Principais pontos turísticos no Norte de Portugal

Principais pontos turísticos no Norte de Portugal

Share

Portugal é um país pequeno, com aproximadamente 10.3 milhões de habitantes e uma extensão territorial de 567 km (cruzando uma linha reta de norte a sul do país). Pode parecer pouco, mas seu tamanho não o impede de ter muitas belezas naturais, diversas cidades históricas com mais de 600 anos e incríveis praias e parques naturais.

A região Norte de Portugal é composta pelos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, e o norte dos distritos de Aveiro, Guarda e Viseu. É conhecida por sua culinária “caipira”, pelos parques e suas regiões montanhosas.

NORTE – PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS

Cidade do Porto

Reconhecida como Patrimônio Mundial, a cidade é sem dúvidas um dos pontos mais importantes e mais visitados da região. Além de sua beleza, Porto é conhecida mundialmente pelo vinho do Porto, que é produzido nas encostas do rio Douro. 

Rio Douro – Cidade do Porto

A Sé do Porto, igreja localizada no centro da cidade também chama a atenção e com certeza vale a pena uma visita.

Para finalizar seu dia em grande estilo, aprecie o pôr-do-sol no Jardim do Morro, local privilegiado à beira do rio Douro, situado em Vila Nova de Gaia. De lá é possível ver o encontro do sol e o céu de maneira especial e sem dúvidas marcante.

Parque Nacional Peneda-Gerês

Para os amantes de aventura, o parque surpreende! Abrange cerca de 70 290 km², e conta com uma grande diversidade de fauna e flora. É possível nadar nos rios e cachoeiras, fazer trilhas e observar algumas formações neolíticas, além de ruínas deixadas pelos romanos a centenas de anos atrás.

Parque Nacional Peneda-Gerês

Castelos e Aldeias

Castelos e aldeias históricas também são atrações que valem a pena ser visitadas na região do norte. Dentre os mais famosos e mais bonitos podemos citar o Castelo de Guimarães, localizado no distrito de Braga. O castelo é um dos mais imponentes e antigos, eleito em 2007 como uma das Maravilhas de Portugal. 

Castelo de Guimarães

A aldeia de São Xisto fica no coração da região norte, bem em cima do Rio Douro, o que proporciona uma vista sem igual. Foi eleita pela Unesco como património Mundial, e atrai milhares de turistas o ano todo.

CLIMA

A região Norte possui um clima mais ameno em relação às outras regiões do país. No inverno as temperaturas chegam a números negativos e é possível ver neve nas regiões mais interioranas, como por exemplo na Serra de Montesinho e Gerês, já houve relatos de neve nessas regiões entre os meses de outubro à maio.

No verão as temperaturas podem subir bastante, principalmente nas Terras Altas, região de Bragança e Vila Real, onde os termômetros chegam aos 40 graus no auge do verão.

CULINÁRIA TÍPICA

Conhecida tradicionalmente pelas refeições reconfortantes e fartas, como dizem alguns portugueses, é no Norte onde se come melhor…

Pratos típicos como a alheira, um tipo de linguiça feita com pão, frango e temperos, preparos com carne de cabrito, peixes de água doce e a famosa francesinha são com certeza algumas das delícias que você não pode passar pela região e não provar!

Francesinha – Prato típico do Porto

Os doces mais conhecidas do norte são as tíbias de Braga (massa folhada com recheio de creme), a rabanada e a famosa aletria (macarrão cabelo de anjo preparado com gemas de ovo e açucar).

TRABALHO

A região norte do país tem crescido consideravelmente em relação ao setor empresarial e oportunidades de vaga de trabalho.

Atualmente cerca de 34% das empresas estão fixadas na região e representam um volume de 29% de toda a receita anual adquirida em Portugal. Cerca de 986 mil trabalhadores prestam serviços a organizações públicas e privadas no Norte.

Além do setor fabril e empresarial, o turismo também proporciona diversas oportunidades de trabalho, já que a região atrai cada vez mais turistas.

Ficou interessado em morar em Portugal? Viver em terras lusitanas podem trazer a tranquilidade e a qualidade de vida que você sempre sonhou!

Entre em contato com a gente e saiba mais sobre nossos serviços de assessoria de viagem e cidadania portuguesa.