Saiba o que fazer na cidade de Porto

Share

Viajar e conhecer outras cidades é uma atividade muito divertida. Principalmente quando a ideia é relaxar e esquecer dos problemas. E, se você está pensando em conhecer algumas cidades portuguesas, vai encontrar dicas perfeitas do que fazer na cidade de Porto.

O detalhe é que, assim que decide um destino, você geralmente não faz ideia do que pode fazer no local. Será que Porto tem atividades divertidas tanto para o dia quanto para a noite?

Não se preocupe! Há muito o que fazer na cidade de Porto. Aqui vão algumas sugestões que irão agradar dos que preferem passeios mais calmos até aqueles que adoram um pouco de agitação.

Escolha o que mais agradar você e comece a montar o seu próprio roteiro!

O que fazer em Porto?

Confira algumas ótimas sugestões do que fazer na cidade de Porto:

Torre dos Clérigos

Se estiver disposto(a) a subir 240 degraus, a Torre dos Clérigos vai lhe dar uma bela vista da cidade. Fonte da imagem: Time Out Lisboa.

O que você acha de começar seu roteiro em Porto com um passeio que vai encantá-lo(a) com seu estilo Barroco? Visite a Torre dos Clérigos. É uma oportunidade de apreciar um pouco de arte e ao mesmo tempo conhecer uma das torres mais altas de Portugal.

Se você estiver com pique – e quiser apreciar uma vista incrível da cidade –, pode subir os 240 degraus que fazem parte das escadas em caracol que levam ao topo da torre. O passeio não é gratuito, mas bastante em conta. Custa apenas 5 euros.

Ponte D. Luiz I

A ponte D. Luiz I liga as duas margens do Rio Douro e pode ser um ótimo passeio para quem não tem medo de altura. Fonte da imagem: Innapartments Aveiro and Porto.

A ponte D. Luiz, construída em 1881, chama a atenção de qualquer pessoa que chega à cidade de Porto. Tire uma manhã ou uma tarde para cruzá-la de um lado a outro, indo em direção a Vila Nova de Gaia. Vá a pé de desfrute da vista incrível.

Mesmo quem tem medo de altura pode fazer a travessia. No começo, vai sentir um frio na barriga, mas depois a caminhada vai fluindo. Apesar de a ponte ser encantadora, não fique muito distraído(a). Além dos pedestres que fazem a travessia, é por essa ponte que passam os trens do metrô.

Então, tire fotos e aprecie a paisagem, mas nada de se descuidar!

Centro histórico

As casas antigas e ruas do Centro Histórico garantem uma caminhada relaxante para quem acaba de chegar a Porto. Fonte da imagem: Axpe.

Se você gosta de passeios mais tranquilos acaba de encontrar o que fazer na cidade de Porto. Reserve uma parte da manhã ou da tarde – ou do dia em que você chegar à cidade – para conhecer o Centro Histórico.

As casas antigas e os barcos no Rio Douro dão um toque todo especial a região. Caminhe sem pressa e tire fotos se achar que alguma coisa lhe chamou mais a atenção.

Livraria Lello

A Livraria Lello é uma das mais conhecidas de Portugal e chegou a inspirar alguns cenários do filme de Harry Potter. Fonte da imagem: Eurovelo Portugal.

Os amantes de livros podem aproveitar o dia em que forem visitar a Torre dos Clérigos e ir conhecer a Livraria Lello, que fica bem próxima. A arquitetura é o grande charme do local, que, inclusive, serviu de inspiração para as escadas que se movem em Hogwarts, nos filmes de Harry Potter.

Inaugurada no ano de 1906, costuma ser bastante frequentada, e a entrada é paga. O ingresso pode ser comprado na entrada ao lado, mas, mesmo que você enfrente fila, com certeza vai gostar do passeio. Ainda mais se for fã da saga de bruxos criada por J.K. Rowling.

Parque da Cidade

Para os amantes de passeios ao ar livre que buscam o que fazer na cidade de Porto, a dica é ir conhecer o Parque da Cidade. Fonte da imagem: Monumentos e Sítios.

Caso pegue um dia ensolarado em Porto, aproveite para ir ao Parque da Cidade. São cerca de 10km de caminhos dispostos em mais de 80 hectares que permitem uma caminhada, corrida ou até mesmo um momento de relaxamento junto à natureza.

Faça um piquenique e brinque com as crianças ou animais de estimação, conheça os lagos e aprecie a fauna e flora do parque. Vale comentar que se trata do maior parque urbano de Portugal.

Bar Vinologia

Se quiser apreciar um bom vinho e aproveitar os bares da cidade, vá ao Vinologia. Fonte da imagem: Pantagruel, supongo.

O Vinologia é um espaço que reúne pequenos produtores de vinho e permite que seus visitantes possam degustar a bebida. O bar é especializado em vinhos, então vá com o intuito de experimentar.

Além da bebida, são oferecidos alguns acompanhamentos como queijo e chocolate. Se você gosta de vinho, vai curtir o momento e provar tanto os tintos quanto os brancos.

Café Santiago

O Café Santiago é famoso por um de seus pratos: a Francesinha. Fonte da imagem: YouTube.

Nem só de passeios vive o turista. Em algum momento você vai querer parar para comer alguma coisa. Mas o que você acha de unir o útil ao agradável e fazer um passeio gastronômico. Uma visita ao Café Santiago é uma boa pedida.

O local é famoso por servir Francesinha, que se trata de um sanduíche servido no prato com camadas de linguiça, carnes frias, um bife de vaca e queijo derretido. Além dessa delícia, você também recebe o acompanhamento: ovos, batata frita e molho.

O prato serve bem e o ideal é ir com o estômago vazio. Vale comentar que é cheio, mas o atendimento é rápido e você logo consegue uma mesa. O melhor de tudo é poder economizar. Em média, o almoço custa 10 euros por pessoa.

O café fica aberto de segunda a sábado e você pode ir no almoço ou no jantar.

Passeio de barco pelo Rio Douro

Conhecer o Rio Douro em um passeio de barco permite uma vista incrível da cidade de Porto. Fonte da imagem: Mundo e Caracóis.

Vai conhecer Porto numa época menos chuvosa e mais quente? Faça um passeio de barco pelo Rio Douro. Há várias opções de passeio e você, com certeza, consegue encontrar algo que se encaixe dentro do que está buscando.

Quem gosta de algo mais tranquilo pode optar por uma volta tranquila em um barco confortável. Apesar da curta duração, vale o passeio. Agora, se você é alguém que gosta de aventuras, divirta-se em um passeio cheio de manobras radicais e aceleração.

Quer algo calmo e mais longo? Escolha o passeio que vai até as cidades vizinhas e conta com refeições feitas por chefs de cozinha. Viu como é possível agradar a todos os gostos?!

Só fique atento se o passeio que você escolheu precisa de reserva antecipada. Alguns podem ser comprados na hora, enquanto outros exigem antecedência.

Letraria Craft Beer Garden

Aproveite a vida noturna de Porto e vá conhecer a Letraria, uma cervejaria artesanal. Fonte da imagem: observador.pt.

Outra dica para quem quer se divertir à noite enquanto estiver em Porto é ir à Letraria, uma cervejaria artesanal. O espaço é bem aconchegante, com duas salas e contando, inclusive, com um Beer Garden. Você pode experimentar 24 tipos de cervejas, que são nomeadas com as letras do alfabeto. E o melhor de tudo é que o preço é bastante camarada, a partir de 3 euros.

Dentre as opções de cerveja disponíveis, estão tanto as da casa quanto de outras cervejarias de Portugal e da Europa. Para acompanhar a bebida, você pode pedir alguns petiscos.

Se quiser entender o abecedário da cervejaria, visite o site da Cervejaria Letra, que é dona do espaço.

Mercado do Bom Sucesso

O Mercado do Bom Sucesso reúne restaurantes e algumas lojinhas gourmet, perfeito para comer algo e fazer compras. Fonte da imagem: Wikipédia.

O espaço do Mercado do Bom Sucesso é moderno, acolhedor e sempre há algo que você pode comer por um preço bem em conta. É de fácil acesso e visita obrigatória para quem está em busca do que fazer na cidade de Porto.

Tem boa diversidade de restaurantes, por isso consegue agradar a todos os gostos. Você com certeza vai encontrar algo que lhe agrada e aproveitar o momento. Se quiser, aproveite e dê um passeio nas lojinhas gourmet depois de fazer uma boa refeição.

É de fácil localização, na Praça do Bom Sucesso (por isso o nome do mercado) e fica aberto das 10h às 23h. Tome um café da manhã, almoce ou jante nesse agradável lugar.

Como você pode ver, há diversas opções para quem está procurando o que fazer na cidade de Porto. Desde passeios ao ar livre até em ambientes fechados. Você com certeza vai encontrar algo que lhe agrade para incluir em seu roteiro de viagem.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais para que eles também conheçam essas dicas de passeios em Porto!