
Tirar a dupla cidadania é o sonho de muitos brasileiros, afinal, sabemos que o benefício pode ser muito grandioso, principalmente para quem viaja muito. Em 2022, o passaporte italiano foi eleito o terceiro mais forte do mundo pela consultoria internacional Henley & Partners. Isso já dá uma ideia dos incríveis benefícios em obtê-lo, especialmente para brasileiros.
Mas, afinal, quais são as principais vantagens de se tornar um cidadão italiano? Aqui estão as dez principais:
- Morar e trabalhar em qualquer país da União Europeia
- Acesso ao espaço Schengen
- Estudar na Europa
- Acesso à saúde pública e gratuita italiana
- Se aposentar na Itália
- Passar a cidadania italiana para futuras gerações
- Entrar no Estados Unidos e Cadaná apenas com o visto ETA
- Qualidade de vida
1 – Morar e trabalhar em qualquer país da União Europeia
Você já imaginou poder morar, trabalhar e estudar em qualquer um dos países da União Europeia sem precisar se preocupar com vistos e burocracias? A cidadania dá o direito a você e sua família de trabalhar em qualquer lugar do território Europeu, além de poder prestar concursos e concorrer a vagas públicas.
É possível ainda ter um visto especial para trabalhar por um ano em países como Nova Zelândia e Austrália.
2 – Acesso ao espaço Schengen
O tratado de Schengen foi um acordo estabelecido entre países com o propósito de beneficiar seus cidadãos para transitar livremente entre suas fronteiras. São 26 os países que fazem parte do acordo e cidadãos europeus podem transitar entre eles por tempo indeterminado e sem burocracia. Com o passaporte italiano, você pode viajar livremente por todos os países da União Europeia, além de outros países europeus que fazem parte do Acordo de Schengen.
3 – Estudar na Europa
Para quem é cidadão italiano, existem muitos benefícios que contrastam com quem é estrangeiro e quer estudar na Europa. Os preços e as vantagens na hora de ingressar nas universidades ou em qualquer instituição de ensino são muito diferentes para quem é cidadão europeu.
Os valores para estrangeiros podem custar até o dobro da mensalidade anual e sendo um cidadão europeu você tem direito a vantagens como bolsas, programas de descontos e a possibilidade de estudar gratuitamente.
4 – Acesso à saúde pública e gratuita italiana
Sendo um cidadão Italiano, você tem acesso a um programa de saúde pública de qualidade na Italia, com médicos à disposição para fazer seus atendimentos a qualquer momento do dia. É o chamado Servizio Sanitario Nazional, onde todos têm acesso a um sistema único de saúde universal e praticamente gratuito.
5 – Se aposentar na Itália
Obter a cidadania italiana pode ser muito mais do que apenas ter um passaporte incrível. Além das vantagens já citadas, ela também te dá acesso às benesses do sistema de previdência italiano.
Com o acordo entre o INSS brasileiro e o INPS italiano, é possível somar os anos de contribuição nos dois países e requerer aposentadorias, pensões e auxílios. Quem não gostaria de aproveitar tudo isso? Portanto, se você sonha em morar na Itália, não perca a oportunidade de conquistar a cidadania italiana e viver todas essas vantagens!
6- Passar a cidadania italiana para futuras gerações
O direito à transmissão automática para filhos é uma das maiores vantagens de obter a sua dupla cidadania. De acordo com a lei italiana, a cidadania do menor de idade é passada automaticamente de pais para filhos, apenas necessitando de uma formalização simples no Comune.
Para filhos maiores de idade também é possível a transmissão, porém é necessário comprovação, já que seu genitor obteve a cidadania por descendência.
7- Entrar no Estados Unidos e Cadaná apenas com o visto ETA
Através de um registro eletrônico, que é o Electronic Travel Authorization (ETA), que funciona como uma pré-autorização, o cidadão italiano tem o direito de entrar nos EUA e Canadá como turista para viagens de avião com validade de 5 anos.
Cidadãos brasileiros não têm direito a esse registro. Por isso, ao se tornar um italiano, você passa a ter um método fácil para visitar esses países.
8 – Qualidade de vida
A Itália é um país desenvolvido que consegue suprir as necessidades gerais dos seus cidadãos, como lazer, saúde, segurança e desenvolvimento econômico.
A Itália também possui a população mais saudável do mundo e o sistema de saúde público oferece boas condições, desde preços de medicações até os cuidados hospitalares.
–
Com certeza, ser um cidadão italiano além de reconectar os laços sanguíneos, é um investimento grandioso para o futuro do cidadão brasileiro que possui direito à dupla cidadania e o de toda a sua família.
Se você ficou fascinado com as vantagens obtidas através da cidadania europeia ou possui algum ascendente italiano, faça o nosso teste e descubra se tem direito à dupla cidadania!