Benefícios da cidadania italiana – Cidadania Já

Share

A cidadania italiana é qualidade de vida para muitos, afinal, ser um cidadão italiano pode te proporcionar oportunidades em diversas áreas, como impulsionar a busca pelo emprego dos sonhos e o acesso a estudos em qualquer país da União Europeia.

Reconhecer a dupla nacionalidade italiana com segurança é o sonho que a Cidadania Já te ajuda a tornar real, seja para você mesmo usufruir das várias vantagens e benefícios da cidadania italiana, ou para garantir um futuro melhor para as suas próximas gerações.

Os benefícios também são extremamente valiosos para quem viaja com frequência. Em 2024, o The Global Mobility Index elegeu o passaporte italiano como o melhor do mundo, permitindo a livre entrada sem visto em 194 países. 

O passaporte italiano é o melhor do mundo!

Como cidadão europeu, você poderá viajar livremente e entrar sem visto em 194 países apenas apresentando o seu passaporte italiano.

Por anos consecutivos a Itália ocupou o 3º lugar na lista dos passaportes mais poderosos do mundo, mas, segundo o relatório da Henley Passaport Index de 2024, o país conquistou a 1ª posição do ranking mundial dos melhores passaportes do mundo, ao lado da Alemanha, Espanha, França, Japão e Singapura. 

Trabalhar legalmente em qualquer países da União Europeia 

Esqueça a burocracia de tentar conseguir um visto de trabalho para Itália, com a cidadania italiana você tem total liberdade de trabalhar ou até mesmo abrir uma empresa em qualquer um dos países dos 27 países da União Europeia.

Como italiano você terá todos os benefícios trabalhistas garantidos por lei: licença e assistência médica, férias remuneradas, licença maternidade e seguro-desemprego.

Além disso, a Itália também possui um programa chamado “Resto al Sud” que ajuda empreendedores e freelancers italianos a financiarem o desenvolvimento do seu próprio negócio.

Mais? Existe um visto especial de trabalho para Austrália e Nova Zelândia! 

Sendo italiano, você pode entrar no Working Holiday Visa, um programa do governo australiano que beneficia europeus a terem um visto especial para trabalhar por um ano em países como Austrália e Nova Zelândia.

Estudar por toda Europa

A Europa está liberada! Você poderá estudar em qualquer país da União Europeia sem necessidade de visto de estudante. É uma super oportunidade de aprender sobre novas culturas e novos idiomas.

A Itália possui um sistema gratuito de educação, e em muitos cursos o vestibular não é uma exigência. Além disso, cidadãos italianos podem concorrer a bolsas de 100% para estudo e concursos públicos destinados somente a europeus.

Os preços para se matricular em universidades e outras instituições de ensino italianas, são consideravelmente mais baixos para cidadãos europeus. Os valores para estrangeiros podem custar até o dobro da mensalidade. 

As universidades europeias são extremamente bem renomadas, possuem nota alta e grande impacto no currículo de qualquer pessoa. 

Morar legalmente em qualquer país da União Europeia

Sonha em morar fora, conhecer o mundo e novos lugares? A cidadania italiana dá o direito de você e a sua família residirem legalmente em qualquer país da Europa, sem burocracias e exigências de visto.

Como cidadão italiano você terá mais facilidade no aluguel ou compra de imóvel, afinal, você é um cidadão italiano com todos os direitos iguais.

Aposentadoria na Itália

Você tem direito à aposentadoria na Itália! O tempo do INSS brasileiro é válido e será contabilizado!

Além das vantagens já citadas, ela também te dá acesso às benesses do sistema de previdência italiano. Com o acordo bilateral entre o INSS brasileiro e o INPS italiano, é possível somar os anos de contribuição nos dois países e requerer as aposentadorias, pensões e auxílios. 

Acesso à saúde pública gratuita italiana

Sendo um cidadão italiano, você tem acesso a um programa de saúde pública de qualidade na Itália, com médicos à disposição para fazer seus atendimentos a qualquer momento do dia. É o chamado “Servizio Sanitario Nazional”, onde todos têm acesso a um sistema único de saúde universal e gratuito.

O SSN já foi eleito como um dos melhores sistemas de saúde do mundo!

Acesso ao espaço Schengen

O tratado de Schengen é um acordo estabelecido entre países visando permitir que os cidadãos europeus viajem livremente entre suas fronteiras. Com o passaporte italiano, você poderá viajar livremente entre todos os países da União Europeia, além de outros países europeus que também fazem parte do acordo.

Passar a cidadania italiana para futuras gerações

O direito à transmissão automática para filhos é uma das maiores vantagens de obter a sua dupla nacionalidade. Conforme a lei italiana, todos os descendentes de italianos possuem direito de solicitarem e receberem a sua cidadania. Ou seja, seus filhos, netos, bisnetos e todas as próximas gerações que irão dar continuidade na sua árvore genealógica. 

Para além de um investimento para o seu futuro e de todas as suas próximas gerações, reconhecer a sua cidadania italiana permitirá que você reacenda os seus laços familiares, reconecte-se com as suas raízes e conheça a cultura de onde veio.

Livre entrada nos Estados Unidos e Canadá

Mediante a um registro eletrônico, o Electronic Travel Authorization (ETA), que funciona como uma pré-autorização, o cidadão italiano tem o direito de entrar nos EUA e Canadá como turista para viagens de avião com validade de 5 anos.

Cidadãos brasileiros não têm direito a esse registro. Por isso, ao se tornar um italiano, você passa a ter um método fácil para visitar esses países.

Qualidade de vida

A Itália é um país desenvolvido que consegue suprir as necessidades gerais dos seus cidadãos, como lazer, saúde, segurança e desenvolvimento econômico.

O país também possui a população mais saudável do mundo e o sistema de saúde público oferece boas condições, desde preços de medicações até os cuidados hospitalares.

Morar na Europa pode ser a sua realidade, e a cidadania italiana proporciona a realização desse sonho!

Inúmeras portas podem ser abertas te dando oportunidade de conhecer novos lugares e também de crescimento profissional!

Ser um cidadão italiano te faz ser um cidadão do mundo!