Tenho cidadania italiana, posso morar nos Estados Unidos?

Share

Depois de concluído o processo de reconhecimento da cidadania italiana e, consequentemente, seu passaporte, 194 países abrem as portas para você, sem restrições de turismo. Isso significa não apenas desfrutar dos direitos e benefícios de um cidadão italiano, como acesso ao sistema público de educação e saúde, ter direito ao voto e oportunidades de emprego na Europa, mas também ter a liberdade de transitar além das fronteiras europeias.

Diante desse cenário, muitos brasileiros com dupla cidadania se perguntam: E se eu quiser morar nos Estados Unidos, será que minha cidadania europeia me proporciona isso?

Neste artigo, vamos explorar todos os tipos de vistos possíveis para aqueles que têm cidadania italiana e como funcionam.

Tenho cidadania italiana, preciso de visto para entrar nos EUA?

Com a sua cidadania italiana, você pode ficar em solo americano por até 90 dias sem a necessidade de um visto. Porém, é preciso se cadastrar no ESTA (Electronic System for Travel Authorization), um sistema que controla a entrada de visitantes nos Estados Unidos através do Programa de Isenção de Vistos.

Como me cadastrar no ESTA?

Para se cadastrar no ESTA, é preciso preencher um formulário online e pagar uma taxa. Após a confirmação, o sistema exige que o visitante tenha:

  • Cartão de crédito internacional (onde será cobrada uma taxa de US$ 14);
  • Seguro de viagem;
  • Reserva de uma passagem aérea de volta com data de no máximo 90 dias.

    Depois de preenchido é necessário fazer a solicitação no site oficial ESTA, registrar o número do pedido e fazer o pagamento. O prazo para ficar pronto é de até 72 horas, podendo ser usado por até 2 anos.

E se eu quiser morar nos Estados Unidos?

Se você sonha em morar nos Estados Unidos, a sua cidadania italiana pode te ajudar!

Mesmo com a cidadania europeia em mãos, você terá de fazer todos os trâmites para solicitar o tipo de visto necessário para morar nos Estados Unidos, seja de estudo, intercâmbio, trabalho ou outros. Confira os tipos de visto e para que são indicados.

Tipos de visto Estados Unidos

Outra boa notícia é que possuir cidadania italiana pode ser uma vantagem ao solicitar o visto E-2! Isso ocorre porque, para se qualificar para essa modalidade de visto, é necessário ter um passaporte de um dos 50 países que possuem um “Tratado de Comércio e Navegação” com os EUA, e a Itália está incluída nesse grupo.

O visto E-2 tem uma validade de 5 anos e pode ser renovado enquanto o negócio estiver em funcionamento.

Assessoria especializada para conquistar seu passaporte italiano

Percebeu como ter a cidadania italiana traz uma série de vantagens, especialmente quando se trata de viver nos Estados Unidos?

Se você ainda não tem certeza se possui direito à cidadania italiana ou precisa de assistência na busca dos documentos necessários, entre em contato com nossa equipe para descobrir como podemos te ajudar.

Nós já realizamos o sonho de mais de 15 mil pessoas, o próximo pode ser o seu!