E aí está a pergunta que vale um milhão de reais! Brincadeiras a parte, é importante lembrarmos que os consulados resolvem diversos assuntos, não apenas casos de dupla cidadania, como também emissões de vistos e passaportes, atualização de cadastro no AIRE, voto no exterior, estudo, serviço militar, legalizações, adoções e tudo mais que envolve a relação entre o Estado italiano e o povo.
Atualmente, no Brasil, contamos com seis consulados italianos e uma embaixada distribuídos pelo país. Cada um tem a responsabilidade de atender a uma região específica. Confira:
GUIA RÁPIDO DE LEITURA:
Fila de espera no consulado italiano
O processo de obtenção da cidadania através do consulado italiano tende a ser demorado devido ao sistema de filas utilizado para o recebimento da documentação (montagem da pasta). Atualmente, esse período pode variar entre 6 e 12 anos na maioria dos consulados.
Após a entrega dos documentos, por lei, o consulado tem até 730 dias para emitir um parecer, seja ele positivo ou negativo, em relação ao processo. No entanto, há uma interpretação distinta dessa lei pelos consulados:
Os 730 dias são contados a partir do momento da entrega dos documentos pelo requerente, não a partir do início do processo completo. Isso significa que uma pessoa que solicita sua cidadania e entra na fila pode enfrentar uma espera de até 12 anos antes de seus documentos serem considerados. Somente após a entrega dos documentos é que passa a valer o prazo de 730 dias para conclusão do processo.
Como entrar na fila do consulado italiano para solicitar a cidadania?
O processo de inscrição na fila pode variar de acordo com cada consulado.
Atualmente, a maioria dos consulados italianos no Brasil utiliza o sistema de agendamento PRENOTAMI, que libera mensalmente uma lista de novas vagas, de acordo com a capacidade de atendimento do consulado. Se as vagas estiverem esgotadas no momento do acesso, será necessário aguardar a lista do próximo mês para tentar novamente a inscrição.
Devido à alta demanda e à presença de empresas que utilizam sistemas automatizados para agendamento, conseguir uma vaga manualmente pode ser uma tarefa difícil. Em casos de congestionamento do sistema PRENOTAMI, que ocorre frequentemente, a única opção é continuar tentando.
Ao contrário do que muitos pensam, o sistema PRENOTAMI não segue um horário fixo determinado pelo governo italiano, como ocorria no passado. Portanto, não há horários privilegiados para tentar fazer a inscrição.
Documentos necessários para entrar na fila do consulado italiano
Os documentos necessários para ingressar na fila para o reconhecimento da cidadania italiana podem variar conforme o consulado, porém, geralmente incluem comprovantes de residência, documentos de identificação e, em alguns casos, as certidões de nascimento do cidadão italiano e de outros descendentes.
É importante ressaltar que o comprovante de residência precisa ser dos últimos 12 meses, pode ser uma conta de água, luz, telefone ou até mesmo o certificado eleitoral daquela jurisdição, e é necessário para que o consulado possa aceitar a solicitação.
A documentação completa é o ponto de partida para você obter a sua cidadania italiana. Se você precisa de ajuda para encontrar as certidões brasileiras e italianas necessárias para o seu processo, conte com a nossa pré-busca gratuita!
Em geral, conseguimos fornecer um resultado preliminar entre 3 e 6 dias, localizando as certidões em mais de 70% dos casos.
Qual a minha posição na fila do consulado italiano?
Você pode verificar o status da fila facilmente através do próprio site do consulado, inserindo o seu número de chamada.
Posso trocar de consulado?
Você pode transferir a solicitação de reconhecimento da cidadania para outro consulado italiano apenas se estiver residindo na área de responsabilidade do novo. No entanto, é importante ressaltar que essa mudança não garante a manutenção da mesma posição na nova fila.
É possível agilizar o meu processo de cidadania no consulado?
Como mencionado anteriormente, as filas nos consulados tendem a ser longas e pode levar anos até que chegue a sua vez.
Portanto, é aconselhável iniciar o preparo dos documentos durante esse período de espera. Isso inclui a obtenção de todas as certidões em inteiro teor, a análise técnica da documentação e as retificações necessárias nas certidões. Essas etapas podem consumir bastante tempo, portanto, quanto antes você começar, melhor.
Consulado x Processo Judicial
Segundo a lei, o prazo máximo para a conclusão do processo de reconhecimento da cidadania italiana é de até 2 anos (730 dias). Devido à alta demanda e ao não cumprimento evidente da lei, existe a oportunidade de protocolar o processo diretamente no tribunal italiano, evitando a fila do consulado italiano e prosseguindo com o processo via judicial.
A via judicial para obtenção da cidadania italiana está agora mais ágil do que antes devido à descentralização dos processos. Anteriormente, todos os casos eram concentrados exclusivamente no tribunal de Roma, o que causava consideráveis atrasos. Com a distribuição dessa demanda entre diferentes tribunais, o processo é concluído de forma mais eficiente e rápida.
Quanto tempo leva o processo de cidadania italiana via judicial?
Assim como nos outros processos, a cidadania italiana via judicial é dividida em duas partes, cada uma com duração variável. Enquanto a etapa de documentação pode levar de 6 meses a 2 anos, dependendo das particularidades de cada família, a etapa processual pode levar até 2 anos para ser finalizada.
Um dos pontos mais relevantes é que pela via judicial toda a família, até mais de 20 requerentes, pode obter o reconhecimento da cidadania italiana ao mesmo tempo.
Se você está na fila e gostaria que seu processo fosse finalizado em menor tempo, fale com um de nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar.