Tenho cidadania italiana, posso morar nos EUA?

Share

Depois de concluído o processo de reconhecimento da cidadania italiana, o indivíduo passa a ter o direito de morar ou estudar em qualquer país do bloco europeu, usufruir do sistema público de saúde, tem direito ao voto, além de todos os direitos e deveres de um cidadão italiano. Mas aí vem aquela pergunta… E se eu quiser morar nos Estados Unidos, será que minha cidadania europeia me proporciona isso?

Hoje vamos falar exatamente sobre isso! Quais são os tipos de vistos possíveis para aqueles que têm cidadania italiana e como funcionam.

Curiosidade: Você sabia que mais de 17 milhões de norte-americanos se intitulam como sendo de origem italiana? Esse número representa cerca de 5% da população atualmente vivendo nos EUA!

Tenho cidadania italiana, preciso de visto para entrar nos EUA?

A primeira boa notícia é que aqueles que possuem o passaporte italiano eletrônico não precisam de visto para permanecer em solo americano por um período de até 90 dias, ou seja, aqueles que viajam a turismo.

Para que seja válida essa regra, é preciso fazer o ESTA (Electronic System for Travel Authorization). Esse documento envolve o pagamento de uma taxa e o preenchimento de um formulário online.

Os requisitos são: Possuir um cartão de crédito internacional onde será cobrada uma taxa de US$14,00, ter plano de saúde na viagem e passagem aérea de volta com até no máximo 90 dias.

Depois de preenchido é necessário fazer a solicitação no site, registrar o número do pedido e fazer o pagamento. O prazo para ficar pronto é de até 72 horas, podendo ser usado por até 2 anos.

E se quiser morar nos EUA, posso?

Mesmo com a cidadania europeia em mãos, você terá de fazer todos os trâmites para solicitar o tipo de visto necessário para morar nos Estados Unidos, seja de estudo, intercâmbio, trabalho ou outros. De modo geral, os vistos mais utilizados são:

Para trabalho temos o visto H1-B Para profissões especializadas, H2 trabalhadores sazonais, H3 estagiários, P para atletas e artistas e L1-A para executivos (estadia temporária para executivos ou gestores de empresas multinacionais).

Para fins de estudo, os vistos utilizados são o F1 e F2, M e J. Com exceção do visto J, para todos os outros é necessário se candidatar em uma escola ou universidade e depois da aprovação da instituição de ensino, solicitar o visto.

Já o J se trata de visto para intercâmbio, sendo preciso um responsável (chamado de sponsor), onde ele te permite trabalhar e estudar ao mesmo tempo.

Visto E-2

Um dos mais solicitados é o E-2, direcionado a investidores que querem abrir um negócio em solo americano. Ele permite que o indivíduo possa morar e utilizar a saúde no país, levar seu cônjuge e filhos, além de poder estudar.

A segunda boa notícia é que possuir a cidadania italiana, quando o assunto assunto é visto E-2 tem sim sua vantagem! O motivo é que para solicitar essa modalidade de visto é preciso ter um passaporte de um dos 50 países que fazem parte do “Tratado de Comércio e Navegação” com os EUA, e, felizmente, a Itália faz parte desse grupo.

Ele tem validade de 5 anos e pode ser renovado enquanto o negócio estiver funcionando.

Viu só, ter a cidadania traz muitas vantagens, inclusive quando falamos em morar na América! Se você ainda tem dúvida se possui direito, ou precisa de ajuda na busca da documentação, fale com nossa equipe e saiba como podemos te ajudar.

Atualmente somos líderes no mercado de assessoria de cidadania e estamos prontos para transformar seu sonho em realidade!