5 lugares para conhecer na Serra da Arrábida

5 lugares para conhecer na Serra da Arrábida

Share

A tão magnífica Serra da Arrábida é um dos lugares com maior diversidade de flora e fauna em Portugal. O Parque Natural da Arrábida é uma reserva ecológica situada na península de Setúbal, abrangendo os municípios de Palmela, Setúbal e Sesimbra, a menos de 40 km de Lisboa.

A região conta com diversas praias de águas cristalinas e com temperaturas agradáveis, que no verão podem chegar até aos 21º graus, areia bem fininha e branca, um verdadeiro cenário de filme! Além das praias, as serras também chamam a atenção pela sua vasta vegetação exuberante de encher os olhos.

Em 1976 a região recebeu o título de parque natural e atualmente conta com mais de 10 mil hectares de extensão.

Veja também os melhores lugares para conhecer na região Sul de Portugal.

Vamos então aos 5 principais lugares para conhecer na Arrábida e se surpreender com suas belezas.

1- Sesimbra

Sesimbra é uma vila de pescadores fundada no século XII, localizada na parte superior de uma colina. Conhecida por suas lindas praias e pelo povo hospitaleiro, a região atrai milhares de turistas o ano todo. Abriga inúmeras espécies de peixes e frutos do mar, o que fez do local um dos pontos mais importantes na pesca de toda a Serra da Arrábida.

A vila possui também um castelo medieval super icônico e considerado como um dos mais conhecidos do país, oCastelo dos Mouros, que em 1910 se tornou Patrimônio Nacional de Portugal e proporciona uma linda vista de toda a região.

Castelo Medieval

2- Praia da Figueirinha

Uma das mais conhecidas e frequentadas na Serra da Arrábida é a Praia da Figueirinha.Ela possui uma grande estrutura para os banhistas, como estacionamento, restaurantes e bares perto.

Related image

A praia tem um dos maiores areais de toda a região, proporcionando bastante espaço e tranquilidade. Já o mar costuma ser bastante calmo e sem ondas, fator que atrai inúmeras famílias com crianças e pessoas que buscam por um dia mais sossegado.

3- Convento da Arrábida

O convento-mosteiro franciscano fica localizado bem no interior da serra, sendo facilmente visto, graças a seu incrível tamanho! O principal e mais visitado ponto do convento é a Capela de Nossa Senhora da Arrábida.

Convento da Arrábida

Por se tratar de um lugar um pouco mais afastado das praias e dos principais pontos turísticos, o local não recebe tantos visitantes quanto outras partes do parque, sendo um ponto positivo para quem procura um passeio um pouco mais tranquilo e com contato com a natureza.

4- Praia dos Galapinhos e Galapos

A praia de Galapos, em 2017, foi considerada a melhor e mais bonita praia do mundo pela European Best Destination. E não é para menos! Devido ao acesso mais complicado que as outras praias da região, menos pessoas se arriscam a descer suas encostas e desfrutar de suas águas refrescantes.

Com areia branca e fina, um mar extremamente azul, rodeada por rochedos e mata, não tenha dúvidas que essa será uma experiência de tirar o fôlego.

Praia de Galapos

Quando a maré está baixa, é possível atravessar a pé da praia de Galapos para Galapinhos sem muitos problemas, e aproveitar essa outra maravilhosa praia.

5- Trilhas e caminhadas

Além das praias, o parque Natural Serra da Arrábida possui dezenas de opções de percursos para um dia de trilha ou caminhadas.

De trilhas mais curtas para iniciantes, até outras que podem chegar a mais de 25 km, existem para todos os gostos e pés! O indicado é procurar algum profissional que conheça bem a área e que faça essas trilhas mais longas com você, pois em determinados pontos a serra possui mata fechada e de difícil acesso para quem não a conhece.

De modo geral, a Serra da Arrábida possui passeios para todas as idades e gostos, sendo impossível não se apaixonar pela linda região e seus encantos.

Se você tem vontade de conhecer Portugal, ou quem sabe viver nesse país tão lindo e surpreendente, saiba que nós podemos te ajudar! Oferecemos serviços na busca de documentação para a cidadania portuguesa, além de serviço de planejamento de viagem, onde te auxiliamos em todas as etapas de mudança para a terrinha.

Ficou interessado? Não espere mais, fale com a gente!