Vinhos portugueses que você precisa experimentar

Vinhos portugueses que você precisa experimentar

Share

Os melhores vinhos portugueses

O mercado europeu é repleto de vinhos. Dificilmente você encontrará no continente um vinho de diferentes vinícolas com o mesmo sabor e aroma. Uma viagem a Portugal revela três regiões do país nas quais são produzidas as maravilhas da mesa portuguesa: os rótulos do Porto, os vinhos mais ácidos no Douro, e os menos ácidos no Alentejo.

Verdade seja dita: a escolha dos vinhos depende do gosto de cada um. Mas vale, ao menos, ter boas referências. Esse breve artigo reúne informações relevantes e resumidas de rótulos portugueses que merecem estar na lista dos top 6.

Agora você tem em mãos a oportunidade de desfrutar o universo dos vinhos portugueses!

Vinhos de Alentejo

O Alentejo possui solos argilosos e calcários, o que influencia fortemente no sabor das uvas e frutas cultivadas nessa região.

Há uma larga gama de escolha para o consumidor, o que dificulta muitas vezes a tarefa de escolher o vinho ideal para cada paladar, mas não se preocupe, daremos algumas dicas!

O rótulo Alabastro Tinto, Reserva ou Branco está entre os melhores do mundo! Trata-se de um vinho tinto com aroma intenso e jovem, dominado pelo sabor do fruto de groselha. Na boca é mais suave, porém possui uma ligeira acidez no final.

O vinho Riso, por sua vez, também alentejano, é feito a partir das uvas arinto, verdelho e alvarinho. Ácido no final, tem aroma de frutas brancas, tais como a pera e melão.

E não podemos esquecer do clássico Periquita, conhecido como o primeiro vinho tinto engarrafado em Portugal, que representa outro alentejano com aroma frutado de amoras, framboesas, morangos maduros e groselha. Impossível resistir, né?

Uvas do Douro

Se existisse um manual relacionado às regras para se caracterizar vinhos, quais seriam as recomendações básicas? Primeiro, é preciso conhecer as uvas que lhe deram origem. Como já afirmava o grande enólogo Emile Peynaud: basta me dar as melhores uvas para fazer os melhores vinhos.

Além dos alentejanos, Portugal faz bons vinhos na região do Douro.

Um dos rótulos frequentemente elogiados é o Palato do Côa, que é feito com as uvas rabigato e viosinho. Tem sabor de frutas tropicais e cítricas. A acidez é marcante.

Elaborado no Alto Douro, o Vintage Quinta do Vale Meão é produzido na região onde nasceu; um vinho jovem e, por essa razão, tem cor bastante escura e textura aveludada na boca.

E, é claro, o famoso Barca Velha! Ele é o símbolo inquestionável da qualidade mais alta dos vinhos do Douro. Clássico, intenso, complexo!

Vinhos do Porto

São os famosos vinhos doces, ou vinhos de sobremesa.

Como exemplo temos o Porto Graham’s LBV 2009, com a mesma coloração do Vale Meão e da região do Porto, é uma mistura das uvas touriga franca, touriga nacional, tinta barroca, tinta roriz e outras. É o que os enólogos chamam de blend.

LBV é a sigla para “Late Bottled Vintage” e significa que o vinho foi envelhecido por mais de cinco anos em cascos de madeira! Na boca, é bastante macio e tem aromas de frutas negras, tais como ameixa e fruto de mirtilo. Cai bem com o sabor marcante do queijo gorgonzola.

E você? Conhece os bons vinhos da mesa portuguesa? Comente aqui!!!