatório imposto desde o início do ano.

Até a data de hoje (19), já foram administradas mais de 1.280.000 doses nos grupos da primeira fase, sendo eles idosos, funcionários da saúde e forças armadas e pessoas com comorbidades graves. Segundo o ministério da saúde, 70% da população portuguesa deverá ser vacinada até o final do verão, meados de setembro e outubro, chegando a imunização de rebanho, onde grande parte da população mais vulnerável já se encontra vacinada, diminuindo assim o risco de morte e o contágio acelerado.