Portugal foi considerado um dos países que mais protege os direitos da comunidade LGBTQI+ no mundo. Segundo relatório feito em 2019 pela ILGA – Associação Internacional de Gays, Lésbicas, Bissxuais, Transsexuais e Interssexuais, além de Portugal, países como Equador, Bolívia e África do Sul são as regiões que mais defendem a idéia de que a orientação sexual não deve ser motivo de descriminalização.
Por outro lado, o estudo mostra que atualmente um em cada três países ainda é perigoso assumir sua homossexualidade, podendo ser condenado à pena de morte, como é o caso dos Emirados Árabes, Paquistão e Afeganistão. Ou mesmo condenação de prisão de até 10 anos.
Com o passar dos anos os direitos da comunidade LGBTQI+ foi aumentando e hoje cerca de 30 países já reconhecem o casamento homossexual. 39 países definiram leis contra crimes de ódio, descriminalização e a violência e 28 países permitem a adoção de crianças por casais homossexuais.
Portugal – Um dos destinos mais “Gay Friendly” do mundo
Em 2019 Portugal foi reconhecido pela Spartacus Gay Travel Index 2019 como o país mais gay friendly do mundo, juntamente com Suécia e Canadá, além de ser um destino seguro para a comunidade.
O poder de compra elevado do público LGBTQI+ desperta interesse em diversos setores, e o do turismo não é diferente. Segundo Diogo Viera da Silva, um dos fundadores da Associação Variações, o público viaja cinco vezes mais do que casais héteros, e possuem um orçamento mais “gordo”, já que em muitos casos os casais homossexuais não possuem filhos.
Por esse motivo, Portugal investe fortemente em hotéis e hostels, restaurantes, baladas, bares e até praias destinadas ao público… No ano de 2018 foram movimentados mais de 2 milhões de euros no turismo pelo público gay.
ANOTA AI: O site Travel Gay serve como um “guia gay” para montagem de roteiro de viagem, basta você selecionar o país que deseja conhecer e todos os estabelecimentos “gay friendly” aparecem na lista.
Existem também um tipo de “Airbnb” voltado para o público LGBTQI+, o site Mister Band B possui opções de acomodações em diversos países do mundo, além de praias, restaurantes, bares e muito mais, tudo para proporcionar uma viagem segura e tranquila.
Gay Pride Parade Lisboa e Arraial Lisboa Pride
Acontecem anualmente na capital do país os maiores eventos em comemoração ao Orgulho LGBTQI+.
O Gay Pride Parade Lisboa, mais conhecido como a Marcha do Orgulho LGBTQI+, começou no ano 2000 com aproximadamente 300 participantes e depois disso não parou mais, todos os anos, no mês de junho, às ruas do Bairro Alto (local onde inicia o desfile) ficam coloridas e chamam a atenção pela alegria contagiante da festa.
Já o Arraial Lisboa Pride é um outro evento que acontece também no mês de junho. Para a festa são montadas diversas bancas de comida e bebida, pista de dança, palcos para show e diversas outras atrações. O evento é gratuito e atrai milhares de pessoas, não só público LGBTQI+, como simpatizantes também.
Além de Lisboa, a Marcha do Orgulho LGBTQI+ acontece em cidades de norte à sul do país, como Porto, Aveiro, Braga, Faro, Coimbra e etc.
Portugal nos últimos anos tem se tornado um país com ideias mais jovens e pensamentos mais atuais, onde o preconceito e a descriminalização do público gay torna-se cada vez menor. Atualmente existem leis de proteção que assegurem uma vida mais segura, confortável e tranquila.
Se você se interessou em viver em Portugal, entre em contato com nós do Cidadania Já e saiba mais sobre nossos serviços. Podemos te ajudar em todo processo burocrático, tornando sua experiência mais simples e descomplicada.