Melhor época para viajar para Itália

Melhor época para viajar para Itália

Share

Atualizado em: 17/07/2024

8 min

A Itália é um destino turístico dos sonhos, com uma riqueza histórica, cultural e gastronômica incomparável.

Decidir a melhor época para viajar para Itália pode depender de vários fatores, aqui te ajudamos com a pesquisa para escolher o melhor momento para embarcar em seu turismo a Itália, considerando os preços mais baixos, o clima mais confortável, os principais pontos turísticos, locais possivelmente perigosos e os lugares mais seguros.

Qual a melhor estação do ano para viajar para Itália?

A Itália é geralmente segura para turistas, com baixos índices de crimes violentos. Contudo, batedores de carteira existem por todo canto e ficam buscando turistas em transportes públicos ou desatentos em locais de alto turismo.

Apesar disso, a Itália encanta em todas as estações do ano, cada um em especial com a sua particularidade. Festivais locais e tradições autênticas garantem uma experiência inesquecível, seja na primavera florida, no vibrante verão, no outono acolhedor ou no inverno mágico.

PRIMAVERA – março a maio

Clima: A primavera é a melhores épocas para viajar para Itália. As temperaturas são amenas, variando entre 10 °C a 20 °C, e a paisagem é deslumbrante com flores desabrochando.

Custo: em março e abril os preços são mais baixos, pois é antes do início da alta temporada. Os hotéis e passagens aéreas são mais acessíveis, e os grandes pontos turísticos estão raramente lotados.

A maior vantagem, é que, além do clima agradável, na primavera acontecem grandes festivais de música, eventos locais menores, cheios de charme, e possibilidade de participar de ativações de marcas italianas com locais menos cheios.

Em relação às desvantagens, o clima é mais instável, as temperaturas podem variar muito, então quem tem questões respiratórias, pode acabar ficando alérgico. Especificamente em março, há possibilidade de chuvas ocasionais.

OUTONO – setembro a novembro

Clima: O outono também é uma época excelente para viajar para Itália. As temperaturas são confortáveis, variando entre 15 °C a 25 °C em setembro e esfriando progressivamente até novembro.

Valores: Similar à primavera, os preços em setembro e outubro são mais baixos comparados aos meses de verão. Novembro é mês de baixa temporada total, então é particularmente super econômico.

A maior vantagem, certamente, é a alta colheita das uvas e a produção acelerada de vinhos, tudo em pleno vapor. A demanda será maior, o custo do consumo será menor, oferecendo uma oportunidade única para os amantes de vinhos. Além disso, as multidões de turistas também são menores.

As desvantagens são semelhantes as da primavera, o clima pode ser majoritariamente chuvoso em algumas regiões, especialmente em novembro.

VERÃO – junho a agosto

Clima: O verão é bem quente, como brasileiros, estamos acostumados com calor, mas, normalmente, quando alguém planeja uma viagem à Europa, ela pensa no friozinho que não temos aqui com tanta normalidade. No verão italiano as temperaturas que podem ultrapassar os 30 °C, especialmente em julho e agosto. Então, é a época ideal para quem gosta de calor e atividades ao ar livre, milhares de praias lindas com paredões enormes de pedras.

Valores: Verão é a mais alta temporada, portanto, os preços de hotéis e passagens aéreas estão no seu pico. As principais atrações turísticas ficam superlotadas. As praias também acabam ficando mais cheias, mas existem algumas mais distantes por trilhas que podem estar mais vazias.

Certamente as vantagens ficarão em torno de tudo aquilo que envolve ar livre, como praias, festivais, eventos abertos, atrações especiais, bares, etc. Mas, o verão também tem uma ativa vida noturna em clubes que torna a Itália uma experiência inesquecível.

Logo, as desvantagens, segue no clima, mas dessa vez o contrário, o calor pode ser intenso e desconfortável para muitas pessoas. E todos os pontos turísticos e praias lotadas pode acabar tornando a experiências para alguns menos agradáveis.

INVERNO – dezembro a fevereiro

Clima: O inverno é de fato o momento mais frio no país, as temperaturas, especialmente no norte da Itália, frequentemente o termômetro marca abaixo de zero por dias e dias. No sul, o clima é levemente mais ameno, mas ainda, sim, extremamente frio.

Valores: Os preços são significativamente mais baixos, exceto durante o período de natal e ano novo por questões de movimentação natural das pessoas ao redor do mundo. Hotéis e passagens aéreas são mais acessíveis, e as filas para atrações são praticamente inexistentes.

Já imaginou viver o natal na Itália? Essa é uma das maiores vantagens em viajar para Itália no inverno é mágica, com mercados de natal, festivais de inverno e oportunidades para esquiar nos Alpes – sonho de muitos, e com preços ótimos!

Justamente por ser a época de maior frio, com temperaturas abaixo de zero, baixa temporada, as desvantagens ficam sob as atrações turísticas que podem ter horários reduzidos ou até mesmo estarem fechadas.

Pontos turísticos

A Itália oferece um enorme potencial turístico, combinando sua história, monumentos urbanos e grandezas naturais. Viajar para Itália, em qualquer época do ano que você consiga, certamente será um momento memorável e super feliz.

Desde a arquitetura icônica de Roma e Veneza até as paisagens pitorescas da Toscana e as costas paradisíacas de Amalfi, o país encanta a todos. Os Alpes italianos proporcionam aventuras ao ar livre, enquanto as ilhas como Sicília e Sardenha oferecem praias incríveis e uma cultura vibrante.

A diversidade de atrações faz com que a sua decisão de viajar para Itália seja sempre certa! É um destino incomparável para todos os tipos de viajantes. Abaixo, vamos falar um pouquinho sobre os maiores pontos de turismo.

Roma

Roma é um dos destinos mais populares para quem decide viajar para Itália. A primavera e o outono são ideais para visitar Roma devido ao clima agradável e à menor quantidade de turistas. No verão, as temperaturas podem ser muito altas, e as multidões, densas.

Por ser uma cidade muito visada para turismo, Roma costuma ser segura, mas nunca de estar atento a batedores de carteira, especialmente em áreas turísticas e no transporte público.

Principais atrações:

  • Coliseu
  • Fórum Romano
  • Vaticano e a Basílica de São Pedro
  • Fontana di Trevi

Veneza

Veneza é encantadora em qualquer época do ano, mas a primavera e o outono oferecem uma experiência mais confortável e menos lotada. O inverno tem seu charme com o Carnaval de Veneza, mas pode ser frio e úmido.

Veneza é uma cidade conhecida também por sua segurança, mas fique atento a golpes turísticos e a preços inflacionados em áreas muito turísticas.

Principais atrações:

  • Praça de São Marcos
  • Basílica de São Marcos
  • Grande Canal
  • Ponte de Rialto

Florença

Florença, berço do Renascimento, é melhor visitada na primavera ou no outono, quando o clima é ameno e as multidões são menores. Conseguirá aproveitar melhor todos os ambientes, conhecer com detalhes e sem competir com muitas pessoas. O turismo é baixo nessa época.

Florença é uma cidade segura, mas, como em outras grandes cidades turísticas, batedores de carteira são uma preocupação em toda Itália.

Principais atrações:

  • Duomo
  • Galeria Uffizi
  • Ponte Vecchio
  • Palácio Pitti

Locais conhecidos como menos seguros

Nápoles – famosa por sua vibrante cultura e culinária, mas também é conhecida por ter áreas que requerem mais atenção quanto à segurança. Mantenha seus pertences seguros e evite exibir objetos de valor. Prefira áreas turísticas e movimentadas.

Áreas de Atenção:

  • Estação Central (Napoli Centrale): área com maior incidência de furtos.
  • Bairros mais afastados e pouco turísticos: risco de criminalidade aumenta.

Sicília – é uma ilha com belezas naturais e históricas deslumbrantes, vale muito a pena ir, mas algumas áreas urbanas podem ser menos seguras. Não evite ir, só tome mais cuidado. Evite bairros desconhecidos ou pouco movimentados à noite.

Áreas de Atenção:

  • Palermo e Catania: algumas partes dessas cidades têm maior incidência de crimes.

Locais conhecidos como mais seguros

Bolonha – conhecida por sua universidade e cultura, Bolonha é considerada uma das cidades mais seguras da Itália.

Trento – situada no norte da Itália, Trento é uma cidade tranquila e segura, cercada por montanhas e conhecida por seu patrimônio histórico.

Verona – famosa pela história de Romeu e Julieta, Verona é uma cidade segura, com um ambiente acolhedor e muitas atrações culturais.

Tags relacionadas: